Carteira Digital de Trânsito – O que é? Funções, Benefícios e Como usar!

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é utilizada em todo o território brasileiro para comprovar que o motorista tem capacidade e está apto para trafegar com veículos na cidade, sejam eles carros, SUV’s, picapes, motocicletas ou caminhões. Estar com o documento é obrigação, já que ele mostra às autoridades que o condutor pode dirigir. Caso contrário, se estiver sem a carteira, o motorista pode ser multado e receber punição com pontos na carteira.

Com a tecnologia e para facilitar a acessibilidade ao documento, o Departamento Nacional de Trânsito desenvolveu a CNH Digital – também chamada de Carteira Digital de Trânsito (CDT) – que permite uma nova versão digital da carteira. Como ela funciona? Onde pode ser acessada? Ela é válida da mesma forma que a impressa? Entenda nos tópicos abaixo!

CNH Digital

O que é a Carteira Digital de Trânsito?

A Carteira Digital de Trânsito é um aplicativo multiplataformas e pode ser utilizado em tablets ou smartphones com sistemas operacionais Android e iOS. O melhor de tudo: o download é grátis e pode ser feito pelo 4G, sem gastar muita carga. Criado pelo Serviço de Processamento de Dados (Serpro), a intenção é que o maior número de pessoas possa estar com o app em mãos, uma vez que o celular jamais é deixado para trás.

Funções da Carteira Digital de Trânsito?

Antes de falar as outras funcionalidades do aplicativo, fique ciente de que a CNH Digital tem o mesmo valor que a impressa. Por isso, pode ficar tranquilo se for parado em alguma blitz, basta apresentar o celular ao guarda, sem problemas.

Além desse valor, com o app, é possível compartilhar facilmente as informações que estão ali, como exportação para PDF com assinatura digital no padrão da ICP-Brasil. Ainda, o usuário consegue validar dados de outra CNH, seja ela impressa ou digital, dando autenticidade ao documento. Em caso de perda, ainda existe a possibilidade usar o app para recuperação eletrônica de um outro aparelho. Mesmo assim, o Denatran permite que a CNH esteja em apenas um aparelho por vez.

Benefícios da Carteira Digital de Trânsito

CNH Digital

Resumidamente, com a Carteira Digital de Trânsito você pode gerenciar seu documento de habilitação e o documento do veículo em um mesmo aplicativo, direto do celular, com o mesmo valor dos documentos impressos. Além da facilidade, o usuário ajuda a reduzir o número de consumo de papel para as emissões.

Tutorial para manter os documentos no aplicativo

Para ter o aplicativo, o primeiro passo é encontrá-lo no store do seu serviço operacional, seja ele Android ou iOS. Pesquise pelo nome “CDT – Carteira Digital de Trânsito” no seu smartphone e faça o download do app em seguida.

No segundo passo, é preciso cadastrar o usuário, validando a CNH por captação facial dentro do próprio aplicativo. Caso esse método não dê certo, o Portal de Serviços Denatran resolve o problema com o uso de um certificado digital, ou pessoalmente direto no Detran do seu estado.

Depois de ter completado essas etapas, basta incluir o documento CRLV do veículo dentro do app, conforme as orientações que aparecem na tela. Depois, crie uma chave de acesso para acessar as funcionalidades. Por fim, retorne e visualize seus documentos adicionados.

Caso o processo não tenha dado certo, você pode tirar todas as suas dúvidas no FA, no link: https://portalservicos.denatran.serpro.gov.br/#/carteiradigital/adesoes.

CNH Digital

A CNH Digital é completamente gratuita?

Como foi citado anteriormente, o download do aplicativo da Carteira Digital é gratuito, mas as emissões podem custar algumas taxas que são decididas pelos Departamentos de Trânsito de cada estado brasileiro. De acordo com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Sepro), Espírito Santos e Minas Gerais, por exemplo, não cobram taxas. Mesmo assim, em Goiás, os interessados precisam pagar R$ 10 para terem o documento digital.

O que fazer se o agente de trânsito não aceitar minha CNH Digital?

Tanto impressa, quanto digital, a CNH é um documento oficial e precisa ser aceito pelos agentes de trânsito. Se isso não acontecer, o condutor precisa reclamar no DETRAN mais próximo e descrever como a infração foi cometida. Ainda, a CNH digital também vale como documento original e pode ser apresentada desde embarques aéreos, até em órgãos públicos.

baixar na play store

baixar na apple store


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply