Início » Lista dos Melhores » Os 10 Melhores aplicativos de leitura para ler livros no celular ou tablet

Os 10 Melhores aplicativos de leitura para ler livros no celular ou tablet

Os aplicativos de leitura são cada vez mais populares e disponibilizam recursos que facilitam a leitura de documentos ou de livros inteiros em PDF. A ideia dos e-books é garantir que o leitor possa acessar os arquivos no formato digital, seja no celular, tablet, computador ou os dispositivos de livros digitais como o Kindle, da Amazon.

Independente de qual plataforma você usa para ler no formato digital, aqui selecionamos os melhores aplicativos de leitura para você baixar sem arrependimentos.

Advertisement

Com esses apps de leitura você terá recursos ainda mais personalizados na hora de ler seus livros e documentos digitais, tal como opções de filtro de luz azul para proteção dos olhos, aumentar e diminuir a letra, trocar de fonte e cores das páginas ou até fazer anotações para compartilhar como contatos.

Conheça as novidades do mundo dos e-reader na lista abaixo! Boa leitura…

Leitura online

1. Google Play Livros

baixar na play store baixar na apple store

O Google Livros é o serviço do Google que armazena acervo de livros na versão digital, o que inclui e-books e livros digitalizados para a web. Com o aplicativo Google Play Livros o usuário pode ler livros de graça ou comprar exemplares para a leitura on-line e off-line no tablet ou celular.

O uso da ferramenta é muito intuitiva, tal como os demais serviços da Google. Abaixo, você aprenderá como realizar as principais funções de uso desse app.

Entre as edições gratuitas oferecidas nesse aplicativo, muitas são em língua portuguesa. Poderá ler arquivos em PDF e ePUB. Usando o app pode solicitar traduções, utilizar o marca-texto digital, fazer anotações e realizar busca.

Se você quiser conferir a disponibilidade de um exemplar em específico basta pesquisar pelo nome ou autor na barra de pesquisa. Para facilitar a sua busca você pode usar o dispositivo de pesquisa avançada.

Os livros que são pagos tem a visualização limitada de páginas para que o usuário possa conferir se o exemplar supre busca, mas sem inutilizar a compra do exemplar.

Para fazer a compra basta clicar no botão verde “Comprar” e selecionar a forma de pagamento. Comparativamente, os livros disponíveis são bem em contas, principalmente em relação aos livros impressos.

Os livros gratuitos podem ser acessados nesta página. Lá você vai encontrar uma série de exemplares que podem ser feitos o download na íntegra gratuitamente. Para saber se estão mesmo disponíveis na íntegra não se esqueça de ativar a “visualização completa” no campo lateral esquerdo do app (a localização é a mesma na versão para desktop).

Ao deixar o filtro de “gratuito” ativado você poderá fazer busca de autores e palavras-chave para encontrar possíveis exemplares de seu desejo em versão grátis. Para saber se é gratuito basta conferir o selo ao lado das estrelas de avaliações dos usuários.

Todos os recursos do Google Play Livros

  • Smart Resume: permite que o usuário continue a leitura da frase onde parou, na palavra exata, sem se sentir confuso no que está acontecendo na história. O recurso é ativado automaticamente na leitura on-line;
  • Audiolivro: o recurso precisa ser ativado no canto da tela e permite que o usuário escute o livro ao invés de lê-lo, assim você poderá fazer as leituras mesmo no ônibus ou enquanto dirige, por exemplo;
  • Biblioteca da família: com o recurso todos os membros da família podem ser integrados em uma única conta na qual podem ser compartilhados livros eletrônicos e audiolivros. São suportados no máximo 5 usuários por grupo familiar;
  • Controle de gastos: a funcionalidade permite controlar os gastos de compras, podendo definir o limite que pode gastar para evitar gastos desnecessários. Para ativá-lo basta acessar o recurso na opção de configurações e definir as marcações de orçamento;
  • Marcadores: assim como no leitor de PDF’s você também pode usar o app ou versão de navegador do Google Play Livros para fazer suas anotações, marcações e comentários na parte que desejar do livro ou documento – mas fique atento, pois busca por palavras e anotações não estão disponíveis no app em arquivos PDF;
  • Troca de cores: o recurso automático é feito para não cansar a vista do leitor e facilitar a leitura. Aliado a esse recurso também é possível aumentar o espaçamento entre as linhas.

2. iBooks da Apple

baixar na play store baixar na apple store

O iBooks está na lista dos aplicativo de leitura de livros exclusivos do sistema IOS. Oferece ao assinante do serviço milhões de títulos em várias línguas. O destaque fica para possibilidade de interação com as redes sociais, e a função de ler em ambientes mais escuros.

Poderá ler livros nas extensões PDF e ePUB. E para tornar a leitura mais divertida, é existem 3 tipos de cores de fundo para escolher.

3. Kindle da Amazon

baixar na play store baixar na apple store

Talvez o mais conhecido entre os aplicativos de leitura de livros, o Kindle tem o maior catálogo do segmento de e-books. O download do app pode ser feito no Android ou iOS, e oferta livros digitais com variado preços.

O Kindle reúne as principais funções do e-reader, desde do controle do brilho para ler em qualquer ambiente até dicionários online que vão explicar o significado das palavras.

4. Moon + Reader para ler no celular e tablet

baixar na play store baixar na apple store

É opção apenas para smartphones Android. Esse aplicativo se destaque pela variação gráfica de sua interface. Não é vinculado a nenhuma loja específica que vende e-books. Porém, consegue ler várias extensões de arquivos.

O Moon + Reader também tem opções das mais versáteis como a consulta ao dicionário e tradução.

5. Kobo aplicativo para e-reader

baixar na play store baixar na apple store

É um dos principais concorrentes do Kindle. Esse aplicativo de leitura de livros está disponível para Android e iOS, e ligado a distribuição de e-books da Livraria Cultura. Essa parceria é interessante para usuários que desejam ler os principais lançamentos ou produtos exclusivos da livraria.

Advertisement

O Kobo tem os principais recursos de um bom e-reader, como controle do brilho, acesso a dicionário, alteração da fonte, etc.

6. Aldiko organizador de arquivos

baixar na play store

Entre os tradicionais aplicativos de leitura de livros está o Aldiko. Utilizando apenas em aparelhos Android, esse software é um excelente organizador de bibliotecas, e interessante para leitores que buscam conteúdos mais técnicos de outros países.

Com o Aldiko o usuário utilizará marca-texto, dicionários e poderá emprestar livros. A desvantagem é que a parceria do app é somente com livrarias que fornecem livros em inglês.

Se você reúne muitos documentos PDF e e-books nos seus dispositivos também valerá a pena conferir a lista dos melhores aplicativos para organizar arquivos. Certamente eles vão te ajudar a liberar espaço na memória que está sendo usado de forma indevida.

7. LEV aplicativo da Saraiva

baixar na play store baixar na apple store

Aplicativo de leitura desenvolvido por outra gran de livraria brasileira: a Saraiva. Compete diretamente com o Kobo e o Kindle, e por isto tem funções bem similares. As compras dos livros podem ser feitas pela web, ou diretamente no app.

Advertisement

O usuário contará com o bom acervo da livraria, e ainda terá acesso a muitos títulos gratuitos.

8. 12min: resumo de livros e audiobooks

baixar na play store baixar na apple store
  • O aplicativo tem uma seleção de resumos em Audiobook dos livros mais populares mundialmente.
  • Seu objetivo é ensinar algo em 12 minutos, trazendo os resumos das principais idéias da obra.
  • Ele existe na versão gratuita, que tem o catálogo de livros brasileiros, e na versão paga que traz uma vasta variedade de obras.
  • A versão paga você consegue ouvir os Audiobooks off-line.
  • Sua plataforma é voltada para livros de desenvolvimento pessoal, mas contém livros literários.
  • Não são todos os resumos que tem apenas 12 min.

9. Storytel: aplicativo de leitura e audiolivros

baixar na play store baixar na apple store

O aplicativo é ideal para quem não tem tempo de ler e prefere, ao invés disso, escutar os livros e documentos.  Os livros contam com narrações reais e não aquelas vozes de tradutores entediantes. Por isso, o app se tornou um dos campeões no segmento de audiobooks, além de também ter disponível outras mídias sonoras como podcasts e novelas.

  • O APP está disponível para sistema IOS e Android.
  • O serviço tem origem sueca, são especialistas em conteúdo sonoro.
  • A plataforma conta audiolivros, podcasts, séries, documentários e canais de informação
  • São mais de 300 mil obras.
  • O app necessita de assinatura.
  • Conta com obras em inglês.
  • Tem uma boa quantidade de itens em português.

🎞️VEJA TAMBÉM: Melhores aplicativos para ver filmes e séries (ATUALIZADO!)

10. Ubook para ouvir livros no celular

baixar na play store baixar na apple store

O Ubook é um aplicativo que conta com vários títulos da literatura contemporânea na versão de áudio. Assim, você poderá ler no formato digital ou também ouvi-lo quando não puder estar com a atenção do olhar às páginas.

A vantagem do aplictivo está na gratuidade dos títulos e também a facilidade e variedade de opções.

  • Sua interface lembra as de aplicativos de música;
  • Possui uma vasta quantidade de exemplares de literatura contemporânea;
  • Algumas obras são acessadas gratuitamente;
  • Os livros são separados em 30 categorias;
  • Incluem formatos de jornais e HQs;
  • Possui um catálogo voltado para o público infantil;
  • Recurso de notíciais com manchetes dos principais acontecimentos do Brasil e do Mundo;
  • Para acesso ao conteúdo completo é necessário assinatura.

📰 VEJA TAMBÉM: Melhores aplicativos para acompanhar notícias

Como ler livros online? Dicas de leitura em dispositivos

Vimos que algumas das empresas oferecem os aplicativos de leituras de livros, mas também vendem os e-readers, que são leitores específicos para os e-books.

Saraiva, Amazon e Cultura, respectivamente oferecem o Lev, Kindle e Kobo. Eles são uma boa forma de ler os conteúdos exclusivos de cada marca. Diferente do celular, eles têm tecnologias que tornam a leitura dos e-books bem agradável.

E quem faz o download do app no celular, poderá usar a mesma conta para baixar os livros no e-reader. Para conhecer cada um deles, vale visitar o site de seus produtores. Agora é só decidir entre os melhore aplicativos de leitura de livros e se divertir!

Qual

Advertisement

Comente