Como deixar celular Android mais rápido e com melhor performance – 10 dicas infalíveis

Celular travando direto, sem espaço para baixar as atualizações dos aplicativos, e agora? Calma. Listamos, aqui, dicas bem fáceis para que possa aumentar a performance do seu celular com sistema operacional Android.

1 – Tela inicial sem ícones de aplicativos

Sabia que telas iniciais sem os aplicativos ficam mais ágeis? Sim. Principalmente a transição entre elas. Por isso, retire os apps que menos usa das telas iniciais. Assim, além de tornar tudo mais organizado, ganhará mais desempenho do sistema.

tela inicial android sem apps

2- Evite papéis de parede animados

É legal a impressão que os papéis de paredes animados dão à tela de entrada do seu smartphone Android, porém elas forçam trabalho a mais para o dispositivo. Portanto, prefira imagens tipo fotografias, estáticas.

3 – Realizar regularmente a limpeza de cache

Aqui, um dos principais vilões da memória temporária do aparelho. Lá ficam dados sem função, que se acumulam a centenas de MB. É simples de fazer, dependendo da sua versão Android:

  1. Vá em “Armazenamento”;
  2. Toque em “Dados armazenados em cache”;
  3. Surgirá uma mensagem pedindo confirmação se realmente você querer excluir os dados em cache. Confirme.

limpar cache android

4 – Elimine arquivos

Quantas imagens você tem guardadas nas pastas de WhatsApp? E quantos áudios? Nem vou perguntar sobre os vídeos… O certo é que precisa fazer uma garimpagem do que serve. No caso de fotografias, que tal removê-las para o Google Drive, ou descarrega-las em um pendrive? Tirando esse peso da memória do smartphone Android, ganhará mais velocidade.

limpar arquivos do android

5 – Abra mão de aplicativos obsoletos

Sabe aquele App que não usa mais? Chegou a hora de desinstalá-lo – ele está atrapalhando a performance de seu aparelho. Quanto menos aplicativos instalados, mais memória RAM disponível (ela está intimamente ligada ao processador do smartphone).

Faça já uma lista dos aplicativos que não atendem mais às suas necessidades, e exclua-os. Além de mais espaço para novos, o processador agradecerá. E sempre que quiser ter o aplicativo, é só ir na Google Play e instalá-lo novamente (a versão atualizada). Já ensinamos como esconder apps de fábrica.

6 – Não tenha muitas telas iniciais

Como vimos acima, ter poucos aplicativos nas telas iniciais ajudam. E que tal ter apenas uma tela? Organize os aplicativos numa tela, assim a interface gráfica não será tão alterada. Depois que organizar tudo, elimine as outras (caso seu celular não reconheça automaticamente a organização).

telas iniciai -do android

7 – Confira o uso da bateria

Observando o funcionamento da bateria, será possível conhecer os aplicativos que estão com processos abertos. Por esse caminho poderá desativar tais processos, melhorando o rendimento do sistema e ganhando mais rapidez.

É legal, também, cuidar bem da bateria, por isto, não a deixe carregando ligada por muito tempo, e nem abaixo dos 20%. O ideal é que sempre tenha cargas de entre 20 a 80% e, se puder, carregue com o aparelho desligado, assim economizará energia e a vida útil da bateria.Já mostramos aqui como saber se a bateria está viciada.

8 – Gerencie melhor os widgets

Aquelas nativas do celular não precisam estar na tela inicial sempre. Remova-os, não precisa ficar olhando direto para o ícone de mensagens SMS, por exemplo, se vagamente o utiliza. Pode excluir sem medo, eles continuarão na “gaveta de widgets” do sistema.

9 – Migre aplicativos para o SD

Para aparelhos que oferecem a memória expansível, existe a possibilidade de transferir alguns aplicativos para o cartão de memória. Não causará nenhum tipo de problema ao funcionamento do aplicativo. Quem ganhará é o aparelho, que terá mais memória útil para seus processos.

Normalmente, os cartões SD têm bastante memória disponível, então aproveite!

10 – Realize sempre a atualização do software

Ela é sempre demorada, mas vale muito a pena fazê-la sempre. Ela otimiza o sistema Android e evita instabilidades. Facilmente identificará se existe alguma atualização disponível. Veja os passos:

  1. Vá em “Ajustes”;
  2. Depois, toque em “Sobre o telefone”;
  3. Escolha “Atualização do Software”, se tiver alguma disponível. É só acionar para começar.

como deixar android mais rápido

Anotadas as dicas para tornar seu aparelho Android mais rápido?

Vimos que boa parte dos erros que consomem demais o sistema é simples de serem resolvidos. Está mais ligada à falta de desapego. Pulada essa parte, logo conseguirá que seu aparelho trabalhe melhor, e consiga utilizá-lo por longo tempo. Claro, precisa manter o hábito de realizar as verificações indicadas, Ok?

Porque o seu celular começa a ficar devagar

Se você já precisou trocar o seu celular alguma vez na vida conhece bem a decepção que é ter de se desfazer de um aparelho que foi comprado não faz nem três anos. Começa assim: nos primeiros meses, tudo parece perfeito, mas ao longo do tempo vão aparecendo os problemas: as a abas que não se abrem, lentidão, a falta de espaço na memória. Pane no sistema. Depois do desespero de tentar reiniciá-lo sem resultado ou de pesquisar na internet mil e uma formas de recuperar o seu sistema, você deve ter pensado: “será normal um celular durar tão pouco tempo”?

Apesar de infeliz, a resposta para essa pergunta é sim, é normal que os celulares durem pouco. Tudo isso ocorre devido aos avanços da tecnologia e as estratégias ilegais praticadas pelas marcas pensadas para te fazer cair na armadilha dos celulares descartáveis.

Em primeiro lugar, você precisa entender que os celulares de hoje em dia funcionam como computadores muito pequenos. Assim como os notebooks, eles possuem memória RAM, placa de vídeo, gadgets,processador, entre outras peças.

Na medida em que o usuário utiliza o aparelho para baixar documentos, operar aplicativos e usar a internet, o sistema se enche de dados e arquivos que comprometem o espaço interno do celular e acabam por exigir cada vez mais do dispositivo. Quando o smartphone fica sobrecarregado, o sistema apresenta lentidão – e é aí que você vai notar o travamento de páginas e a demora em realizar algumas coisas que, meses atrás, funcionavam perfeitamente.

Mas o motivo pelo qual o seu celular deixa de funcionar direito não é só esse. Em segundo lugar, vem a prática ilegal da indústria tecnológica, estratégia conhecida por obsolescência planejada.

A obsolescência é uma ação que prevê alterações nos produtos com o objetivo de diminuir a vida útil do aparelho, seja por acelerar a danificação de peças fundamentais ou, no caso de smartphones e notebooks, por meio de atualizações no sistema. Essas estratégias são praticadas por quase todas as marcas de smartphones – inclusive a

Apple e a Samsung, segundo a Fundação de Energia e Inovação Sustentável Sem Obsolescência Programada (Feniss). A criação proposital de aparelhos descartáveis se consolidou na depressão de 1929, nos Estados Unidos, como uma forma de movimentar o mercado. Afinal, se os produtos estragarem mais, as mesmas pessoas terão de comprá-lo novamente.

Como nos moldes antigos, o pensamento ainda funciona na contemporaneidade. Atualmente, por exemplo, a reforma de aparelhos chega a custar até 40% do que se gastaria na compra de um novo, o que força o consumidor a trocar de aparelho ao invés de arrumar o que já tem. Entendeu a lógica?

Segundo pesquisas, a obsolescência planejada é responsável por fazer com que o seu smarpthone dure uma média de até 3 anos, em média, quando poderia ter uma vida útil de 12 até 15 anos.

O consumidor, sem saber disso, se deixa levar pelo comércio. A prova está na pesquisa do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), que em parceria com a Market Analysis, descobriu que o tempo médio de vida do celular para o brasileiro é justamente o de três

anos. Ou seja, na primeira pane que smartphone apresenta, o usuário o troca por um novo. Inclusive, segundo o estudo, 81% dos entrevistados substituem o celular sem antes levá-lo à assistência técnica para saber se existe alguma alternativa.

Mas então existe uma alternativa? Sim, existe e é justamente isso que você vai descobrir aqui neste e-book. Se você procura por uma salvação para o seu celular (e seu bolso), esse passo a passo mostrado acima é  o caminho prático e certeiro para desviar das armadilhas criadas pelas marcas e garantir um desempenho melhor para o seu celular. 


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply