Bateria Viciada ou com Problemas – Faça o diagnóstico do seu celular

Os problemas na bateria são um dos primeiros a aparecerem com a idade dos aparelhos, tanto em Android como emIphones. Não é preciso ir a nenhum especialista para fazer o diagnóstico de problemas ou descobrir se o caso é de bateria viciada. Para isso, você pode contar com alguns aplicativos ou usar os serviços de configuração do próprio celular.

O primeiro sinal para desconfiar de problemas na bateria é se você tira do carregador e ele cai de 100% automaticamente para 99% ou 98%. Às vezes,a mudança no comportamento do aparelho pode ser causada por Apps de segundo plano, sem você saber, ou porque a própria bateria precisa de reparos ou de substituição. Faça, aqui, o diagnóstico.

Como identificar uma bateria viciada?

Confira abaixo as principais técnicas que você pode fazer sozinho, em casa e sem a ajuda de uma assistência técnica para saber se a bateria do seu celular está viciada:

1 – Confira o consumo de bateria

No Android não existe uma análise do próprio sistema sobre o tempo de energia – com exceção de alguns aparelhos como oZenfone da Asus, por exemplo (neste caso, vá em Configurações>Bateria).

Para demais aparelhos será necessário analisar visualmente quanto tempo a bateria está durando. Para fazer o teste, basta desativar os Apps que consomem muita bateria e depois analisar em quanto tempo a carga cai. Se o nível diminuir mais do que 2% de uma vez só significa que é bem provável que a bateria está viciada.

2 – Gire a bateria sobre uma superfície plana

Retire a bateria do seu aparelho e coloque-a sobre uma superfície plana, de preferência de vidro ou madeira. Depois, gire como se fosse girar um lápis. Se ela rodar com facilidade, sem travar, significa problemas.

No entanto, se ela aparentar grudar na superfície significa que está em bom estado. Isso acontece porque as baterias antigas ou viciadas incham de forma gradativa e quanto menos retas (padrão original) maioressão as chances dedeslizarem sobre plataformas planas.

3 – Aplicativo para análise do consumo de bateria

Tanto para celulares Android como Iphoneé possível fazer um diagnóstico mais completo e detalhado do funcionamento da bateria com o auxílio de aplicativos gratuitos especializados.

Em qualquer uma das opções de Apps apresentadas abaixo, recomenda-se deixar que os aplicativos fiquem funcionando ao menos por três dias, pois assim terão informação suficiente para lhe apresentar um diagnóstico mais certeiro.

Repair Battery Life

Bateria Viciada ou com Problemas - Faça o diagnóstico do seu celular

Este aplicativo é excelente para te ajudar a reparar a vida útil da bateria do seu Android. Para começar a análise, basta clicar nos informativos e aguardar a análise. O resultado mostra as porcentagens e os pontos defeituosos da bateria no seu celular.

O App anula os danos, se você assim permitir. Dessa forma, te ajuda a recuperar a vida da sua bateria e a garantir mais tempo de uso sem a necessidade de cabos. Este é o aplicativo mais avançado do setor disponível na Play Store.

Accu Battery

Este é um dos aplicativos mais famosos para a análise de bateria na Play Store. Os dados que ele provê são feito com base em métricas científicas sobre o consumo de bateria em celulares. Por exemplo, diz-se que carregar o celular até 80% é melhor do que até 100% – ele tem até alarme para você tirar do cabo na hora certa.

Os gráficos são bem completos e te ajudam a identificar quando não é a bateria, mas outras situações de uso ou comportamento do sistema que estão exigindo demais do aparelho.

Bateria Viciada ou com Problemas - Faça o diagnóstico do seu celular

GSam

Este aplicativo traz um diagnóstico mais completo, já que te pede acesso até a algumas operações do sistema, como as suas ligações. Ele existe em versão paga, no entanto, somente com a versão gratuita já é suficiente para fazer uma melhor gestão dos gastos de energia do seu smartphone.

Os gráficos são um pouco mais difíceis de entender, mas dão um panorama geral que te indica não somente a saúde da bateria do seu celular, como, também, oferece dicas do que você pode fazer para conseguir usar o aparelho por mais tempo, sem precisar colocar para carregar.

Bateria Viciada ou com Problemas - Faça o diagnóstico do seu celular

Como identificar problemas na bateria do IPhone

O tempo de vida útil da bateria do Iphone é, em média, de 3 anos, de acordo com a Apple. Ainda assim, é muito comum que os smartphones comecem a apresentar diferenças no modelo de fábrica a partir de um ano e meio.

No caso dos Iphones, muitos problemas na bateria podem ser evitados se usados os produtos originais, seja para prevenir que a bateria seja danificada ou para assegurar o carregamento total da carga. Só use cabos e carregadores originais, preferindo sempre a tomada direta do que conectar a computadores ou ao carro.

  1. Acesse Ajustes;
  2. Acesse Bateria;
  3. Vá em “tempo desde a última carga completa”;
  4. Você descobrirá quanto tempo o aparelho esteve em uso e quanto tempo ficou em espera desde a última recarga completa;
  5. Os valores são sempre zerados quando o dispositivo for carregado completamente até 100%;
  6. Para fazer o teste é preciso deixar o aparelho carregar até 100% e depois tirar da tomada. Deixe ele ligado com as configurações normais e sem usar por 5 minutos;
  7. Depois, acesse novamente Ajustes>Bateria;
  8. O resultado normal é, em espera,de 5 minutos e 0 minutos, em uso. Qualquer valor diferente disso já é um indicativo de que a bateria precisa ser substituída.

Desligamento da bateria antes de zerar

Na teoria, o celular Androidou o Iphone só podem “dar tchau” a partir do momento que a bateria zera. Se isso acontece antes, significa problemas, mas este é um pouco mais difícil de diagnosticar.

Geralmente, este são casos externos, como quando o celular é colocado a temperaturas extremas ou atualizações em segundo plano do seu sistema operacional. Confirme na parte de “Configurações” se seu aparelho não está programado para atualizar automaticamente.

Bateria inchada

A bateria inchada é um problema comum nos celulares com mais de um ano. Se o seu celular apresentar deformidades no tamanho ou está aquecendo demais na hora de carregar significa que está na hora de trocar.

Lembre-se de somente trocar a bateria por opções idênticas ao modelo de fábrica do seu celular. Você precisa, também, ficar atento a outros sinais, como pequenas ferrugens nas ligações ou dentinhos que conectam a bateria no aparelho – estas, se não prevenidas com antecedência, podem trazer danos mais sérios ao dispositivo do que somente à bateria (que pode ser substituída com facilidade sem a necessidade de ir a uma assistência técnica).

Bateria Viciada ou com Problemas - Faça o diagnóstico do seu celular

Como fazer a bateria durar mais

  1. Desligue o Wifi, a Localização e o Bluetooth quando não estiver usando;
  2. Use os modos de economia de energia do próprio aparelho;
  3. Reduza o brilho da tela;
  4. SEMPRE feche os Apps após usá-los;
  5. Diminua a quantidade de Apps que emitem notificações;
  6. Coloque no modo avião sempre que não estiver usando;
  7. Não carregue a bateria por curtos períodos;
  8. Elimine os aplicativos que consomem muita bateria;
  9. Utilize somente carregadores originais;
  10. Prefira carregar diretamente na tomada.

Com somente estas dicas você previne problemas na bateria e dores de cabeça com o pouco tempo de duração da carga.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply