Aplicativo OLX – Como funciona? Como comprar e vender? É seguro?

A OLX é uma marketplace online que conecta compradores e vendedores de forma rápida, eficiente e gratuita – eles orgulham-se muito do fato de o vendedor receber 100% do valor do produto vendido.

A OLX está presente em mais de 45 países, sendo uma das maiores do mundo em seu ramo de negócio.

OLX

A OLX não comercializa nenhum tipo de produto diretamente, o que eles fazem é intermediar transações de compra e venda, por meio da oferta de anúncios e de acompanhamento de toda a transação, além de gerenciar recebimentos e pagamentos pela OLX Direto.

Além de site, a OLX é, também, um aplicativo que pode ser baixado em smartphones Android ou IOS. O cadastro é bem fácil de ser feito, basta criar uma conta usando os seus dados pessoais e um e-mail. Lembre-se: só é permitido o cadastro de maiores de 18 anos.

Como funciona a OLX

Para comprar, o procedimento é como o de qualquer loja virtual, basta criar uma conta, escolher o produto, efetuar o pagamento, ver a melhor forma de envio e concluir.

Para vender, além de criar uma conta, é preciso aceitar os Termos e Condições do site e criar anúncios de acordo com a categoria do produto a ser ofertado. A plataforma é muito simples – tudo é feito em formulários.

A OLX disponibiliza uma quantidade limitada de anúncios gratuitos por categoria por mês, por isso, é preciso estar atento à qual categoria o seu produto enquadra-se.aplicativo olx

O vendedor pode, se quiser, comprar espaços avulsos, caso ultrapasse o limite de anúncios grátis. Para vendas de veículos e imóveis, é necessário criar uma Conta Premium, que não é gratuita. Anúncios cancelados são contabilizados no limite mensal, portanto, se algum anúncio sair errado, é melhor editar do que cancelar.

A plataforma ainda permite a criação de uma “loja virtual”, onde o anunciante pode concentrar os seus anúncios – o que é muito bacana, pois o comprador pode interessar- se por mais de um produto de um mesmo vendedor. O site não cobra nada pela lojinha, é mais uma forma de manter os anúncios organizados e facilitar a busca.

A OLX classifica dois tipos de anúncios: particular e profissional. A diferença entre eles é que no Anúncio Profissional estão as PJs e as PFs que, profissionalmente, atuam como comerciantes.

Como recebo pelo produto vendido?

O recebimento pelo produto vendido demora um pouco para ser efetivado, pois o comprador pode desistir da compra em até 7 dias corridos da sua efetivação (conforme a lei brasileira).

Além do mais, é preciso criar uma conta na OLX Direto. Todo o crédito de venda na OLX é transferido para essa conta e o valor pode ser transferido para a conta corrente do vendedor ou usado como crédito para compras no próprio site.

A escolha fica por conta do usuário da plataforma. É importante que se saiba que cada transação de transferência de valores da OLX Direto para uma conta bancária tem um custo de 5% do valor requisitado.

Após a validação dos dados bancários, o vendedor pode requerer a transferência de qualquer valor, mas, antes da validação, a OLX limita cada transação a R$500,00, por questão de segurança.

É seguro comprar e vendar pela OLX?

A OLX funciona tão bem e é tão segura que algumas pessoas ganham a vida exclusivamente pela lojinha virtual, seja por meio da venda de produtos usados, seja por meio da venda de produtos novos pelo anúncio profissional.

O que é importante ter sempre em mente é: boas fotos, boa descrição do produto e conhecimento das taxas, para não se surpreender recebendo menos do que o esperado. No mais, tratar com ética e respeito o seu cliente e o seu vendedor irá sempre te ajudar a atrair bons negócios.

A OLX é uma das grandes incentivadoras da Economia Colaborativa e o seu slogan, “Desapega, Desapega, OLX”, mostra bem isso.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply