Aplicativo Google Tradutor – Posso confiar? Review Completo!

O Google Tradutor é uma ferramenta para traduzir palavras ou textos de diversos idiomas. Esse recurso não é uma novidade para o PC, entretanto, há poucos anos ele está disponível para o Android e o iOS.

A vantagem do Google Tradutor é a disponibilidade de consultar algumas informações em outros idiomas, de todo lugar e a qualquer hora. É um recurso que pode ser utilizado por pessoas que viajam muito e não dominam o idioma do local.

aplicativo google tradutor

Recursos do Aplicativo Google Tradutor

Para usuários do iOS, o Google Tradutor possui uma versão offline, ou seja, não precisa estar conectado à Internet para utilizar os serviços de tradução.

O Google Tradutor para o sistema android melhorou muito! O que antes levava mais tempo para fazer uma simples tradução, agora, todo o processo é automático. Assim que o usuário clicar em TAP to TRANSLATE (clique para traduzir), todo o texto será traduzido sem precisar sair do aplicativo.

Mas, pode-se dizer que o recurso que faz mais sucesso do Google Tradutor é a utilização de câmera para traduzir em tempo real. O recurso que proporcionou essa ação chama-se Word Lens que, também, permite o suporte em Chinês tradicional e simplificado.

tradução com google tradutor

O Word Lens pode ser utilizado offline, mas a tradução instantânea de um idioma para o Inglês, entretanto, precisa de conexão com a Internet.  O modo de uso é simples, é preciso tirar uma foto do que você pretende traduzir e depois selecionar o texto. Além disso, ele pode ser utilizado em até 38 idiomas!

Esses recursos ajudam muito, especialmente na tradução de aplicativos de conversa, como o Facebook, o Whatsapp e o Messenger. Além disso, pode ser usado em restaurantes para interpretar o cardápio, placas de sinalização, entre outras necessidades.

O resumo dos recursos do aplicativo Google Tradutor são:

  • Recursos de tradução no formato de digitação de até 103 idiomas;
  • Tradução na versão off-line são disponibilizados para 59 idiomas;
  • Por meio da Câmera Tradutora ( Word lens) é possível traduzir até 38 idiomas;
  • Tirando fotos (modo câmera) são 37 idiomas;
  • Modo conversação com tradução de voz bidirecional instantânea são 32 idiomas;
  • Manuscrito (desenho de caracteres) são 93 idiomas;

O Google Tradutor é confiável?

O Tradutor do Google online já possui mais de 10 anos, entretanto, como aplicativo para Android e IOS esse recurso é relativamente novo, com um pouco mais de 3 anos.

Foi possível perceber, nesse período, a evolução das traduções. Para quem usava essa ferramenta online, a alguns anos atrás, era nítido que a tradução era mais robótica, pois era feita somente em frases.

Mas, hoje em dia, o Google Tradutor utiliza nova tecnologia de tradução por redes neurais que confere uma qualidade muito melhor aos resultados, inclusive mais próxima das traduções realizadas por humanos.

Tecnologia usada no Google Tradutor

PBMT (Antes) – A tradução era feita baseada em frases, ou seja, era uma ” tradução de máquina”. Esse processo dividia o texto, então as palavras das frases eram traduzidas de uma forma independente, conferindo um resultado sem sentido, na maioria das vezes.google tradutor

NMT (Atualmente) – Com a utilização das máquinas neurais, esse processo mudou, já que na hora da tradução são consideradas sentenças inteiras, ou seja, são avaliados o contexto da frase como uma única unidade de tradução.

Essa evolução tecnológica do Google Tradutor fez com que os resultados das traduções sejam mais confiáveis e próximos à realidade. É claro que não podemos dizer que o recurso é 100%, entretanto, ele fica na média de 80%, o que significa que é uma excelente margem para um aplicativo de tradução.

É preciso frisar que alguns idiomas são mais complexos, nesse caso, a avaliação do Google Tradutor pode mudar radicalmente. Um grande exemplo disso é o Chinês que foi um dos idiomas que recebeu a pior avaliação nas traduções.

Mas, não pense que o Google acomodou-se. Ele está em constante evolução e já está trabalhando para melhorar as traduções do Chinês para o Inglês em NMT ( máquinas neurais).

O objetivo para um futuro bem próximo é ter o maior número de pares de idiomas dentro da tecnologia NMT.

O Google está ciente que o Google Tradutor pode errar, principalmente no uso de alguns termos ou palavras que um ser humano jamais erraria, mas, o foco é sempre a melhoria contínua para chegar à perfeição.

O interessante é que estamos vendo as melhorias constantes. Pode levar algum tempo para que as traduções do tradutor consigam chegar mais próximas das traduções humanas, no entanto, o Google está no caminho certo.

Infográfico

Confira abaixo o infográfico com todas as informações relevantes sobre o Google Tradutor:

google tradutor


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (5 votes, average: 4,20 out of 5)
Loading...

Leave a Reply