Início » Review de Aplicativos » Como usar aplicativo do Facebook – dicas para a rede social

Como usar aplicativo do Facebook – dicas para a rede social

O Facebook é uma das maiores redes sociais da atualidade. Prova disso é que neste ano ele alcançou uma marca invejável, atingindo o total de 2 bilhões de usuários no mundo. Para empresas, a rede social se tornou um importante aliado para divulgação de marcas e produtos, ajudando a captar clientes e gerar novas oportunidades de negócio.

Seja qual for o uso que você dá para o Facebook confira aqui como usar o aplicativo do Face para o celular, este guia completo que preparamos vai te ajudar a ter um uso ainda melhor dessa rede social.

Advertisement

Como baixar o Facebook

Download facebook
baixar na play store baixar na apple store

Como baixar vídeos do Facebook

Baixar vídeos do Facebook

Uma maneira simples rápida de fazer download de vídeos do Facebook para seu computador é através do site GetfbStuff. Com esse site você consegue baixar os vídeos que quiser, e o que é melhor, sem precisar instalar extensões no seu navegador ou em seu pc. Os arquivos são salvos em formato HD, SD ou mp4. Vamos ao passo-a-passo:

  1. Selecione o vídeo que você quer baixar e copie a URL clicando sobre a data em que o conteúdo foi postado ou clique com o botão direito sobre ele e copie o link;
  2. Em seguida, acesse o site GetFbStuff, disponível em http://getfbstuff.com/ e cole o link do vídeo no campo de texto. Em seguida, clique em “Download”;
  3. Clique sobre o botão de download na qualidade desejada. Você pode escolher entre baixar o vídeo em formato HD em formato SD;
  4. O download será feito para o seu pc.

Marketplace do Facebook

Facebook Marketplace: Como funciona? Aprenda aqui!

Para quem tem um pequeno negócio e deseja explorar as estratégias do marketing digital, as redes sociais são um caminho barato e eficaz. E desde 2012 o Facebook passou a oferecer uma vitrine exclusiva para que os empreendedores mostrem seus produtos.

O Facebook Marketplace une a força da rede social mais usada no mundo, com as funcionalidades do serviço chamado de shopping center virtual. Separamos aqui tópicos para explicar como usar essa ferramenta. Mas, antes vale entender um pouco do marketplace.

á parou para pensar o que é um shopping center? Então, trata-se de um condomínio que oferece espaços para que marcas possam vender suas mercadorias, ou prestar serviços.

Agora imagine isso num ambiente virtual. É essa a perspectiva do marketplace. Só que nesse modelo, uma grande marca oferece espaço em seu site para que parceiros possam vender produtos.

Claro que essa parceria é orientada por algumas responsabilidades, como garantia e frete, por exemplo. E o site que disponibiliza o espaço, cobra um percentual sobre as vendas.

O Facebook Marketplace segue basicamente esse modelo, porém, tem suas próprias políticas de comercialização. Outra diferença dos demais ambientes virtuais dessa natureza, é que no Face a interação com o público é bem maior.

  • Procurar: fará uma pesquisa ampla sobre produtos que lhe interessem;
  • Grupos: pode fazer grupos de compras, e poderá oferecer mercadorias entre usuários inseridos;
  • Compra: são listados todos os produtos que comprar;
  • Venda: lista de seus produtos oferecidos para venda;
  • Itens salvos: opção para guardar itens que terá interesse em comprar ou vender posteriormente;
  • Filtrar: possibilidade de fazer pesquisas específicas por localização e preço;
  • Comprar por categoria: para oferecer ou comprar mercadorias com nicho específico (veículos, produtos para o lar, eletrônicos, etc.

Também vale a pena você conferir quais são os melhores aplicativos de compras para usar no Android e iOS.

Criando um anúncio

Para inserir sua mercadoria para venda é só clicar na opção “Vender um item”, e depois preencher:

  1. Nome da mercadoria (até 100 caracteres);
  2. Valor;
  3. Cidade em que se localiza;
  4. Defina uma categoria que se encaixa seu produto;
  5. Descreva mais informações para sua mercadoria;
  6. Insira uma fotografia, e clique em avançar.

A sua oferta ficará no grid de produtos do Facebook Marketplace. Uma boa dica para se dar bem é detalhar bem o que é sua mercadoria, e inserir uma fotografia nítida. Assim despertará o interesse do futuro comprador.

Se não quiser informar um número de contato, os seus clientes mandarão mensagem via inbox. Então é interessante ter o Messenger para dar maior dinamismo.

Para aproveitar bem a sua experiência nessa plataforma, é preciso seguir algumas recomendações:

  • Não repasse seus dados financeiros para os possíveis compradores. Existem formas seguras para receber os valores de suas vendas;
  • Se for entregar o produto pessoalmente, escolha lugares movimentados, preferencialmente praças de alimentações. E se possível esteja em companhia de outra pessoa;
  • Para vendas que enviar o produto via Correios ou transportadora, informe ao cliente o tempo máximo de espera. E quando puder, repasse o código de rastreio.
  • Advertisement

O aplicativo do Facebook consome muitos dados?

Depende do seu uso da rede social. O carregamento de vídeos e imagens geralmente consome um pouco mais de dados, mas isso não chega a ser relevante se o uso não for realizado durante horas. Se ele está entre os destacados dos aplicativos que mais usa, que tal colocar na página inicial do seu dispositivo e gerenciador de páginas.

Possui um smartphone com sistema operacional Android, utiliza bastante o Facebook e quer economizar no pacote de dados? Uma solução bastante eficiente é o Facebook Lite. Ele é muito bom para quem o app está travando, isso inclui melhorias se elas estiverem disponíveis e os recursos estiverem incluídos também quando novos.

Trata-se de uma versão alternativa do aplicativo oficial. A diferença está no fato de o app ser menor e mais leve, portanto ocupa menos espaço de armazenamento, deixando mais memória livre. Isso te ajuda a tomar o nosso tutorial como solução e disponíveis eles no seu celular.

Além disso, o Facebook Lite carrega mais rápido do que o tradicional, usa menos dados e funciona em todas as redes de internet, pois foi projetado para 2G e conexões lentas.

Facebook Lite: como usar a versão mais leve do aplicativo

Messenger Lite

A interface do Facebook Lite é bem mais simples e sua performance é fluída, mesmo com uma conexão mais lenta. Você pode acessar o Facebook Lite através da rede Wi-Fi sem quaisquer problemas também!

  • Exige pouco espaço interno, ocupando também me nos espaço de cache,
  • Advertisement
  • Faz economia de bateria, pois o aplicativo tem design simplificado e tem alguns recursos eliminados,
  • Garante desempenho sem afetar o dispositivo,
  • Ocupa menos espaço de armazenamento no aparelho,
  • Permite o uso das mensagens instantâneas no mesmo espaço que acompanha o feed de notícias, não requerendo o download de aplicativo específico do Messenger – mesmo que seja um pouco mais básico do que o normal, ele irá suprir bem a necessidade de enviar e responder,
  • Reduz o consumo no carregamento de fotos e vídeos em resolução menor,
  • Sua inicialização é bem mais rápida do que o aplicativo tradicional,
  • Tem opção em Língua Portuguesa,
  • Tem bom funcionamento até em redes 2G.

Note que no Facebook Lite não é possível realizar todas as funções presentes no aplicativo completo do Facebook – recursos considerados pesados demais foram removidos ou estão em funcionamento limitado.

De toda forma, você tem a opção de:

  • Adicionar e excluir amizades,
  • Assistir vídeos através do Facebook Watch,
  • Compartilhar atualizações e fotos,
  • Comprar e vender produtos por meio do Marketplace do Facebook,
  • Conferir publicações de amigos,
  • Enviar e receber mensagens pelo Messenger,
  • Fazer publicações em grupos e páginas,
  • Fazer publicações no seu perfil,
  • Receber notificações,
  • Utilizar reações nas postagens,
  • Visualizar stories.

Na tela inicial do Facebook Lite, você verá que as ferramentas tradicionais estão localizadas no topo: feed de notícias, solicitação de amizade, mensagens privadas e as notificações, a opção de pesquisa, além do menu de acesso para as configurações do aplicativo.

Confira também o nosso guia completo do Instagram e o guia de uso do Whatsapp que vão te auxiliar no bom uso das principais redes sociais do momento.

 

Advertisement

Comente