Airbnb é seguro?

O Airbnb é uma das novas formas de se oferecer serviço. Em ação desde 2008, o site se populariza a cada dia, pois ajuda os viajantes pelo mundo, e pessoas que querem ganhar uma grana extra. Entenda se é seguro e como funciona.

Conhecer o mundo é o sonho de muita gente. Seguir para Europa, rodar todos os EUA, ir nas melhores praia América Central… São tantos os possíveis roteiros que é difícil lista. Mas, para isso acontecer precisamos nos preparar.

Juntar um dinheiro extra, comprar as passagens com antecedência são formas bem comuns hoje para viabilizar uma viagem internacional. Porém, quando falamos em hospedagem, as despesas aumentam.

AIRBNB

E como solução mais recente para os viajantes surgiu o Airbnb. Uma forma segura e confiável de encontrar um lugar para ficar, e curtir uma viagem de férias e até mesmo para estudos e trabalho.

O que é o Airbnb?

É um site/aplicativo no qual pessoas de todo mundo podem se cadastrar, e oferecer uma parte de sua casa para receber viajantes. O Airbnb se assemelha a empresas como Uber, a diferença é o tipo de prestação de serviço.

No Airbnb o interessado em disponibilizar sua casa para hospedar turistas, precisa se cadastrar como “Anfitrião”. O perfil dos interessados é analisado, e eles deverão atender uma lista de exigências para poder receber o aval do sistema.

Para se tornar um Anfitrião é preciso garantir:

  • Segurança – quem hospeda precisa dispor de elementos básicos para oferecer segurança aos hóspedes. Na casa ou apto deve ter kits de primeiros socorros, contar com saídas de emergência, alarmes contra incêndio, etc;
  • Ter harmonia com os vizinhos – é necessário manter uma relação harmônica com os vizinhos, principalmente quem mora em prédios. As regras do condomínio devem ser respeitadas, e nada pode constranger o hóspede;
  • Permissões – a candidatura só é concluída se conseguir todas as permissões do condomínio, ou de associações de moradores, por exemplo;
  • Seguir as regulamentações – o anfitrião do Airbnb deve estar em dia com todos os tributos cobrados em seu país, e atender a todas as exigências de sua cidade para esse tipo de serviço;
  • Ter uma apólice de seguro – é importante ter uma cobertura residencial, e de responsabilidade civil.

Somente depois de se enquadrar a essa lista, que é aprovado um Anfitrião. É por isso que o sistema oferecido no Airbnb é seguro.

Como funciona o aplicativo?

Os interessados devem se cadastrar diretamente no portal do Airbnb, ou baixar o aplicativo no smartphone. Com o cadastro aprovado, os viajantes vão seguir os seguintes passos:

  • Informar a cidade de destino;
  • Selecionar as datas de chegada e saída;
  • Mencionar quantos hóspedes serão.

Quando forem lançados esses parâmetros o software fará uma pesquisa, e apresentará as acomodações. Serão mostradas fotos dos cômodos, e os valores.

Também é possível ver comentários de outras pessoas que já foram no lugar, e conhecer detalhes do Anfitrião. E conhecer as políticas da acomodação. Saberá previamente se podem crianças, se pode levar animais de estimação, se pode fazer festas, qual horário para fazer check in entre outros.

É importante saber previamente as regras da casa para não ter problemas quando estiver acomodado.

Outras informações como: comodidades (wi-fi, estacionamento, móveis, etc), tipos de cama, disponibilidade mínima de dias… Vão ser mostradas no perfil do imóvel. Depois de conferir todos esses detalhes, pode clicar em “Reservar”.

Qual é a segurança que o app oferece ao usuário?

O aplicativo Airbnb como vimos, só cadastra um anfitrião depois que ele atende uma significativa lista de obrigatoriedades. E para tornar o processo ainda mais seguro, protege todos os dados pessoais dos usuários.

Em relação a garantias de devolução de valores quando a reserva é cancelada, por exemplo, existem políticas específicas que poderá ler no site do Airbnb. Os valores podem ser devolvidos integralmente, ou com descontos como a taxa de serviço (cobrada em cada reserva).

Dependendo do dia que cancelar, é possível que seja cobrada um pernoite. Mas, isso pode variar, então, verifique todos os detalhes antes de reservar sua vaga. O sistema permite mandar mensagens.

O Airbnb é tendência e chegou para ficar. Atualmente são milhões de anfitriões cadastrados e um número bem maior de viajantes atendidos. O serviço é realmente seguro, e vale experimentar. Cadastre-se e procure uma hospedagem na cidade que pretende visitar.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 1,00 out of 5)
Loading...

Leave a Reply