Como fazer root no seu Android – Dicas Essenciais!

O tema root é muito comentado em todos os sites especializados em Android. Entretanto, muitas pessoas não sabem o que isso significa ou desejam saber mais sobre o assunto. Nessa perspectiva, a palavra “root” significa raiz, em inglês, e trata-se de um processo no qual se ganha acesso integral ao sistema de um celular, bem como permissão para modificá-lo de maneira livre.

Cabe destacar que a instalação de um root por usuários inexperientes pode causar sérios danos ao dispositivo, visto que, se algo der errado, arquivos importantes do sistema podem ser apagados rapidamente e comprometer o aparelho.

O acesso ao root é feito por um script, instalado no modo download do Android que, em seguida, é executado automaticamente. Tal script usa, geralmente, uma vulnerabilidade do sistema operacional e executa a chamada PrivilegeEscalation.

Vantagens de fazer root no seu Android

root android pra que serve

São diversas as vantagens de fazer um root no celular, dentre elas:

  1. Eliminar aplicativos pré-instalados

Essa customização é a base de tudo que o root proporciona. Sendo assim, você não precisará ver mais aqueles aplicativos pré-instalados pelo fabricante no seu gadget.

  1. Instalar aplicativos melhores

Se por uma perspectiva o smartphone perde aplicativos, por outro lado é possível fazer download de outros mais úteis e poderosos. OTitanium Backup é considerado uma das melhores ferramentas de backup de arquivos do que outras soluções que podem ser utilizadas sem o root.

  1. Instalação de aplicativos no cartão micro SD

Esse recurso é bem interessante, sobretudo para quem não tem muito espaço de memória interna no gadget. Uma vez que o root é feito, será possível instalar apps no cartão micro SD. Além de ocupar menos espaço na memória, também haverá um desempenho melhor do seu aparelho.

Quais são os riscos de fazer essa função?

como fazer root no android

A vantagem também pode transformar-se em maldição. Como o root dá controle total ao usuário, todos os arquivos importantes do sistema ficam expostos e podem, até mesmo, ser excluídos, fato esse que pode causar a inutilização do aparelho.

Outro risco é uma questão de segurança. O Android limita o acesso a configurações essenciais por duas razões:

  • Risco de o usuário não saber o que está fazendo e o vírus assumir o domínio do aparelho definitivamente;
  • Você não receberá mais atualizações oficias via OTA, que é o download pelo Wi-Fi com instalação automática. Sendo assim, será preciso baixar a ROM oficial do site da sua fabricante e instalar manualmente no aparelho.

Viola a garantia do aparelho?

Ao realizar o acesso root, é possível deixar o sistema mais vulnerável. Isso não quer dizer que estará mais propenso a infecções, mas sim que se algum vírus infectar o dispositivo, o aparelho estará totalmente disponível. Além disso, um hacker poderá dominar o seu smartphone, tendo total acesso ao sistema e realizar um estrago.

Com o root, você poderá alterar qualquer arquivo do sistema. Diante disso, se houver alteração de algum arquivo importante do sistema, poderá acarretar em algum dano que impeça que o aparelho seja iniciado, estando preso a um processo contínuo.

root no celular android

A perda de garantia talvez seja o maior receio daqueles que estão em dúvida se devem ou não fazer root em seus dispositivos. Ao realizar esse procedimento, você estará abrindo mão da garantia do aparelho. Essa informação está disposta nos manuais dos produtos. Entretanto, em muitos deles, é possível remover o acesso root ou reinstalar a ROM original do fabricante e, consequentemente, ter direito à garantia novamente. Cabe ressaltar que isso não é 100% garantido, tendo em vista que alguns fabricantes usam ferramentas para apurar se o usuário fez ou não modificações no sistema.

Por fim, muitos fabricantes interrompem a liberação de atualizações do sistema via OTA em dispositivos com acesso root. Como o sistema foi alterado pelo usuário, a atualização pode acabar inviabilizando o processo de atualização.

Em outros casos, o processo é reversível, no entanto, se ele não é tão essencial, não há motivos para realizar o procedimento em seu dispositivo móvel.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply