Como desinstalar aplicativos nativos e não nativos – Passo a Passo completo

Os aplicativos são ferramentas que ocupam um importante espaço do armazenamento interno dos celulares e, por isso, é recomendado sempre conferir como está a área de trabalho. Afinal, é certo que ao fazer uma breve busca você encontrará uma série de aplicações que você nunca mais usou, que já são obsoletos ou nem mesmo sabe para que servem.

Começando pelo mais fácil, o primeiro passo que você deve dar para liberar espaço em seu celular é desinstalar aplicativos que não são utilizados. Para te ajudar com isso, navegue pela área de trabalho  o seu smartphone – certamente você encontrará alguns softwares esquecidos. Para desinstalá-los em massa você pode contar com uma ajudinha da Google Play. Veja como fazer:

Como desinstalar aplicativos pela Play Store

1. Acesse a Play Store do seu celular;

2. Clique em “Meus apps”;

Desinstalar aplicativos

3. Vá em “Instalados”;

4. Clique na ferramenta “classificar por”;

5 .Escolha a opção “Usados por último”;

6. No final da rolagem estarão listados os apps que não são abertos há tempos pelo usuário;

Desinstalar aplicativos

7. Clique sobre aquele que deseja desinstalar e clique no botão “Desinstalar” para concluir a operação.

Desinstalar aplicativos

A prática de desinstalar aplicativos inúteis deve fazer parte do seu dia a dia de usuário, assim, você sempre estará liberando algum espaço na memória que estava sendo ocupado desnecessariamente. Para fazer isso, realize o passo a passo de desinstalação de apps do sistema android, conforme indicado abaixo:

Como desinstalar aplicativos no Android

1. Abra as configurações do seu aparelho Android;

2. Selecione “Aplicativos”;

Desinstalar aplicativos

3. Clique sobre o aplicativo que deseja desinstalar e o arraste em direção ao canto superior esquerdo da tela, onde diz “desinstalar”;

4. O aplicativo será desinstalado automaticamente e aparecerá uma notificação da Play Store assim que o software for inteiramente removido do aparelho.

Você pode notar que alguns aplicativos, aqueles que vieram na configuração de fábrica, não podem ser desinstalados, somente desativados. A diferença dessa operação é que o software continua a ocupar alguma parte da memória do dispositivo, pois continua lá, mas hibernando.

A vantagem, é que o sistema não perderá mais tempo com possíveis ações do aplicativo estarem operando em segundo plano. Entretanto, em alguns casos, você pode reduzir ainda mais os danos que essas pequenas aplicações têm para o seu celular. Primeiramente,identifique quais são esses aplicativos e clique para abri-los no gerenciador de apps do seu celular ou na Play Store. Em seguida,clique para retroceder atualizações, assim, você continuará a ter o aplicativo em seu dispositivo, mas numa versão mais leve.

Caso você queira mesmo assim desinstalar os aplicativos nativos do seu sistema Android, também há jeito para isso – no entanto, ela não é muito recomendada porque é preciso acessar o root do celular, isto é se tornar um administrador do sistema e acessar partes essenciais de operações que, se forem danificadas, podem gerar panes permanentes no

dispositivo. Veja, abaixo, o que você deve fazer:

Como desinstalar aplicativos nativos

  1. Instale o aplicativo para desinstalar apps por meio da sua Play Store;
  2. Acesse o software instalado;
  3. Clique sobre o aplicativo que deseja fazer a remoção;
  4. Deixe o sistema operar sozinho. Talvez será necessário reiniciar o seu smartphone;
  5. Caso o sistema tenha bloqueado a operação você terá que se contentar com aquele app na versão lite para o resto da vida útil do seu aparelho.

Apps mais recomendados para a operação: Removedor de Apps do Sistema e Debloater.

Com a desinstalação dos aplicativos soberbos do seu aparelho você pode partir para o segundo passo que irá te garantir a transformação do seu celular.

Limpar cache de aplicativos

Outra dica para deixar o seu celular mais rápido é fazer a limpeza do cachê dos aplicativos.

Os smartphones guardam alguns arquivos temporários que ajudam o sistema a gerenciar aplicações ou acelerar o carregamento de um aplicativo. Esse pequeno armazenamento é chamado de cache, um compilado de informações retidas e que consomem espaço da memória RAM do celular.

O excesso de dados no cache pode provocar o travamento de aplicativos ou a demora para rodá-los, por isso, a limpeza o cache dos seus apps poderá te garantir uma melhor experiência ao navegar pela sua telinha

Como Limpar o cache de aplicativos?

  1. Acesse Configurações no seu Android;
  2. Deslize a tela ate a opção “dispositivo”;
  3. Clique na aba “Aplicativos”;
  4. Selecione o app que você gostaria de deletar informações e clique em “Limpar o Cachê”;

Desinstalar aplicativos

5. Quando houver a opção, também clique em “limpar dados”- isso poderá resetar a senha de alguns apps;

6. Repita o procedimento nos demais apps do seu celular.

Ao final do processo, você terá aplicativos rodando mais rapidamente e mais algum espaço na memória do seu celular.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply