Configuração inicial do smartphone – O que habilitar e desabilitar? Passo a Passo

Hoje, é difícil conhecer uma pessoa que não utilize um smartphone. Basicamente,são celulares que necessitam de conexão com a Internet para oferecer funções fundamentais.No entanto, muitas dúvidas surgem quando tiramos um aparelho novo da caixa, como que aplicativos são importantes? Ouo que se deve habilitar num smartphone novo? Essas são perguntas que responderemos, a seguir.

Para muitos ainda é complicado realizar as configurações iniciais de um smartphone e, principalmente, para aquelas pessoas que durante muito tempo utilizaram o sistema operacional Android e passaram para IOS, ou vice-versa. Muitos terminam recorrendo à ajuda de outras pessoas.

Pensando nisso, separamos, aqui, dicas fundamentais para que possa configurar seu novo smartphone sem a ajuda de ninguém. Vamos te explicar o que é necessário fazer para começar a usar o seu celular, seja ele um modelo Android ou IOS.

configuração inicial do smartphone

Configurando um Iphone

Uma das referências entre os smartphones no mundo é, certamente, o modelo da Apple, o IPhone. Para aqueles que compram pela primeira vez um aparelho dessa marca, é necessário conhecer algumas dicas. Veja o passo a passo a seguir, para não ter erro nas configurações iniciais de seu novo smartphone:

  1. Confirme se o aparelho está com a bateria e o chip, e ligue-o;
  2. Ao ligar, aparecerá a mensagem “Olá” (normalmente no idioma do país que se compra);
    configuração inicial iphone
  3. Será pedido que se confirme o país no qual você mora (uma lista surgirá e você deverá escolher, por exemplo, Brasil);
  4. O sistema perguntará se você já tem outro aparelho IOS, caso não, clique em “Configurar Manualmente”;
  5. Para continuar a configura o aparelho, será necessário conectar-se a uma rede Wi-Fi ou usar os dados de seu plano;
  6. Conectado à rede, já poderá habilitar o Touch ID ou Face ID, que são ferramentas de segurança para proteger o acesso ao seu smartphone, escolha um dos dois e siga;
    configuração inicial ios
  7. Você precisará criar um ID Apple, é só clicar em “Não tem um ID Apple ou esqueceu?”, preencha as informações, para iniciar uma sessão e completar a configuração;
  8. Agora é o momento para confirmar se irá compartilhar informações no App desse sistema – confirme ou não. Depois, é só clicar em “Comece a usar”.

Pronto! Seu smartphone Apple está configurado. Agora é só aproveitar as suas ferramentas. Para mais informações de como deixar seu iOS mais rápido veja as dicas aqui.

Configurando um Android

Esse é o sistema operacional mais usado no mundo, não sendo tão complicando começar a usá-lo. O Android é um produto da Google, outra gigante da tecnologia, por conta disso, antes de começar a configura seu aparelho Android, precisará ter uma conta Google. Na verdade, quem já utiliza o Gmail, por exemplo, poderá usar esses dados. Quem não tem, necessitará faze-lo, pois só assim usufruirá das funções do smartphone.

Independente da marca do fabricante, o processo será o mesmo. Acompanhe o passo a passo:

  1. Coloque bateria e chip antes de ligar o aparelho;
  2. A primeira tela irá pedir para confirmar idioma e localização, selecione e confirme;
  3. Chegou a hora de confirmar sua conta Google, informe o endereço de e-mail e a senha, e clique em seguir. O sistema fará sincronização de seus contatos e outros detalhes que farão o Android operar;
    configuração inicial android
  4. A etapa seguinte será a de proteger o seu aparelho. Você já poderá confirmar o bloqueio de tela por uma senha, ou outras charadas, usando o Touch. Se preferir, clique em “Configurar depois”;
  5. Feita a sincronização, o aparelho estará pronto para uso. Ele fará algumas atualizações recomendadas pelo fabricante e depois de reiniciará.

Uma característica do Android é que a grande maioria dos aparelhos já vem com uma série de apps já pré-instalados – muitos dos quais nunca serão usados. Assim que tiver iniciado o seu celular confira aqui como desativar aplicativos e manter o seu celular livre das ferramentas indesejadas da versão de fábrica.

Habilitando aplicativos básicos

Algumas versões desses sistemas (IOS e Android) não virão configurados com aplicativos muito usados, como WhatsApp e Facebook, por exemplo. Então, precisará ir nas lojas de aplicativos desses modelos – no IPhone, a AppStore e, no Android, a Google Play. Vá até o campo de pesquisa e digite o App que deseja baixar em seu aparelho. Clique em instalar e, com poucos minutos, o download estará do jeito que precisa. Fácil, não é? Boa sorte e faça bom uso de seu novo aparelho.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply