Aplicativo Google Acadêmico – Como funciona o app? Como Usar?

O Google Acadêmico, também conhecido por Google Shcoolar,  é uma ferramenta on-line do Google que se parece com o serviço principal de busca do site, porém é voltada para artigos científicos.

Esse aplicativo não passa de um site mais refinado, com o objetivo de filtrar os resultados daquilo que se procura, podendo ser usado, inclusive, no celular.

Com a ferramenta em mãos é possível tanto encontrar produções científicas em revistas de universidades, blogs governamentais e PDF’s disponíveis na internet como também gerenciar o seu próprio perfil de pesquisador, tendo a ferramenta como uma forma de avaliar se você foi citado por alguém e quantas pessoas visualizaram seus trabalhos.

Para conhecer melhor e saber como usar essa ferramenta tão popular no meio acadêmico, continue lendo o texto e veja o que é o Google Acadêmico, ou Google Shoolar, em inglês, para o que ele server navegue pelo conteúdo!

Google Schoolar app dicas

Para que serve o Google Acadêmico?


Essa é uma ferramenta do Google, que permite que estudantes encontrem artigos científicos para desenvolverem suas teses, tirarem dúvidas e usarem como referência em trabalhos acadêmicos, como teses, monografias e o temido TCC.

Ele é muito útil para pessoas que estão desenvolvendo pesquisa e procurando estudos, fatos e dados sobre determinado assunto.

O Google Acadêmico ajuda a encontrar palavras-chave em textos e mostra exatamente aquilo que você busca, em um conteúdo com mais credibilidade, sendo muito semelhante ao próprio Google, porém apresentando apenas artigos científicos e documentos oficiais, ao invés de sites, blogs e vídeos.

A ferramenta é programada para indexar conteúdos de bases de acessos abertos, tais como publicados em revistas científicas, Scielo, Alametric ou então trabalhos que estejam disponíveis no Google Livros.

Buscar por citações, autores e artigos científicos na íntegra também são recursos que funcionam muito bem tanto no Google Acadêmico para web como no aplicativo para smartphones.

Como usar o Google Acadêmico app

Você pode utilizar o Google Academics em seu desktop ou qualquer navegador, pelo seguinte link: https://scholar.google.com.br/.

Normalmente, a preferência está no uso pelo desktop, pois, muitas vezes, os artigos são usados enquanto se escreve um trabalho específico.

O app do Google acadêmico ainda não está disponível na Play Store, por isso, se você quiser usar essa ferramenta no seu celular basta acessar o próprio aplicativo do buscador Google (já vem com a versão de fábrica no Android) e pesquisar por “Google Shcoolar”.

Se preferir, também é recomendado aplicativos científicos semelhantes, tal como o Acadêmico Online. Para baixá-lo, basta acessar o link https://play.google.com/store/apps/details?id=org.solutech.academico&hl=pt_BR e fazer o download. O aplicativo funciona em todas as versões de celulares Andoroid, contudo,  para que a pessoa possa utilizá-lo, é preciso ser aluno de uma instituição que utilize o Academics on-line

Baixar o Botão Google Schoolar no seu navegador

Para tornar o acesso ainda mais fácil você pode baixar o botão do Google Acadêmico em seu navegador. Assim, você poderá:

  • Localizar um texto completo na web ou então na biblioteca universitária do Google. Para fazer isso basta selecionar o título do documento e clicar no botão que a pesquisa se iniciará;
  • Transferir a sua consulta da web para a consulta no Google Shcoolar;
  • Formatar referências e tirar suas dúvidas sobre o padrão da ABNT em citações e demais momentos da formatação de trabalhos. Para fazer isso basta pressionar o botão de aspas no pop-up e conferir a referência devidamente formatada.

Para baixar o botão do Google Acadêmico no seu dispositivo basta acessar o link de download para o Chrome no botão, abaixo:

baixar botão google schoolar

Como pesquisar no Google acadêmico

Basta digitar a palavra-chave do que se procura, exatamente como uma busca qualquer no Google.

Como usar o Google Acadêmico

A partir daí, aparecerão vários resultados, bastando ler os que mais lhe interessam e fazer o download. Se estiver realizando um trabalho científico, não esqueça de referenciar artigo, autor, ano, publicação e páginas.

A pesquisa pode ser feita em páginas apenas em português ou em outras línguas, para selecionar a opção, basta clicar nas configurações antes de fazer a sua pesquisa.

>> Ok Google – Veja o passo a passo de como usar a pesquisa de voz do Google com segurança <<

Pesquisa de um autor específico

A busca de autores também funciona no Google, basta digitar o nome do autor e, se quiser, o ano. Assim, o navegador te mostrará todos os resultados encontrados que citam ou que são trabalhos do próprio autor pesquisado.

Pesquisa de autor Google Acadêmico

Filtrar a busca

Os filtros do Google Acadêmico te dão a possibilidade de fazer uma pesquisa avançada em produção científica e te ajudar a encontrar artigos da sua área de interesse, organizando o conteúdo relevante.

Assim, se o usuário quiser, poderá classificar por data ou definir o período que pretende pesquisar.

Filtros Google Acadêmico

O software permite fazer a filtragem por:

  • Datas ou períodos;
  • Idioma;
  • Patentes;
  • Citações e
  • Classificação por relevância (artigos mais populares, por exemplo).

Pesquisa avançada

Na seta lateral esquerda há um mecanismo para acessar a pesquisa avançada do Google. Basta clicar nessa opção que irá abrir um quadro com várias possibilidades de filtros, tal como busca pelo nome de autor, data de publicação, palavras-chave ou em qual veículo foi publicado.

Pesquisa avançada Google Acadêmico Pesquisa avançada Google Acadêmico

Esse dispositivo é interessante para quem quer encontrar artigos ou trabalho de difícil visualização ou que não estejam disponíveis em bibliotecas físicas e acervos online das próprias instituições de ensino.

Criar a sua biblioteca

Ao acessar a ferramenta com a sua conta google você poderá adicionar citações, aertas, métricas e trabalhos na “minha biblioteca”. Assim, os links ficarão salvos e você poderá conferi-los com mais facilidade quando quiser.

Para adicionar qualquer conteúdo relevante à sua biblioteca basta ter uma conta google e estar devidamente logado. Feito isso, clique no botão de “salvar” abaixo do link desejado que a página será automaticamente guardada no seu acervo pessoal.

Minha Biblioteca Google Acadêmico

Crie alertas

O internauta pode criar alertas para atualizações do Google Acadêmico, assim, toda vez que um assunto ou autor tiver uma nova entrada no software o usuário será avisa por meio de uma notificação do sistema.

Para criar um alerta basta clicar na opção “criar alerta” no menu lateral esquerdo e definir as informações relevantes par a que ele funcione.

Criar Alerta Google Acadêmico Alerta Google Acadêmico

Métricas dos autores e conteúdos

A ferramenta de métricas do Google Schoolar é muito útil para quem usa a ferramenta para divulgar suas próprias produções científicas. Por ali, o usuário pode explorar as publicações de determinadas áreas e saber, por exemplo, se alguém já citou um artigo seu ou usou a mesma citação que você em algum trabalho.

Métricas Google Acadêmico

Configure os resultados das suas buscas

Se quiser mudar as configurações de exibição das suas buscas basta clicar no ícone de configurações. Lá, você poderá alterar a quantidade de resultados que deseja visualizar por páginas, dizer se deseja visualizar links de citações ou não ou selecionar somente os diretórios de pesquisas que te interessam.

Por último, também é possível configurar os idiomas que você deseja que seja exibido a sua pesquisa. Assim, a sua palavra-chave buscada, mesmo que esteja em outro idioma, também mostrará resultados semelhantes para a tradução daquela palavra nas línguas que forem selecionadas pelo internauta.

configurar pesquisa Google Acadêmico

>> Aplicativo Google Tradutor: veja como usar as ferramentas gratuitas desse app indispensável! <<

Crie seu perfil de autor

Com um perfil de autor é possível divulgar no Google os seus trabalhos científicos sem necessariamente tê-los postados em revistas científicas on-line. Assim, você aumenta a chance de que outras pessoas interessadas na sua área de interesse conheçam suas contribuições.

Além disso, com o perfil de autor é possível monitorar suas publicações e ficar sabendo em primeira mão se alguém te citou ou visualizou seus trabalhos.

Para criar o seu perfil basta ter uma conta google e seguir os passos que seguem:

  1. Acesse a página de cadastro de autor no seguinte link (https://scholar.google.com.br/citations?hl=pt-BR&view_op=new_profile)
  2. Preencha seus dados pessoais e clique no botão que diz “Próxima etapa”;
    Criar Perfil de autor Google Acadêmico
  3. O Google acadêmico fará uma busca preliminar de possíveis trabalhos em seu nome que já tenham sido publicados. Caso tenha algum de sua autoria você poderá clicar em “Adicionar artigo” e então vá para a próxima etapa;
    Criar Perfil de autor Google Acadêmico
  4. Configure a forma com que deseja atribuir os seus trabalhos e citações no seu nome e se deseja ser notificado por e-mail caso alguém use alguma de suas produções científicas;
    Criar Perfil de autor Google Acadêmico
  5. Clique em “Ir para meu perfil” para começar a analisar as suas métricas e continuar a usar os recursos disponíveis do Google Acadêmico.

Recursos do aplicativo

Em resumo, o Google Acadêmico pode ser usado para as seguintes tarefas:

  • Busca de autores;
  • Busca de citações;
  • Pesquisa avançada no campo científico;
  • Salvamento de links e conteúdos relevantes na minha biblioteca;
  • Perfil de autor;
  • Alertas para novas produções da área de interesse do usuário;
  • Métricas para análise de periódicos, citações e trabalhos relevantes;
  • Notificações para caso alguém use ou cite os trabalhos do internauta;
  • Pesquisa de artigos científicos, trabalhos acadêmicos, monografias, TCC pronto e demais produções científicas;
  • Busca por datas das de artigos e publicações acadêmicas;
  • Pesquisa de repositório de pesquisas científicas on-line.

Veja no vídeo, abaixo, um manual explicativo sobre os principais recursos:

Avaliação do aplicativo Google Shcoolar

Tal como avaliam pesquisadores da comunicação em análise ao Google Schoolar, a ferramenta deve ser reconhecida por suas contribuições a nível micro, uma vez que é um aplicativo de sistema de informação dominante no mundo e que desempenha um papel importante na busca por pesquisas científicas em muitas áreas.

Além disso, os estudiosos também destacam o papel desse serviço na ampliação dos trabalhos divulgados em repositórios de artigos científicos e revistas universitárias que, se não fossem por essas aplicações, poderiam ficar esquecidas e sem a devida visibilidade que merecem.

Entretanto, há autores em pesquisas científicas que criticam a falta de atualizações da ferramenta que desde a sua criação, em 2006, ainda não mediu esforços para se transformar em algo mais do que uma busca da produção acadêmica. Afinal, pela disponibilidade do sofware, também seria possível programá-lo para a análise de citações e autores.

Em comparação com outros serviços de busca acadêmica, tal como o PubMed, Scopus e Web of Science, estudos comparativos mostram que o Google Acadêmico tem uma taxa de atualização menor em relação aos seus concorrentes, sobretudo na parte de citações e informações.

Prós

  • Depois de feito o login, o acesso passa a ser automático;
  • Suporta em Android e iOS;
  • Conta com melhorias contínuas no app;
  • Fácil de usar;
  • Variedade de bibliografia;
  • Possui diversas configurações;
  • Tem possibilidade de pesquisa avançada;
  • Possui possibilidade de salvar arquivos e conteúdos relevantes;
  • É disponível em português.

Contras

  • Ainda não possui aplicativo próprio da Google disponível para Android e iOS;
  • Falta resultados para determinadas áreas de conhecimento, tal como de humanidades;
  • Forma hierarquizada dos conteúdos não mostra os mais citados, mas sim aqueles que são melhores ranqueados em otimização de sites, o que pode deixar algumas fontes relevantes de fora;
  • Pode aparecer resultados de fontes que não são produções científicas acadêmicas e nem confiáveis, exigindo mais cautela do internauta.

Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply