Como cancelar uma reserva no Airbnb? Aprenda aqui!

A criação de dois designers em 2008 gerou uma das comunidades mais famosas e populares do planeta. Você sabe qual estamos falando, não é? Do Airbnb! Quando eles hospedaram viajantes que buscavam um lugar para ficar, a ideia simplesmente surgiu.

O Airbnb hoje abraça milhões de anfitriões e viajantes com a “economia compartilhada”. Mas muitas pessoas ainda possuem muitas dúvidas sobre o uso do Airbnb, principalmente em questão de cancelamentos de reservas.

Confira um pouco sobre o Airbnb, como ele se destaca e como cancelar uma reserva na Airbnb, tanto para quem é viajante quanto para um anfitrião!

Como o Airbnb funciona?

Como cancelar uma reserva no Airbnb? Aprenda aqui!

Embora o Airbnb seja bastante conhecido e utilizado por muitos brasileiros ao longo dos anos, o serviço ainda pode causar desconfiança.

Entretanto, está na hora de mudar esse pensamento. O serviço inovador do Airbnb tem como objetivo oferecer hospedagens mais em conta em qualquer lugar do mundo, não focando nos hotéis, hostels e pousadas, mas sim em imóveis (ou apenas alguns cômodos) de imóveis comuns – e inusitados.

Nesse caso, turistas, mochileiros e viajantes podem ter um cantinho para dormir conectando pessoas com interesses em comum, isto é, uma pessoa está interessada em uma hospedagem em determinado lugar, enquanto existe uma pessoa que possui espaço disponível para alugar.

Além da economia, pois os valores tendem a ser mais acessíveis do que pousadas e hotéis, o Airbnb tem outras vantagens bem interessantes tanto para viajantes quanto para os anfitriões:

  • As tarifas são mais baratas;
  • Garante uma melhor interação cultural;
  • Os comentários e avaliações são totalmente reais – há garantia de autenticidade sobre aquele determinado imóvel, sendo essencial que o viajante pesquise sobre isso antes de fazer a reserva;
  • Possibilita a divisão do imóvel com um grupo de amigos ou família;
  • Proporciona uma experiência bem diversificada e enriquecedora;
  • Reduz custos;
  • Traz a comodidade de uma casa.

Seja por aplicativo ou pelo site, o Airbnb é considerado uma rede social, pois permite que você crie um perfil completo de viajante ou de anfitrião – a sua reputação de cada um é construída por meio das avaliações.

Os números crescem diariamente, por isso é difícil afirmar a quantidade correta de acomodações cadastradas pelo mundo, mas se pode ter uma ideia de que são mais de 4,5 milhões para todos os gostos e bolsos.

Reservas pelo Airbnb

Quando você se interessa por um espaço no Airbnb e quer reservá-lo, você precisa estar ciente de que você estará se preparando para ficar na casa de alguém totalmente desconhecido. Então, é importante que você saiba que o site permite que o anfitrião forme o seu estilo de hospitalidade.

O que é isso? Simples: um anfitrião pode escolher a maneira como ele prefere conhecer o futuro hóspede, no caso, você. Certos anfitriões irão querer aprovas as reservas, enquanto outros já deixam que o viajante reserve de maneira instantânea sem esperar por tal aprovação.

De toda forma, o Airbnb preza pela total confiança entre os membros da comunidade. São três formas de reservas que podem existir no Airbnb:

  1. Reserva instantânea: você pode confirmar uma reserva no local imediatamente;
  2. Pedir para reservas: o anfitrião prefere aprovar sua reserva antes de deixá-la definitiva;
  3. Pré-aprovações e ofertas especiais: caso você entre em contato com o anfitrião para tirar alguma dúvida antes de realizar uma reserva, ele mesmo pode responder sua mensagem com um convite de reserva pré-aprovada ou oferta especial.

Você visualiza o tipo de reserva que o anfitrião escolheu no próprio anúncio do anfitrião.

Como cancelar uma reserva na Airbnb?

Como cancelar uma reserva no Airbnb? Aprenda aqui!

Assim como a ação de reserva, o cancelamento tem uma política bem importante e que precisa ser conhecida especialmente pelos viajantes. O Airbnb oferece três políticas de cancelamento padronizadas:

  • Flexível,
  • Moderada,
  • Rigorosa.

Cabe a você, como viajante, fazer a leitura de todas as políticas de cancelamento para não acabar sendo surpreendido depois!

Se você notar, na página de políticas de cancelamento existem também a “super rigorosa de 30 dias” e a “super rigorosa de 60 dias”: ambas opções são apenas para situações especiais e por convite.

Além disso, a política de cancelamento de longa duração envolve reservas de 28 noites ou mais.

Note que na página você tem um exemplo de cada tipo de política para entender completamente o que cada anfitrião preferiu para seus imóveis.

É claro que você precisa prestar atenção que você estará sujeito(a) aos termos de política de cancelamento definida pelo anfitrião apenas se você cancelar sua reserva depois que ela foi aceita pelo anfitrião. Antes disso, você pode cancelar sem preocupações, sem precisar pagar a reserva ou as taxas e serviço do Airbnb.

Para cancelar um pedido de reserva (quando o anfitrião avalia antes de aceitar a reserva) que está pendente, siga esses passos:

  1. Acesse a página oficial do Airbnb: https://www.airbnb.com.br/;
  2. No canto superior direito da tela, clique em “Entrar” para acessar o seu perfil;
  3. Depois de feito o login, no mesmo canto superior aparecerá a opção “Viagens”. Clique ali;
  4. Depois escolha qual a viagem que você tem a intenção de cancelar a reserva;
  5. Clique em “Sua reserva de acomodação” – caso sua viagem já estiver acontecendo, talvez seja necessário que você clique em sua data de check-in para achar essas informações;
  6. Depois, basta clicar em “cancelar pedido”.

Pronto, viu como é simples?

Se você for um(a) anfitrião(ã), você também tem a possibilidade de cancelar uma reserva feita por um viajante, seguindo esses passos:

  1. No site oficial do Airbnb, clique em “Suas reservas” no canto direito superior da tela;
  2. Encontre a reserva que está desejando cancelar;
  3. Selecione “Alterar ou cancelar” para iniciar esse processo.

Vale lembrar que o cancelamento de uma reserva por parte de um anfitrião pode ser danoso em termos de confiança da comunidade o Airbnb e interfere nos planos dos hóspedes. Certas penalidades poderão ser aplicadas, excetuando-se nas circunstâncias listas abaixo:

  1. Morte de um anfitrião, hóspede ou parente imediato;
  2. Doença grave de um anfitrião, hóspede ou pessoa que esteja viajando junto;
  3. Obrigações impostas pelo governo;
  4. Danos severos à acomodação;
  5. Fechamento de aeroportos e estradas.

Alguns casos também podem ser analisados pelo Airbnb, por exemplo, em doenças endêmicas, desastres naturais e alertas de segurança severos.

O site do Airbnb possui uma parte só de perguntas e respostas para auxiliar os viajantes e anfitriões. Dê uma olhada nas categorias para descobrir se você ainda tem algum questionamento!


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply