Início » Lista dos Melhores » 14 Melhores aplicativos para aprender idiomas pelo celular gratuitamente

14 Melhores aplicativos para aprender idiomas pelo celular gratuitamente

Aprender novos idiomas é fundamental, seja para o trabalho ou simplesmente fazer uma viagem internacional com mais tranquilidade, conseguindo se comunicar facilmente e evitar perrengues fora de casa.  Independente do idioma que quer aprender, muitos aplicativos poderão te ajudar nesta função transformando o seu celular num recurso de aprendizagem.

Para te ajudar a aprender um novo idioma sozinho ou para melhorar a sua fluência conquistada com o curso em que já está matriculado, preparamos aqui uma lista dos melhores aplicativos para aprender a falar idiomas. Mutos deles são com foco para que quer aprender inglês, mas a grande maioria oferece recursos que poderão ser úteis de várias formas. Veja como:

Advertisement

1. Duolingo: curso gratuito de idiomas com certiticado

baixar na play store baixar na apple store

O Duolingo é o nome de uma plataforma muito popular de aprendizado de idiomas que, além de ser gratuita, oferece uma forma inovadora de ensinar uma nova língua com disponibilidade para a web e dispositivos iOS, Android e Windows Phone.

Para se ter uma ideia da inovação deste software o app conquistou mais de 300 milhões de download sem investir um centavo em propaganda e seu criador, Luis Von Agh ganhou importantes por sua criação. Entre eles, o Massachusetts Institute of Technology que dá a jovens inventores investimentos para ideias capazes de mudar o mundo.

O Duolingo é uma das principais ferramentas que objetivam ensinar um idioma a qualquer pessoa que tem o desejo de aprendê-lo. A função maior da empresa é fazer com que o aprendizado seja transformado em um jogo, ou seja, que aprender uma língua não seja algo maçante e doloroso ao aluno, mas sim que seja divertido e, especialmente, eficaz.

Ao acessar o site ou o aplicativo disponível para dispositivos móveis, você poderá notar que não é só um simples curso de idiomas. Cada língua possui uma árvore – unidades que irão mapear o seu aprendizado. Assim, a medida que vai completando suas tarefas evolui e consegue desbloquear uma nova fase mais complexa e com conteúdos novos.

Os usuários tem definido o aplicativo como muito bom, desvendando o segredo de aprender outros idiomas pela plataforma, além de adquirir fluência e melhorar.

Como funciona

  • Pontos: são conquistados cada vez que você conclui lições e avança no curso,
  • Ranking: é uma competição amistosa com pessoas que estão aprendendo o mesmo idioma,
  • Ouro: serve para reforçar o conhecimento obtido e manter uma árvore dourada,
  • Atalhos: são testes rápidos de colocação,
  • Apoio: é um lembrete automático com professor para lembrar os alunos,
  • Lingots: são jóis virtuais que são obtidas e podem ser gastadas em brindes interessantes,
  • Ofensiva: função que conta quantos dias seguidos você pratica o idioma escolhido,
  • Nota de fluência: função que usa os dados da aula para medir o seu nível de aprendizado da língua,
  • Troféu: uma meta que você vai adorar alcançar.

Por isso, as funções do Duolingo abraçam não só aquele aprendizado necessário no idioma, mas também a vontade de que o aluno passe de fases, vença desafios, acumule pontos e realize tarefas – atividades estas que promovem um maior e melhor conhecimento, bem como a motivação e estímulo para continuar a estudar todos os dias.

2. Busuu: rede social para falar outros idiomas

baixar na play store baixar na apple store

Advertisement

O Busuu é, provavelm: ente, uma das redes sociais mais conhecidas e utilizadas por quem deseja aprender novos idiomas. Ele está disponível em aplicativo para Android e iOS e possibilita aprender inglês, espanhol, francês, italiano, entre outras línguas.

O app conta com as vantagens de ter interface organizada (o que entrega uma boa usabilidade) e de oferecer a possibilidade de emissão de certificado pela McGraw-Hill Education.

Mas, há uma desvantagem: só é possível ter acesso ao certificado ao investir no plano premium do Busuu, que é pago. Além disso, alguns recursos do app não são gratuitos, para liberá-los é preciso realizar compras.

Como funciona

  • Aplicativo gratuito;
  • Ocupa 126 MB de espaço;
  • Disponível para iPhone, iPad e iPod Touch com iOS 9.0 ou posterior;
  • Vantagens: contato direto com nativos da língua e possibilidade de estudar outros idiomas, além do inglês;
  • Desvantagens: boa parte das funções e lições novas são pagas;
  • Avaliação na loja: 4,7.

3. Babbel: cursos gratuitos de idiomas

baixar na play store baixar na apple store

O diferencial do Babbel é oferecer um curso de inglês com diferentes níveis a um baixo custo, indo do básico ao avançado, e disponibilizando funções variadas aos usuários.

Entre as funções, destaque para o treino de pronúncia com reconhecimento de voz e treino de audição/compreensão com gravações. Perfeito para quem não abre mão de ter um conteúdo mais amplo na hora de estudar sem estourar o orçamento.

Como funciona

  • Aplicativo com funções gratuitas e pagas;
  • Ocupa 138 MB de espaço;
  • Disponível para iPhone, iPad e iPod Touch com iOS 8.0 ou posterior;
  • Vantagens: ampla variedade de funções e materiais de estudo, abrangendo todas competências (fala, escrita, audição, oralidade e compreensão);
  • Desvantagens: parte dos materiais de estudo são pagos, porém os preços são atrativos;
  • Avaliação na loja: 4,5.

4. Linguee: dicionários com traduções fáceis

baixar na play store baixar na apple store

O Linguee é um dos melhores aplicativos de dicionário de inglês do mercado. Totalmente gratuito, ele conta com diversas funções muitíssimos interessantes.

Por exemplo, é possível conceder permissão ao aplicativo para mostrar traduções de palavras em inglês em outros aplicativos, como no navegador. Com isso, basta você copiar uma palavra que deseja saber a tradução que o Linguee mostrará a tradução automaticamente!

O Linguee também conta com mais de um bilhão de fragmentos de textos traduzidos, o que permite que você veja possíveis exemplos das palavras que você está querendo saber a tradução em textos reais!

O aplicativo inicialmente exige conexão com a internet para funcionar, mas não se preocupe: é possível instalar dicionários off-line, inclusive de diversas outras línguas, para poder utilizá-lo até mesmo quando não tiver sinal!

5. Speak English: atividades para aprender ingês e melhorar a conversação

Speak English baixar na play store baixar na apple store

O Speak English trabalha com um método de ensino que consiste na escuta, repetição e comparação. Por isso, o material de áudio do aplicativo é abundante e tem como foco a pronúncia e o desenvolvimento das habilidades de conversação.

Todo o curso de inglês do App é dividido em diferentes tópicos, como inglês básico, apresentações e entrevista de emprego, possibilitando que o aluno aprenda expressões típicas de cada situação. Por isso, é uma boa pedida para quem busca adquirir vocabulário e memorizar estruturas de frases.

Como funciona

  • Aplicativo gratuito;
  • Ocupa 49,2 MB de espaço;
  • Compatível com iPhone, iPad e iPod Touch com iOS 9.0 ou posterior;
  • Vantagens: possui diversas lições divididas em tópicos variados, o que permite que o aluno foque seu estudo num determinado tema;
  • Desvantagens: o App pode não ser uma ótima opção para quem procura estudar um pouco mais profundamente a parte gramatical, já que o foco é na audição;
  • Avaliação da loja: 4,2.

6. Dicionário inglês offline

baixar na play store

O Dicionário de Inglês – Offline, desenvolvido pela empresa Livio, é um dicionário totalmente gratuito e que também possui algumas funções bem interessantes.

Uma primeira peculiaridade do aplicativo é ele conter o significado das palavras em inglês com base nos significados presentes no Wiktionary, um projeto da web cujo objetivo é proporcionar um dicionário eletrônico gratuito, contando com a participação dos próprios usuários, que auxiliam com as definições dos vocábulos.

Porém, esse é um aplicativo para quem já tem um certo grau de fluência no idioma. Isso porque o aplicativo não conta com traduções, apenas com definições, e essas definições são todas em inglês. Para quem já está em um certo nível de fluência, isso é muito bom, porque auxilia a dominar ainda mais o idioma.

Outro detalhe interessante é o fato de ele contar com um sistema de pronúncia dos vocábulos e de suas definições, o que também permite ao usuário treinar a pronúncia e a audição.

7. Oxford Dicionary: dicionário de idiomas

baixar na play store baixar na apple store

Para quem também busca uma opção de dicionário cujas definições são mais complexas e totalmente em inglês, o Oxford Dictionary of English é uma das melhores opções. O banco de dados foi produzido pela Oxford University press, o que torna o dicionário uma fonte segura e precisa de pesquisa! E pasme: o aplicativo conta com mais de 350,000 vocábulos!

Obviamente, esse é um dicionário para quem já tem certo domínio sobre o idioma, uma vez que é totalmente em inglês. Porém, convém reforçar que isso é algo positivo, pois força o estudante a expandir seu vocabulário para também compreender as definições e, com isso, fazer ele ganhar cada vez mais fluência no idioma.

Algumas funções, entretanto, como o dicionário off-line e a pronúncia em áudio, só estão disponíveis na versão paga, que sai pelo preço de R$ 36,99.

8. Lingua Leo: jogos para aprender inglês

baixar na play store baixar na apple store

Seu design é mais divertido e bem funcional. Ele é perfeito para quem tem um objetivo e realmente quer aprender inglês. Por ter um visual mais leve e extrovertido, pode ser usado por crianças e adultos.

O legal é que nesse App você fará um teste de nivelamento e, a partir do resultado, o próprio aplicativo irá sugerir como e o que você deve aprender. Ou seja, ele monta o seu plano de estudo de acordo com o conhecimento que você já possui.

Com ele, você aprende se divertindo, já que o aplicativo é interativo e gamificado. O tamanho do App pode variar de acordo com o aparelho que ele é usado. Ele não é totalmente gratuito, mas vale a pena testar.

9. Tandem: rede social para ajudar e aprender a falar idiomas

baixar na play store baixar na apple store

O Tandem é uma das redes sociais mais utilizadas para aprender idiomas, por isso conta com a vantagem de ter uma comunidade maior, possibilitando conhecer mais pessoas.

Pelo Tandem, que também é disponibilizado via aplicativo, é possível fazer contato com pessoas de outros países e treinar seu conhecimento em línguas estrangeiras, seja por chat, áudio ou vídeo.

A rede social apresenta como desvantagem a demora para aprovação de novos perfis e a disponibilização de funções extras pagas. Os recursos da opção gratuita são limitados.

10. Opentalk: chat para falar com estrangeiros

Baixar aplicativo no site oficial

O Opentalk é um aplicativo para quem conhece um pouco outra língua, quer aprimorar seus conhecimentos e, principalmente, a conversação. Basta fazer um cadastro e a partir de então qualquer pessoa de outro país pode fazer uma chamada de voz com você.

A vantagem do app é o foco na conversação, além de facilitar o contato com estrangeiros. Já a desvantagem é o gasto dos pacotes de dados, uma vez que as ligações são feitas via internet. Caso esteja conectado em rede Wi-Fi não há problema.

11. Anygram: make global friends

baixar na play store baixar na apple store

O Anygram tem como proposta ser um intercâmbio sem sair de casa. A rede social conecta os usuários e disponibiliza um bate-papo com tradutor eletrônico, permitindo conhecer pessoas e o costume de outros países.

As desvantagens do app são funções pagas, ou seja, se quiser utilizá-las será preciso realizar compras no aplicativo, e a necessidade acumular pontos para liberar recursos.

12.HelloTalk: conversar com pessoas diferentes ao redor do mundo

baixar na play store baixar na apple store

O HelloTalk é uma espécie de WhatsApp para aprender idiomas. O aplicativo está disponível para Android e iOS e viabiliza conversar com estrangeiros. A ferramenta possui um corretor gramatical, o que ajuda a evitar escrever algo errado.

Além disso, conta com usabilidade intuitiva, possibilidade de envio de mensagens de áudio, compartilhamento de fotos e emoticons. A desvantagem do app é sua instabilidade: pode acontecer de deslogar sozinho durante o uso.

13.The Phrasal Verbs Machine

Baixar no site da Cambridge University 

Criado pela prestigiosa Cambridge University Press, esse aplicativo faz apenas uma coisa, mas a faz muito bem: ela ajuda estudantes a memorizar phrasal verbs e seus significados. Em vez de (ou melhor, em complemento a) ficar estudando intermináveis e tediosas listas de expressões (essenciais para um inglês fluente e natural), o estudante pode vê-las sendo representadas por personagens animados, acrescentando estímulo visual e humor a seus estudos, tornando o material bem mais memorável.

Advertisement

A principal desvantagem do aplicativo talvez seja ele se resumir a 100 expressões, que boa parte dos estudantes dominará de maneira relativamente fácil e rápida – em boa parte, graças ao próprio aplicativo.

14. Hello English

baixar na play store baixar na apple store

Parece pouco com o Duolingo e compartilha algumas das vantagens deste. Evita alguns de seus defeitos ao fornecer algumas explicações que podem fazer toda a diferença para o estudante e por apresentar lições contextualizadas: por exemplo, como cumprimentar as pessoas, apresentar-se, etc. no contexto de uma conversa. São mais de 400 lições interativas.

A desvantagem, inerente ao modelo do seu primo mais famoso, é que, provavelmente, o aplicativo não substitui as lições de uma boa gramática e a interação com seres humanos. Ótimo complemento, no entanto.

Melhores aplicativos de tradução simultânea

Na hora de aprender qualquer idioma ter um bom tradutor é uma ferramenta que faz toda a diferença. Entreatnto, não é qualquer opção que vai te dar uma tradução confiável, por isso, separamos aqui a lista dos melhores em qual você poderá confiar!

1 – Google Tradutor

aplicativo google tradutor

O Google Tradutor é o aplicativo mais popular para tradução simultânea e o mais recomendado para ter como um quebra galho no seu smartphone. Tanto no Android como no iOS as funcionalidades são as mesmas, e ainda pode ser utilizado na versão offline para tradução de mais de 17 línguas.

Tal como informam pesquisas acerca da performance do Google Tradutor seu uso é mais recomendado para quebrar galhos no não entendimento de situações cotidianas ou para a tradução de textos técnicos.

Afinal, em textos ou situações em que há o uso de gírias ou uma comunicação não formal o aplicativo poderá apresentar equívocos de tempos verbais, conjugações incorretas, palavras ausentes ou extras, artigos/pronomes ausentes, ocultos ou extras e equívocos semânticos. Entretanto, em outros estudos foi relatado que isso é comum em vários outros apps.

Funcionalidades

  • Tradução simultânea online e offline;
  • Tradução em tempo real com a câmera do seu dispositivo;
  • Tradução de fotos;
  • Tradução de conversas em tempo real;
  • Tradução de áudio.

Pontos positivos

  • Acessível em diferentes plataformas;
  • Possui vários idiomas disponíveis (no total 93 línguas);
  • Gratuito e em português;
  • Possui reconhecimento por imagem;
  • Layout simplificado e funcionar

Pontos negativos

  • Erros em traduções de textos longos;
  • Nem sempre reconhece gírias e termos informais;
  • Qualidade da tradução varia conforme o idioma utilizado. Entretanto, no inglês para português.
baixar na play store baixar na apple store

2 – Yandex Translate

O Yandex Translate é um aplicativo de tradução simultânea convencional para até 90 idiomas e que funciona muito bem para tradução de inglês para português (e vice-versa).

A grande vantagem do aplicativo é que funciona off-line para os principais idiomas, bastante baixá-los gratuitamente e ativar quando precisar utilizá-los. Além disso, também é possível realizar as funções de reconhecimento por imagem, embora o app tenha uma velocidade mais lenta do que o Google Tradutor.

Funcionalidades

  • Traduz em modo online para até 90 idiomas;
  • Traduz em modo offline;
  • Traduz fotos;
  • Traduz páginas da web diretamente no app;
  • Traduz textos por reconhecimento visual (fotos e imagens).

Pontos positivos

  • Possui reconhecimento por imagem;
  • Funciona em várias plataformas;
  • Traduz páginas da web no modo online;
  • Layout simples e funcional.

Pontos negativos

  • Não é compatível com alguns dispositivos;
  • Possui erros em textos informais.
baixar na apple store baixar na play store

3 -iTranslate

Para quem quer um quebra galho para os momentos de aperto no exterior ou somente como um dicionário online, o iTranslate é uma versão que ocupa pouco espaço na memória do celular e tem um visual simples de usar. O desempenho dele para as funcionalidades básicas são bons quanto a do Google Tradutor.

A funcionalidade mais popular do aplicativo é a de tradução pela conversação voz a voz. Com ele, é possível fazer traduções por áudio, mesmo que tenha sido gravado na hora.

Funcionalidades

  • Conversação de voz para voz;
  • Traduções offline;
  • Possui dicionário de sinônimos para diversos significados (ideal para tradução de português-inglês e para estudantes de inglês);
  • Conjugação verbal para vários tempos verbais;
  • Possui vozes femininas e masculina.

Pontos positivos

  • Funcionalidades diversas;
  • Layout simples;
  • Agilidade;
  • Instalação rápida.

Pontos negativos

  • Não possui reconhecimento por imagem;
  • Erros em textos muito longos ou com expressões informais (sobretudo em idiomas mais diferenciados).
baixar na play store baixar na apple store

4 – Microsoft Tradutor

Assim como a versão do Google, o aplicativo de tradução da Microsoft também carrega a confiabilidade da marca e a compatibilidade com os demais serviços da marca.

O uso da ferramenta é altamente indicado para trabalhos acadêmicos e ambientes formais, uma vez que a aplicação funciona melhor para textos com linguagem formal.

Funcionalidades

  • Possui tradução simultânea para mais de 60 idiomas;
  • Modo de tradução por voz;
  • Tem significados alternativos para a mesma palavra;
  • Permite o compartilhamento de tradução com outros apps;
  • Possui tradução a partir de fotos e capturas de tela.

Prós

  • Possui confiabilidade;
  • Layout minimalista;
  • Possui tradução por foto.

Contras

  • Não é tão funcional quantos seus principais concorrentes.
baixar na apple store baixar na play store

5 – Tradutor Voz

aplicativo tradutor de voz

O tradutor por voz é um aplicativo de tradução focado em traduzir áudio, principalmente na função português-inglês e vice versa. Com ele é possível obter uma versão mais real das pronúncias em diversoss idiomas.

Funcionalidades

  • Entrada de vos para todos os idiomas;
  • Corretor ortográfico;
  • Traduções de história.

Prós

  • Traduz mais de 80 idiomas;
  • Entrada de voz para diversos idiomas;
  • Inclui corretor ortográfico;
  • Saída de voz em 44 idiomas.

Contras

  • Não possui reconhecimento de imagem;
baixar na play store

baixar na apple storeQual é a sua sugestão de aplicativo para aprender idiomas?

Deixe nos comentários os aplicativos que você usa para aprender idiomas e melhorar o seu vocabulário numa lingua estrangeira!

Advertisement

Comente