Início » Dicas para Celular » Como encontrar e bloquear celular perdido ou roubado com aplicativos

Como encontrar e bloquear celular perdido ou roubado com aplicativos

Ter um celular roubado ou furtado é uma dor de cabeça daquelas. Mas assim que o desespero passar, a primeira coisa a fazer para proteger seus dados que ficaram armazenados no Android ou Iphone é bloquear o celular ou tentar encontrá-lo usando bons aplicativos rastreadores.

Tenho um celular pedido ou roubado, qual é a primeira coisa a fazer?

A primeira coisa a fazer é bloquear o celular para evitar que suas informações sejam fraudadas ou roubadas.

Advertisement

O procedimento de bloqueio é recomendado oficialmente pela Anatel, a qual, inclusive, revela que o roubo de celulares no Brasil têm crescido nos últimos anos. Segundo os dados de 2019 mais de 1,9 milhões de aparelhos são bloqueados devido roubo ou furto.

Como bloquear IMEI de celular roubado

amei celular roubado

O IMEI do celular é um código que cada aparelho possui. Ele é usado para bloquear o seu aparelho, seja iOS ou Android. IMEI significa International Mobile Equipmet Identity, ou Idenficiação Internacional de Equipamento Móvel.  

Por ele, é possível bloquear todo o aparelho, em casos de roubo ou extravio. Ele funciona como o chassi do carro ou o nosso RG ou CPF, por isso é único. 

Há duas formas de descobrir o código do seu aparelho: próximo à bateria ou digitando *#06#. Esse código também está disponível na caixa do celular, que deve ser guardada para possíveis casos de perda ou roubo – afinal, você precisará do número IMEI para bloquear o aparelho.  

Ou seja, não tem como bloquear o IMEI do celular roubado se você não tiver a caixa em casa, afinal, se você chegou até esse post é porque já não tem mais como conferir a identificação no próprio dispositivo.

Como bloquear o iphone roubado

O sistema iOS tem operações mais avançadas, sendo que desde o Iphone 5 todos os celulares da marca vem com rastreadores, o que fazem com que sejam menos alvos de roubos. Você pode utilizar esse serviço para tentar encontrar o seu dispositivo.

No entanto, se o seu objetivo é mesmo bloquear o celular então siga o seguinte tutorial:

  1. Acesse o iCloud por outro celular ou um computador (https://www.icloud.com/);
  2. Faça o login com a sua conta da Apple;
  3. Clique em “Buscar meu Iphone”
    bloquear iphone
  4. Primeiramente, ele lhe dará a localização do aparelho
  5. Se o seu caso foi de perda então opte pelo botão “Modo perdido”, ali você conseguirá colocar uma mensagem para que a pessoa que encontrou o seu celular lhe devolva;
    bloquear iphone tutorial
  6. Já se o caso é de bloqueio mesmo então prefira o botão “apagar Iphone”. Assim, o sistema irá deletar todo o seu conteúdo e configurações do gadget, o que impedirá, inclusive, que o celular seja rastreado novamente.

Como bloquear Android roubado

Para quem tem Android, a forma mais fácil de bloquear o celular é utilizando o serviço da Google. Confira como fazer:

  1. Acesse o serviço “Find my device” da Google;
  2. Acesse com a sua conta Google, a mesma que usa no celular que foi roubado;
    como bloquear o android
  3. Você terá várias opções, como por exemplo de enviar uma mensagem que ficará na parte inicial da tela ou enviar um aviso sonoro. Selecione a opção bloquear; como bloquear android roubado
  4. Confirme a operação.

Pronto, assim o celular não poderá mais ser utilizado e suas informações ficarão devidamente protegidas.

Boletim de ocorrência

O Boletim de Ocorrência ou apenas BO, é necessário para conseguir o bloqueio do celular usando o IMEI. Esse boletim pode ser feito na delegacia mais próxima ou pela Internet, acessando o site da delegacia on-line de seu estado. 

Muita gente não faz o Boletim de Ocorrência porque acha que não dará em nada. No entanto, somente assim você poderá provar que estava com o celular, caso ele seja utilizado em coisas ilícitas. Por esse motivo, mesmo que as chances de recuperá-lo sejam mínimas, faça o BO, a fim de evitar ser acusado por algo que não cometeu. 

Ligue para a operadora  

Feito o Boletim de Ocorrência, entre em contato com a sua operadora para fazer o bloqueio do chip, para que ele não possa mais ser utilizado em outro celular. Você poderá manter o seu número, basta solicitar essa opção para o atendente durante a ligação.

Durante a chamada, a atendente irá pedir para que você enviei uma cópia do BO por e-mail, pois somente assim o bloqueio de fato poderá ser concluído. 

Feito o Boletim de Ocorrência, ligue para a operadora do seu celular e informe o roubo e o desejo de bloquear o aparelho e o chip. A atendente irá pedir para que você enviei uma cópia do BO por e-mail, pois somente assim o bloqueio de fato poderá ser concluído. 

Como rastrear iphone perdido ou roubado

O iPhone tem vários recursos que o fazem ser um dos aparelhos mais desejados pela população. A Apple desenvolveu tecnologias próprias e incríveis, que deixam o aparelho completo e desejável, sendo um desses recursos o Buscar iPhone. Com ele, mesmo se você perder ou mesmo ter o aparelho roubado poderá recuperá-lo.

O Buscar iPhone localiza o seu aparelho perdido ou roubado, mostrando a identificação no mapa. Você poderá tentar conseguir o seu smartphone novamente, indo até o endereço identificado, no entanto, caso isso não seja possível, poderá bloquear o aparelho.

Esse recurso possibilita encontrar uma localização aproximada do seu iOS, Apple Watch, AirPods ou Mac. No entanto, o recurso só funciona se você ativá-lo antes de perder. Caso não faça isso, será impossível encontrar o aparelho usando o Buscar iPhone. Por isso,o recomendado é ativar essa função, assim que adquirir o seu iPhone.

Cada aparelho da Apple tem sua maneira de ativar a função Buscar iPhone. Por isso, siga as instruções, para fazer corretamente e evitar futuras dores de cabeça.

Essa mesma tecnologia permite encontrar aparelhos de membros da sua família, por meio do “Compartilhamento Familiar”, no qual você saberá quando e onde os aparelhos estiveram. Isso ajuda a encontrá-los, em casos de roubo ou mesmo sequestro.

O primeiro passo para encontrar o seu iPhone começa logo que você adquire o seu aparelho: é preciso configurar o recurso. Confira:

Configure a função Buscar iPhone

Acesse a tela de Ajustes e, em seguida, o seu iCloud. Encontre a opções “Buscar iPhone” e deslize o controle – isso ativará o modo de rastreamento do aparelho.

Localize o seu iPhone

Se você perdeu ou teve seu iPhone roubado, poderá localizá-lo pelo iCloud. Para isso, acesse o https://www.icloud.com/#find. Na tela inicial, precisará inserir o seu ID Apple. Caso não lembre, clique em “Esqueceu o seu ID ou senha?” e siga os passos para recuperá-lo.

Ao acessar, poderá ver a localização de todos os aparelhos cadastrados, incluindo os que estão em modo de “Compartilhamento Familiar”. Cada item terá um ponto indicando o seu status:

  • Ponto verde — indica que o aparelho está on-line. Nesse modo, você verá o horário que ele foi localizado pela última vez;
  • Ponto cinza — indica que o aparelho está off-line, ou seja, ele pode estar desligado ou apenas sem rede. Se o aparelho tiver sido ligado nas últimas 24 horas, você verá o horário e o local. Caso contrário, verá apenas o ponto cinza.
review completo find my iphone

Selecione o dispositivo que deseja localizar, para visualizá-lo no mapa. É importante ressaltar que essa é uma localização aproximada e acontecerá apenas se o aparelho estiver on-line.

Advertisement
Caso contrário (desligado ou sem rede), a última localização ficará ativa por apenas 24 horas.

Você poderá selecionar a opção “Notificar quando encontrado”, para receber um e-mail assim que o seu dispositivo ficar on-line novamente.Caso você não tenha acesso a um computador, poderá localizar o seu dispositivo por outro iPhone. Para isso, vá até a opção “Buscar iPhone”, clique em “Ajuda” e em “Localizar seu dispositivo”. Digite seu ID Apple e faça o rastreamento do seu aparelho.

Caso não localize ou não consiga pegar o seu iPhone de volta, você poderá bloqueá-lo. Com isso, quem estiver de posse do aparelho não poderá usá-lo, nem acessar as informações contidas nele, como fotos, dados bancários, agenda telefônica e e-mails.

Como rastrear celular Android com o Google

O smartphone que usa o sistema operacional Android é gerenciado pela Google. E essa empresa utiliza um modelo de rastreamento bem eficaz. É por meio dele que você poderá encontrar o seu celular perdido. O mecanismo de GPS instalado no aparelho é quem dará a localização.

Porém, para utilizar essa ferramenta, será necessário configurar o dispositivo antes de perde-lo, evidentemente – mas não se preocupe, pois é um processo bem fácil!

Configurando o sistema de localização em seu celular

Esse serviço do Google te ajudará a encontrar o seu smartphone quanto estiver devidamente configurado. Siga os passos abaixo (dependendo do modelo, marca e ano de seu aparelho, o menu poderá ser um pouco diferente):

  • Vá até ícone de “Configurações” em seu celular;
  • Na lista que surgirá, escolha a opção “Google/Configurações do Google”;
  • Em seguida, selecione “Segurança”;
  • Agora, a nova opção será “Encontre Meu Dispositivo”;
  • Ao abrir esse campo, verá que a chave do aplicativo estará desligada, ligue-a.

Você precisará, também, deixar o sinal de GPS sempre ligado em seu celular. É aquele símbolo que aponta “Local” ou “Localização”. Seguindo esses passos, seu aparelho já está configurado para ser encontrado. Agora, vamos aprender como fazer para procurá-lo.

Encontrando seu celular com os serviços Google Find My Device

Depois que você ativar o serviço de localização em seu aparelho Android, poderá encontrá-lo usando um notebook, tablet, desktop e, até mesmo, outro smartphone. Confira o passo a passo:

  1. Com os dados de sua conta Google (e-mail e senha), faça o login no Accounts, clicando aqui;
    como rastrear meu celular
  2. Surgirão algumas opções, escolha “Encontrar seu smartphone”;
    perdi meu celular como rastrear
  3. Faça o login e logo surgirão os aparelhos cadastrados em sua conta Google – selecione o que estiver perdido;
    como rastrear celular perdido pelo google
  4. Você será encaminhado à página “Localizar seu Celular”. Em destaque, estarão as opções “Tocar” e “Localizar”, além das seguintes alternativas:
  • Bloquear seu celular;
  • Tentar ligar para seu celular;
  • Terminar sessão no seu celular;
  • Contatar a operadora;
  • Excluir o celular.

Se tiver a certeza de que o aparelho está dentro de casa, escolha “Tocar”. O sistema Google ativará a campainha do celular no modo mais alto. Quando encontrar é só tocar na tela – o som será emitido por 5 minutos. No entanto, se o celular foi roubado ou acha que esqueceu em algum lugar, clique em “Localizar”.

  1. Quando clicar em “Localizar”, ou nas outras opções listadas acima, o sistema pedirá nova confirmação de senha;
  2. Confirmando seus dados, surgirá um mapa apontando o local em que está o seu celular.

No caso de ter sido furtado ou roubado, considere “Bloquear o celular”. Realizando essa opção, ele não poderá ser usado e ainda poderá cadastrar uma mensagem que aparecerá na tela inicial.

Porém, se acredita não haver mais a possibilidade de recuperar o seu celular, o melhor caminho é desvincular a sua conta Google.

Advertisement
Assim, poderá limpar os dados dos aplicativos que baixou. Isso fará uma limpeza total e manterá as suas informações pessoais seguras.

Para excluir o aparelho, escolha a opção “Limpar”. Quando o dispositivo estiver on-line, os dados sumirão. Em um novo aparelho, essas informações poderão ser reativadas.

Como bloquear chamadas e números

Se você depois de ter o seu celular perdido quiser cancelar o seu número deverá entrar em contato com a operadora. Ainda será possível fazer uma recuperação do seu número e DDD (migração) caso queira na compra de um novo chip queira continuar o plano em que já é atendido.

Já caso tenha encontardo o seu celular mas ele vem com chamadas inconvenientes ou números que te ligam insistentemente por engano, melhor usar um om aplicativo de bloquear números.

Calls Blacklist

Como bloquear um número de telefone no Android? Passo a passo

Um bloqueador de chamadas e mensagens disponível no Google Play. Entre as funções desse aplicativo estão:

  • Não completar ligações de número ocultos;
  • Mensagens alfanuméricas (normalmente carregadas com vírus) são bloqueadas;
  • Quando estiver numa ligação, o aplicativo bloqueia outras chamadas.

Whoscall Quem Chama

Como bloquear um número de telefone no Android? Passo a passo

É um dos mais populares aplicativos do gênero, talvez o mais usado por proprietários de smartphones Android. Com interface simples e dinâmica, o aplicativo oferece:

  • Bloqueio para ligações consideradas como “golpe”;
  • Bloqueio para trotes;
  • Bloqueio para ligações de operadoras de telemarketing;
  • Possibilidade de cadastrar números de amigos e parentes e, assim que eles receberem ligações suspeitas, serão notificados;
  • Protege seu aparelho de SMS com vírus.

Hiya Bloqueador de chamadas

Como bloquear um número de telefone no Android? Passo a passo

Bem simples de manusear, promete bloquear ligações e mensagens inconvenientes. Conta com milhões de telefones cadastrados, o que ajuda a identificar os inoportunos. Outros destaques do Hiya:

  • Não bloqueia número de pessoas que você conhece, mesmo que não esteja salvo na agenda;
  • Bloqueia ligações que são consideradas “golpe”;
  • Faz pesquisa para descobrir se o número desconhecido é fraude ou spam.

Essas foram nossas dicas para manter seu telefone livre das incomodas ligações que atrapalham demais nossas rotinas agitadas.

Advertisement

Comente