Como liberar espaço na memória do celular – Passo a Passo completo

Você já deve ter tido alguma vez problema com a memória de algum smartphone. É comum que isso aconteça, ainda mais em um sistema no qual a velocidade da comunicação e a tecnologia avançam em passos longos – permitindo crescentes armazenamentos de dados. Aliás, o quanto te choca pensar que todos os dias bilhares de bytes passam pelas suas mãos sem você perceber? Os cientistas já estudam até os efeitos psicoemocionais que tamanha informação exige do nosso processador interno, o cérebro, que assim como uma máquina pode apresentar panes.

Assim como a nossa memória pessoal (emocional, reflexiva, muscular, etc) os celulares também contém diferentes tipos de memórias. São elas: RAM, ROM, armazenamento interno e armazenamento externo. A diferença entre cada uma delas é a de que:

Memória RAM

O armazenamento RAM (Random Access Memory) é uma memória que armazena as informações por pequenos intervalos de tempo. É ela quem vai agir na hora de processar um aplicativo enquanto ele está aberto ou para ler arquivos, por exemplo. Entretanto, todos os dados que ela armazena são eliminados no momento em que o aparelho desliga ou atualiza. Por isso, quanto mais rápida for a sua memória RAM, maior será a capacidade do seu dispositivo em processar informações.

Memória ROM

A sigla (Read Only Memory) já dá uma pista de para que serve esse tipo de memória, destinada apenas para a leitura, ou seja, só é usada no momento de processar arquivos do sistema. Esse armazenamento mantém os arquivos mesmo quando o aparelho é desligado, atualizado ou inicializado. Ao mesmo tempo, é ela que garante que o seu celular continue funcionando depois de você acidentalmente (ou não tão acidentalmente assim) apague arquivos que não devia.

Armazenamento Externo

É aquele chip a mais de memória que você compra nas bancas ou lojas de operadoras ou tecnologia. Eles são hardwares, portanto armazenam a memória podendo visitá-la em qualquer dispositivo, bastando ser inicializado. Funciona como um pendrive.

Por sua vez, o armazenamento interno do celular é o espaço que o dispositivo utiliza para armazenar todas as informações de sistemas, dados, aplicativos baixados, e todos os demais arquivos que ele possa conter. Como você pôde perceber, quase todas as funções que são realizadas num smartphone geram dados, que serão armazenados por essa memória limitável (geralmente entre 4 a 36 G de espaço).

Agora imagine que todos esses dados, em diferentes momentos, precisarão ser processados pelo sistema do seu aparelho. Entendeu porque celulares com memórias cheias podem comprometer a velocidade e experiência com o dispositivo? Independente de quão bom seja o seu processador, muitos dados geram mais lentidão – e é por isso que você deve fazer limpezas com frequência em seu smartphone.

Aplicativos para limpar a memória do celular

Há alguns aplicativos que podem te ajudar nessa missão, deletando pastas obsoletas, arquivos duplicados ou aplicativos que já não são abertos por longos períodos de tempo de forma muito simples – basta configurar o aplicativo. As melhores opções na Play Store e Apple Store são:

Clean Master

Permite limpar o cachê, otimizar a memória RAM de forma simples. O mais bacana do aplicativo é que ele emite relatórios atualizados a toda hora sobre o desempenho da memória do seu celular, assim você pode usá-lo para identificar sugadores de energia e espaço sem precisar fazer sua própria investigação.

Liberar espaço

RAM Booster e Cleaner

O aplicativo é um dos mais completos na limpeza da memória RAM, além de ter uma interface bem intuitiva. Você não vai precisar mais do que 3 cliques para conseguir liberar espaço na memória e conseguir um celular com processamento mais veloz.

Liberar espaço

Android Booster

O aplicativo te ajudará a limpar aplicativos e tem uma plataforma de aprimoramento do aparelho que faz a limpeza da memória RAM e do cache.Outro recurso muito funcional é o relatório de consumo da memória, o que te ajudará a entender em que situação o seu dispositivo se encontra e até te prevenir a hora de inserir um cartão de memória com mais armazenamento antes que você receba a inconveniente mensagem que faz seus ossos gelarem: ˜o download não pode ser concluído.

Liberar espaço

>> VEJA TAMBÉM: os 5 melhores apps para limpar a memória do celular <<

5 formas de como liberar espaço na memória do seu celular:

A liberação de memória deve ser feita por etapas. Veja o passo a passo para cada ação de limpeza, duas delas você realizou em etapas anteriores deste e-book: a limpeza do cachê e a desinstalação de aplicativos inúteis por meio do gerenciador de apps ou loja de aplicações do seu smartphone. Mas existem mais delas.

1 – Limpeza na galeria

Acredite, pode até ser interessante revirar todas as suas fotos na galeria. Certamente você vai se deparar com coisas de muito tempo, inclusive alguns arquivos já deveriam ser deletados como aquelas famosas fotos borradas ou com o dedo na frente da tela. Inspecione também a pasta que armazena as mídias recebidas de aplicativos, como aquelas boas e velhas fotos de bom dia e boa tarde que chega para você pelo Whatsapp.

Se você utiliza o seu celular para armazenar arquivos importantes ou simplesmente não quer deletar algumas fotos que moram no seu coração então saiba que você pode, ao menos, reduzir o tamanho desse arquivos – ãs vezes sem nem precisar perder a qualidade na imagem. Para fazer isso use o Tiny PNG.

Em relação aos vídeos, mande todos para uma nuvem. Afinal, esses são os principais comilões de espaço no seu celular, pois são arquivos grandes e que exigem muito espaço. O Dropbox e o Google Drive possuem possibilidade de sincronização com o smartphone, assim você pode programar o envio e – quando precisar liberar espaço no seu celular novamente, não precisará ficar com um pé atrás ao apertar o “delete”.

2- Remova arquivos de downloas

Outro lugar que armazena documentos escondidos é a área de downloads. Aquele documento word que você baixou, um PDF de um site ou aquele filme pirateado devem ficar superlotando o seu celular. Faça uma limpeza em tudo o que não for necessário.

3 – Salvar as mensagens do Whatsapp na Nuvem

Quem tem o aplicativo a partir da versão 2.12.197 já conta com a opção de salvar todo o conteúdo no Google Drive, o que inclui as mensagens, áudios e mídias. Para isso não precisa nenhum cadastro, basta usar a conta que está logada no dispositivo.

No Whatsapp,no entanto, é preciso configurar a nova forma de salvamento. Para isso, basta seguir os passos que seguem:

  1. Configurações;
  2. Conversas e chamadas;
  3. Backup de conversas;

Liberar espaço

4. Configure a opção para salvamento na nuvem e regule a periodicidade em que deseja fazer o backup dos conteúdos;

Liberar espaço

5. Clique em Fazer Backup para enviar os dados armazenados até agora no app para a nuvem;

6. Prefira realizar esse procedimento em um local com Wifi estável, para assegurar que não haja perda de dados.

4 – Cuidado com o Spotify e a Netflix

Streamings podem parecer inofensivo por serem serviços que, costumeiramente, se usa online. Mas a verdade é que tudo aquilo que você baixa na sua Netflix ou Spotify também vai parar na memória interna do seu celular, a diferença é que você não consegue visualizar o arquivo numa pasta convencional, como na sua galeria ou na pasta de “Downloads”.

Para gerenciar esses arquivos é preciso ir nos próprios aplicativos decidir o que você quer que fique salvo offline e, depois, conferir se não há nenhum resquício de vídeo ou música salva na sua galeria.

5 – Monitore pastas e arquivos pesados:

Se você faz uso intenso do seu celular é bom monitorar as pastas que são mais pesadas, assim você poderá saber quando está na hora de aumentar a sua memória ou fazer uma limpa em arquivos que, meses atrás, pareciam fundamentais.

Alguns aplicativos podem te ajudar com gráficos visuais que te farão enxergar melhor quais são essas pastas e o quanto elas consomem do seu armazenamento interno. Entre eles está o ES File Explorer e o Disk Usage e Storage Analyzer – ambos muito simples de operar.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply