Os 3 melhores aplicativos para aprender inglês – Estes vão te fazer ficar fluente!

Muita gente quer aumentar sua familiaridade com a língua inglesa e nesta tarefa os aplicativos da internet funcionam de verdade. Felizmente, a internet, com seu incentivo aos contatos humanos e à comunicação quase instantânea, mesmo passando por longas distâncias geográficas e barreiras naturais facilitou imensamente a tarefa de aprender uma novo idioma. A seguir, estão apresentados três dos melhores aplicativos para quem quer aprender inglês com ferramentas gratuitas presentes na Play Store ou Apple Store.

melhores aplicativos para falar ingles

1 – Duolingo

O Duolingo é um dos melhores – e mais conhecidos – aplicativos de aprendizado de línguas que existem atualmente. Além de permitir que a pessoa aprenda rimos a nossa lista com o Duolingo, um dos melhores aplicativos para aprender idiomas da atualidade.

O programa, que já ganhou vários prêmios, ajuda a aprender línguas como inglês, alemão, espanhol e francês. Ele está disponível para aparelhos que rodem qualquer um dos seguintes sistemas operacionais: iOS, Android e Windows Phone.

Confira aqui a avaliação completa sobre o app Duolingo. 

Vantagens e desvantagens

Entre as vantagens do aplicativo estão o fato de que ele permite que a pessoa regule seu tempo de estudo, podendo escolher idioma, meta e tempo que pretende dedicar diariamente ao estudo e seu caráter lúdico, que permite que a pessoa encare o aprendizado como um desafio divertido e interessante em vez de uma rotina maçante.

Isso transforma o aprendizado numa espécie de jogo por fases que precisam ser vencidas para que novas etapas sejam desbloqueadas.

Além do inglês, o Duolingo também oferece o espanhol para falantes de português, além de diversos outras línguas, como alemão, francês, italiano, e muito mais para quem já domina o inglês.

Aprenda a ouvir, falar, ler e escrever de uma forma bastante lúdica com esta ferramenta e, a medida que o usuário vai respondendo questões sobre vocabulário, realizando traduções e outras atividades, ele vai avançando e liberando novas tarefas para si – como em um videogame.

aplicativo duolingo

Outra vantagem do aplicativo é que, às lições, seguem-se relatórios de desempenho do usuário. Assim ele, sabe exatamente como se saiu e quais suas dificuldades. O fato de que há exercícios envolvendo textos falados ajuda o estudante a assimilar a pronúncia, o que seria muito mais difícil fazer só com livros.

Entre os defeitos do aplicativo, podem ser mencionadas a falta de orientação gramatical, de tal forma que o estudante pode se confundir e/ou se frustrar quando ele passa a se confrontar com estruturas progressivamente mais complexas, além disso  o fato de que a fala da máquina não é representativa de como os (humanos) nativos falam. Talvez nada jamais possa substituir a boa e velha comunicação entre seres humanos. Não é mesmo?

Funções

Como mencionado acima, entre as opções que tem o usuário, encontram-se aquelas relativas a sua própria meta, tempo que pode dedicar aos estudos. Ele pode optar por começar do zero – se for de todo ou quase de todo ignorante da língua ou submeter-se a um teste.

Avaliações dos usuários

Na loja do Google Play, o aplicativo conseguiu média de 4,7 estrelas. Mais de três vezes mais pessoas deram quatro estrelas ao app do que a soma do número das pessoas que lhe atribuíram uma, duas ou três. Quase cinco vezes mais pessoas deram-lhe cinco estrelas do que quatro. Um verdadeiro sucesso, cujos usuários enfatizam a facilidade do aprendizado e o fato de que podem estudar em qualquer lugar.

Melhor solução que encontrei até hoje para aprender a falar outro idioma em qualquer hora ou local…”, escreveu um usuário. Um usuário (para citar uma crítica “três estrelas”), porém, acha que a estrutura da escrita deveria ser mais exercitada.

Baixe o aplicativo na Play Store aqui. 

Algumas informações técnicas

O tamanho do arquivo, segundo adverte o Google Play, varia dependendo do dispositivo. Uma boa estimativa é 14,43 MB para a versão 3.54.1. Em média, pode-se estimar o tráfego de dados – e o peso sobre a assinatura de internet, que poderia preocupar com toda a interatividade – em cerca de 6MByte/hour.

2 – The Phrasal Verbs Machine

Provavelmente de interesse mais restrito a alunos já um pouco avançados no conhecimento da língua inglesa e que têm dificuldades com os phrasal verbs, que são difíceis de memorizar.

Vantagens e desvantagens

Criado pela prestigiosa Cambridge University Press, esse aplicativo faz apenas uma coisa, mas a faz muito bem: ela ajuda estudantes a memorizar phrasal verbs e seus significados. Em vez de (ou melhor, em complemento a) ficar estudando intermináveis e tediosas listas de expressões (essenciais para um inglês fluente e natural), o estudante pode vê-las sendo representadas por personagens animados, acrescentando estímulo visual e humor a seus estudos, tornando o material bem mais memorável.

A principal desvantagem do aplicativo talvez seja ele se resumir a 100 expressões, que boa parte dos estudantes dominará de maneira relativamente fácil e rápida – em boa parte, graças ao próprio aplicativo.

aplicativo para aprender ingles cambridge

Funções

Não há muito fora da dinâmica descrita acima, o roteiro está (bem) traçado do começo ao fim da experiência.

Avaliações dos usuários

Na loja do Google Play, além de 4,3 estrelas, o aplicativo possui muito mais cinco estrelas do que a soma das outras classificações que lhe foram atribuídas.

Uma das reclamações é que não ter uma dica quando o estudante erra, nega parte da experiência educativa, atrapalhando o aprendizado.

Faça o donwload deste aplicativo na Play Store aqui. 

Algumas informações técnicas

O aplicativo funciona nos sistemas operacionais iOS 6 (ou mais avançado) e Android 2.2 ou mais recente. Tamanho do arquivo: 48 MB.

3 – Hello English

Por enquanto, está apenas disponível para Android, apenas.

Vantagens e desvantagens

Parece pouco com o Duolingo e compartilha algumas das vantagens deste. Evita alguns de seus defeitos ao fornecer algumas explicações que podem fazer toda a diferença para o estudante e por apresentar lições contextualizadas: por exemplo, como cumprimentar as pessoas, apresentar-se, etc. no contexto de uma conversa. São mais de 400 lições interativas.

A desvantagem, inerente ao modelo do seu primo mais famoso, é que, provavelmente, o aplicativo não substitui as lições de uma boa gramática e a interação com seres humanos. Ótimo complemento, no entanto.

hello english para aprender ingles

Funções

Uma das características mais importantes do aplicativo é o fato de que permite que o estudante defina em que quer se concentrar: preparo para uma viagem, para um exame, dar aulas, etc.

O Hello English é um ótimo aplicativo para quem não somente quer aprender e memorizar palavras, como também receber explicações e dicas importantes durante o processo. Ao criar uma conta no aplicativo, o usuário pode definir qual o objetivo ao aprender inglês: um emprego melhor, exames competitivos, viagem ao exterior, ensinar, entre outros.

Avaliação dos usuários

Possui uma média 4,6 nas avaliações na loja do Google Play. Alguns usuários reclamam de bugs (defeitos do software), que às vezes estragam a sessão de estudos. Outros, porém, estão satisfeitos com o acesso – gratuito – a uma instrução pela qual não teriam como pagar.

Faça o download do aplicativo na Play Store aqui.

Algumas informações técnicas

O aplicativo ocupa cerca de 17 MB.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (4 votes, average: 4,25 out of 5)
Loading...

Leave a Reply