Aplicativos para Fazer Root no Android – O Que é e Como Usar

O Android é aberto e permite a customização e personalização do sistema operacional. Uma das alterações que o usuário consegue fazer é o root, que anteriormente era complicado de ser realizado. Hoje, pode ser feito via aplicativo, com poucos comandos.

Mas, afinal, o que é um root e quais são os aplicativos que ajudam a realizá-lo de forma descomplicada e rápida? Confira, a seguir, o que é esse procedimento e conheça os melhores apps de root para Android.

root no android

O que é e para que serve um root

Root é um processo que produz permissões de administrador para obter licença de superusuário. Na prática, isso quer dizer que o usuário do smartphone será habilitado a instalar aplicativos independentes e que não pertencem a Google Play Store.

Portanto, o usuário conseguirá ter um maior número de aplicativos, sem depender totalmente da loja oficial do Android, liberando o sistema para receber ferramentas diferenciadas, seja para o trabalho ou lazer.

Quando fazer o root

O root é indicado somente se o usuário deseja personalizar o Android ou ter em seu smartphone qualquer aplicativo do mundo, já que ele possibilita o download de diversas ferramentas nesse sistema operacional.

Root e perigos

Quem decide fazer o root tem de conhecer alguns pontos essenciais. O primeiro é que a partir do momento que o processo é realizado, o smartphone perde sua garantia de fábrica.

Portanto, se o aparelho passou por um root e apresentar um defeito técnico, o conserto terá de ser pago pelo dono do smartphone, porque a fabricante não cobre mais o reparo.

Além disso, o processo de root e o programa utilizado para gerar certificados de superusuário podem provocar danos ao software do smartphone, podendo perder o celular após a realização do procedimento.

Baixando aplicativos para root

Um detalhe importante: para conseguir baixar um aplicativo que faz o root, o smartphone precisa estar liberado para receber apps provenientes de fontes desconhecidas.

Essa liberação deve ser feita na área Configurações do aparelho. Para isso, acesse Bloquear Tela e Segurança, identifique e habilite a função Fontes Desconhecidas.

Aplicativos para fazer root em Android

1. KingRoot

O KingRoot é um dos aplicativos para root mais famosos da atualidade e um dos motivos é que ele é baseado em nuvem. Além disso, o app é simples de ser utilizado, basta tocar no botão principal da tela.

Assim que esse comando for executado, o aplicativo identifica o modelo do celular e faz o root. Se não houver problema algum, o app mostrará na tela um check verde, indicando que o processo foi realizado com sucesso.

Um grande atrativo do KingRoot é que ele tem uma alta taxa de efetividade no Android, mais de 60%. Portanto, se quiser testar um aplicativo descomplicado e eficaz, o KingRoot é uma excelente opção.

2. KingoRoot for Android

O KingoRoot for Android entra na lista de praticidade para realização do root, pois o processo é feito de maneira automática. Assim que a ferramenta é baixada, ela verifica se o smartphone pode passar pelo root e baixa drivers para efetuar o procedimento.

Depois que isso for realizado, basta tocar no botão Root. Quando o processo for finalizado, selecione Finish. A partir de então, seu aparelho poderá receber quaisquer aplicativos.

3. iROOT

O iROOT tem funcionamento diferenciado, mas é extremamente eficaz na execução do root. Para realizá-lo, é preciso conectar o smartphone ao computador, usando cabo USB, e ativar a opção Depuração USB.

Feito isso, aguarde alguns segundos para que o iROOT verifique o sistema e se é possível fazer o processo. Em caso positivo, clique em Root e espere alguns minutos para que a operação seja finalizada.

Se o aplicativo informar que o root pode ser feito, no entanto houver uma falha durante o processo, somente clique em Retry e ele tentará executar a operação novamente.

4. Root Master

O Root Master não exige que seu celular esteja conectado ao computador para fazer o processo e, por isso, é um pouco mais prático. É possível baixar o aplicativo gratuitamente no smartphone e instalá-lo normalmente.

Depois disso, abra o app e toque no botão Start. Aguarde alguns minutos até a finalização da operação. Assim que terminar o processo, reinicie o smartphone, somente para garantir melhor acesso e visualização do root.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply