Aplicativos para Digitalizar Documentos: quais os melhores?

No mundo atual, a tarefa de digitalizar documentos se tornou bastante comum. Porém, nem sempre temos um aparelho de scanner disponível quando precisamos. É nesse momento que os aplicativos de celular para digitalizar documentos se tornam úteis.

As fotos tiradas com o celular não oferecem a mesma qualidade e recursos que podem ser alcançados com essas ferramentas. Por esse motivo, vale à pena baixar algum app de digitalização e conferir mais qualidade na imagem capturada, principalmente em documentos relativos ao trabalho ou que deverão ser compartilhados com outras pessoas por e-mail ou salvos em serviços de nuvem.

Se está na dúvida em qual ferramenta utilizar, preparamos uma lista com os principais aplicativos utilizados para digitalizar documentos, suas funcionalidades e como utilizá-los.

CamScanner

Aplicativos para Digitalizar Documentos: quais os melhores?

Esse aplicativo é disponibilizado tanto nas versões iOS quanto Android gratuitamente. Com uma interface simples e intuitiva, é possível utilizá-lo após um breve cadastro. Para começar basta selecionar uma imagem de sua galeria ou tirar a foto do documento que pretenda digitalizar. Logo após, será possível ajustar as dimensões do documento.

Ele possibilita fazer ajustes de luz, brilho, contraste e tonalidades, além de permitir salvar o documento original e ajustes automáticos. O documento poderá ser compartilhado em formatos PDF e JPG.

Genius Scan

Aplicativos para Digitalizar Documentos: quais os melhores?

Assim como CamScanner, o usuário poderá selecionar uma imagem da galeria ou usar o próprio app para capturar a imagem do documento desejado. Sendo necessário apenas ajustar as dimensões da área a ser digitalizada. Depois de selecionada, o app já realiza ajustes automáticos realçando as letras e iluminando o branco.

Mas é possível configurar a ferramenta para reconhecer documentos em cores. A imagem digitalizada poderá ser compartilhada de diversas formas, incluindo e-mail em formato PDF. Além de ser gratuita, esse aplicativo pode ser baixado nas versões Android e iOS.

TinyScan

Aplicativos para Digitalizar Documentos: quais os melhores?

O TinyScan é capaz de digitalizar com qualidade documentos da galeria e de seu celular. Bem como, pode ser tirada uma foto do documento utilizando o próprio aplicativo, assim como os outros já citados. Geralmente, o aplicativo já reconhece as bordas do documento, mas poderão ser feitos ajustes para melhorar o enquadramento do documento a ser digitalizado.

Além disso, ele também permite melhorar a qualidade da imagem fazendo ajustes de iluminação, brilho e tonalidade. Quando estiverem perfeitos, o documento poderá ser salvo em arquivo PDF nos tamanhos A4, A3, A5, papel carta e outros. Os arquivos gerados poderão ser salvos no próprio celular ou compartilhados. O aplicativo é gratuito e disponíveis para Android e iOS.

Evernote

Aplicativos para Digitalizar Documentos: quais os melhores?

Talvez nem todo mundo conheça essa funcionalidade do Evernote, mas ele também pode ser utilizado para digitalizar documentos. Esse conhecido aplicativo de anotações, conta com essa possibilidade, já que permite o armazenamento de multimídias. Para utilizar a função, basta clicar no sinal de “+” e selecionar o ícone da câmera. Com o flash ativado, tire foto do documento desejado.

Apesar da qualidade do arquivo ser boa, os ajustes de corte e seleção são automáticos e não podem ser alterados manualmente. Bem como, não é possível fazer alterações na imagem digitalizada.

ScanWritr

Aplicativos para Digitalizar Documentos: quais os melhores?

O aplicativo pode utilizar um registro da galeria ou é possível fazer o registro do documento dentro do aplicativo. O enquadramento já é feito no momento do registro, mas poderá ser ajustado posteriormente para se parecer com um documento scaneado. A ferramenta também permite os ajustes de brilho e tonalidade.

Quando concluído, o documento é salvo em uma galeria pertencente ao próprio aplicativo. Ele possibilita ainda a alteração do documento digitalizado com a utilização de ferramentas como caneta, borracha e outras funcionalidades de edição. É disponibilizado gratuitamente para versões iOS e Android.

Scanbot

Aplicativos para Digitalizar Documentos: quais os melhores?

Uma das maiores vantagens desse aplicativo gratuito para digitalizar documentos é permitir que várias páginas sejam scaneadas em sequência. Por isso, é uma ótima opção quando o objetivo é digitalizar documentos longos. Para registrar o documento, o app permite a utilização do flash da câmera possibilitando a captura de imagens mais claras e definidas.

Além disso, ele permite a edição do documento como rotação, recorte e ajustes de brilho, tonalidade e cor. Quando pronta, a imagens digitalizada poderá ser enviada para qualquer um dos diversos serviços de nuvem ou por e-mail. Está disponível nas versões para Android e iOS.

Office Lens

Aplicativos para Digitalizar Documentos: quais os melhores?

Esse aplicativo foi desenvolvido pela Microsoft para seus dispositivos móveis, mas depois foi disponibilizado gratuitamente para sistemas iOS e Android. Com interface simples e intuitiva, após a captura da imagem, o app permite melhorar o ângulo da imagem para que não fique torta.

Além disso, oferece a possibilidade de salvamento do documento em diversos formatos como PDF, Word e PowerPoint. O compartilhamento é feito para os serviços de nuvem como OneDrive ou OneNote e e-mail.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply