Como limitar downloads e atualizações de aplicativo apenas via Wifi

Manter os aplicativos do celular atualizados é fundamental para que você tenha acesso a novos recursos e funcionalidades que melhorem o desempenho do aparelho e a sua experiência como usuário. O problema é que ultimamente, quanto mais aplicativos você tiver em seu celular, mais atualizações poderão ser feitas, o que pode lotar a sua memória RAM e deixar o sistema operacional muito lento.

Limitar downloads

Além disso, a constante atualização de programas e aplicativos a qualquer momento pode utilizar muito a sua internet de dados, prejudicando quando você for realmente precisar dela para navegar, fazer alguma pesquisa, baixar algum arquivo etc.

Tanto no iPhone (IOS) quanto no Android os aplicativos são atualizados de forma automática. Porém, é plenamente possível que você faça essa alteração nas configurações do aparelho e limite os downloads e atualizações, deixando para que você escolha quando e o que quer deixar atualizado.

Isso ajuda a evitar que o celular fique lotado e prejudique o seu funcionamento e ainda permite que você consiga economizar os seus dados, já que é possível habilitar para que as atualizações aconteçam apenas quando o celular detectar uma conexão Wifi acessível.

Como restringir downloads e atualizações no Android

No caso do Android, recentemente o Google Play ganhou uma nova função para poder limitar o download de aplicativos para quando o celular esteja sob a conexão Wifi. Essa novidade impede que o usuário gaste de forma desnecessária seus dados móveis baixando e atualizando aplicativos da loja oficial do Android. Ao ativar esse novo recurso, o download iniciado fica pendente até que o smartphone esteja novamente conectado a uma rede Wifi.

Uma opção parecida já estava em funcionamento na parte dos ajustes de atualizações de aplicativos, que ocorrem frequentemente. Porém, a partir de agora, o Google expande a restrição para apenas via Wifi não apenas as atualizações como a execução de downloads para a instalação de novos aplicativos no celular. Veja como utilizar a função abaixo:

1º passo: Abra o aplicativo da Play Store no smartphone vá ao menu lateral. Role a barra até a parte inferior e clique em “Configurações”;

android

2º passo: Vá em “Preferência de download de apps” para poder controlar o uso de dados móveis na hora baixar aplicativos. Para definir quando você quer atualizar os programas, vá até a opção “Atualizar apps automaticamente”. Como padrão, o Android libera downloads e atualizações em qualquer conexão. Mas aqui você consegue restringir para redes sem fio, economizando a sua internet de dados. Para isso, em qualquer dos casos selecione a opção “Somente por Wi-fi” e aperte em “Concluído”;

android

3º passo: Com a restrição ativada, o Google Play vai fazer com que todos os downloads e atualizações que poderiam ser feitos automaticamente fiquem pendentes. Eles só serão reativados quando o seu celular estiver conectado a uma rede sem fio.

Como restringir downloads e atualizações no IOS

O iPhone também como padrão baixar atualizações automaticamente. Isso ocorre desde o iOS 7, que foi lançado em 2013. Desta forma, o usuário só fica sabendo da mudança depois, sem a possibilidade de retornar à versão anterior. E para evitar que isso ocorra e que você tenha um monte de atualizações que por vezes são inúteis, veja a seguir o tutorial para impedir a atualização e o download de novos programas em conexões de dados móveis:

1º passo: Acesse o ícone “Ajustes” do iPhone;

2º passo: Ao entrar nele, aperte a opção “iTunes e App Store”. No caso de um iPad, essa opção estará no menu do lado esquerdo da tela;

IOS

3º passo: Vá em “Transferências automáticas” e desabilite a opção “Atualizações”. Caso queira desabilitar o download de aplicativos automaticamente, desabilite a opção “Apps”. Desta forma, toda vez que uma atualização surgir, você será notificado e poderá ainda definir quais aplicativos poderão receber uma nova versão.

IOS

Caso queira apenas impedir especificamente a atualização de aplicativos enquanto os seus dados móveis estiverem ativos, você deverá seguir o seguinte procedimento, que é semelhante ao anterior:

  • Acesse o ícone “Ajustes” do iPhone;
  • Ao entrar nele, aperte a opção “iTunes e App Store”;
  • Vá em “Transferências automáticas” e desabilite a opção “Usar Dados Celulares”. Assim, os aplicativos só serão atualizados ou baixados quando o seu iPhone estiver conectado a uma rede Wifi.

Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply