Backup WhatsApp: dicas para fazer seu backup com segurança e eficiência

O WhatsApp se tonou o principal meio de troca de mensagens instantâneas da atualidade. Seja para mensagens de textos, áudios ou vídeos, ele é a referência no assunto. Manter o histórico dessas conversas é ato quase obrigatório, já que, muito além dos memes, informações importantes também são trocadas utilizando a ferramenta.

A necessidade do backup do WhatsApp é ainda maior para quem utiliza sua versão business e não quer correr o risco de perder informações de clientes e vendas.

Porém, muitas pessoas ainda possuem dúvidas sobre como fazer seu backup com segurança e eficiência. Preparamos um tutorial de como realizar essa tarefa e as diferenças existentes entre os sistemas Android, iOS e Windows.

Quais as funções disponíveis?

Backup WhatsApp: dicas para fazer seu backup com segurança e eficiência

Os recursos de backup disponibilizados pelo WhatsApp têm a função de recuperar o histórico de conversas do usuário. Essa funcionalidade é bastante útil, principalmente em caso de troca de aparelho. Já que através do backup é possível recuperar todo o histórico no novo aparelho celular e continuar a conversa de onde parou.

Além de servir como uma segurança caso o aparelho precise ser formatado ou o app tenha que ser desinstalado por algum motivo. Dessa forma, o histórico poderá ser recuperado sem qualquer problema.

Dependendo do sistema de seu celular, o WhatsApp terá diferenças quanto às funções disponíveis para armazenamento. Mas, de forma geral, o backup WhatsApp permite armazenar os dados de texto, áudio e vídeo em nuvem com os serviços Google Drive para Android e iCloud para o iOS.

A função de backup em nuvem não é disponibilizada para o Windows Phone. Outra forma de armazenamento das conversas é o backup automático diário realizado na própria memória do celular. Esse é um recurso padrão do aplicativo.

Recomendamos que o backup WhatsApp seja realizado apenas no modo Wi-Fi, pois consome muitos dados e pode gerar custos adicionais.

Como usar

Backup WhatsApp: dicas para fazer seu backup com segurança e eficiência

Para usar o backup WhatsApp o usuário precisará seguir as orientações de cada um dos tutoriais de acordo com o sistema de seu smartphone.

Backup WhatsApp Android (Google Drive)

Os aparelhos com o sistema Android possuem a função de backup em nuvem no Google Drive. Mas é preciso informar que a partir de 12 de novembro de 2018 ocorreram mudanças importantes quanto à forma de armazenamento.

  • Os arquivos de backup do WhatsApp não ocuparão espaço de armazenamento em nuvem do Google Drive;
  • Todos os backups WhatsApp com mais de um ano são apagados automaticamente a partir da data mencionada. Por isso, os usuários receberam avisos e recomendações para realizarem backups do WhatsApp antes do dia 12 novembro para que as conversas não fossem perdidas.

Outro fator importante sobre o backup no Google Drive é o de que suas conversas não estarão protegidas pela criptografia do WhatsApp.

Tutorial backup WhatsApp Android

  1. Backup WhatsApp: dicas para fazer seu backup com segurança e eficiênciaNa tela principal do WhatsApp clique no menu (três pontinho no canto superior da tela);
  2. Selecione “Configurações”;
  3. Clique em “Conversas”;
  4. Selecione “Backup de conversas”;
  5. Clique em “Fazer backup para o Google Drive” e escolha a frequência (diária, semanal ou mensal);
  6. Escolha a conta do Google que deseja utilizar para backup;
  7. Clique em “Fazer backup em” e escolha a opção “Wi-Fi” para não gastar seus dados;
  8. Marque a opção vídeo se quiser incluí-los no backup.

Lembramos que o primeiro backup poderá levar um certo tempo para ser concluído.

Backup WhatsApp iOS (iCloud)

Tutorial backup WhatsApp iOS:

  1. Primeiramente, entre em “Ajustes do iPhone” e selecione iCloud;
  2. As opções iCloud Drive devem estar ativas no iOS 8. Já no iOS 7 ative também a opção Documentos/Dados;
  3. Acesse o WhatsApp e selecione Menu;
  4. Clique em “Conversas” e escolha “Backup de Conversas”;
  5. Clique em “Efetuar backup agora”;
  6. Selecione “Auto backup” e escolha a frequência desejada;
  7. Marque a opção vídeo de quiser incluí-los no backup.

Para fazer o backup apenas pelo Wi-Fi, acesse “Ajustes”, “iCloud”, selecione “iCloud Drive” e “Usar Dados de Celular” e escolha “Não”.

Backup WhatsApp Windows Phone (local)

O Windows Phone não oferece a opção de backup WhatsApp em nuvem, por isso seu backup será feito no próprio aparelho. Esse backup é feito automaticamente, por padrão do aplicativo, todos os dias. Os dados salvos poderão ser transferidos para um cartão de memória para armazená-los em outro local. Para fazer o backup quando quiser, siga o passo a passo abaixo.

  1. Clique em “Menu” e selecione “Configurações”;
  2. Escolha “Configurações de Conversa”;
  3. Clique em “Backup” e pronto.

Seguindo esses tutorias será possível realizar o backup WhatsApp com segurança em qualquer tipo de sistema.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply