Como transmitir tela do celular para a TV? Aprenda aqui

Já pensou estar deitado no sofá e controlar a TV pelo seu celular? Mandar um vídeo do YouTube ou sua série favorita da Netflix do seu dispositivo móvel direto para a televisão? Um sonho, né? Mas tudo isso pode tornar-se realidade, conhecendo essas dicas incríveis de como transmitir tela do celular para a TV!

Antes de qualquer coisa entenda que, para isso, você precisa de uma Smart TV ou de um aparelho especial, como o Chromecast. Aprenda agora:

O que preciso para espelhar o celular na TV?

Como transmitir tela do celular para a TV? Aprenda aqui

Para que você consiga transmitir a tela do celular para a TV, você precisa ter algumas coisas instaladas, tanto no celular, como na TV. São elas:

  • Smartphone com tecnologia Miracast ou semelhante;
  • Smart TV com tecnologia Miracast ou TV convencional com adaptador;
  • Roteador com acesso à Internet.

Para que funcione, tanto a TV quanto o celular precisam estar conectados à Internet. A tecnologia Miracast é usada por várias marcas de smartphones e televisões, para facilitar o uso pelos consumidores. As marcas que melhor a utilizam é a Samsung e LG, independente do sistema operacional.

Outras marcas também utilizam a Miracast para transmitir a tela do aparelho, no entanto, apresentam outro nome. Basta verificar nas especificações de seu aparelho.

A forma como o smartphone e a televisão são “conectados” acontece por um processo chamado WiFi direct. No aparelho Android, essa função pode ser encontrada com outros nomes, como “display sem fio” ou “transmitir”. Outras aparelhos usam uma tecnologia chamada de DLNA e AirPlay.

Não tenho SmartTV, como transmitir tela do celular?

Os aparelhos televisores antigos não possuem a tecnologia Miracast. Consequentemente, não é possível transmitir da tela do celular sem a ajuda de um adaptador. Atualmente, há vários modelos no mercado, que funcionam perfeitamente.

O mais famoso e popular é o Chromest do Google. No entanto, esse dispositivo pode ter um valor mais “salgado”, quando comparado a outros. O próprio Miracast tem um valor muito mais acessível e oferece o mesmo resultado.

Todos os adaptadores funcionam com smartphones com tecnologia Miracast ou outra semelhante.Mas, atenção! Ao adquirir um adaptador, verifique se ele suporta a transmissão de determinados serviços. HBO GO, Amazon Video e a queridinha Netflix não funcionam sem a ajuda de aplicativos específicos.

Como usar o Chromecast?

Não basta ter o adaptador Chromecast, é preciso configurá-lo e usar o aplicativo certo. Para que isso funcione, comece fazendo o download do app Google Home. Conecte o adaptador à TV e certifique-se de que há conexão com a Internet.

No aplicativo, vá em “Configurar”, confirme sua conta Google e aceite as permissões necessárias (serviços de localização e acesso local). Em seguida, procure pelo seu dispositivo Chromecast e conecte-se a ele. Feito isso, aparecerá um código na tela da TV, se não, significa que você está tentando conexão com o dispositivo errado. Tente novamente!

Função Espelhamento

Esse recurso permite espelhar a sua tela de celular para a TV – não apenas um aplicativo específico, mas a tela inicial. Em outras palavras, com a função espelhamento, você pode usar seu celular olhando por meio da tela da TV.

O Android, por usar o Google, permite espelhar facilmente, ao contrário do iOS, que necessita de Apple TV, por usar a tecnologia AirPlay.

Cabo HDMI

Outra maneira de transmitir tela do celular para a TV é usando o tradicional cabo HDMI. Esse recurso não é tão prático quanto o WiFi direct, mas funciona bem na falta de outro recurso.

Aqui, basta conectar o cabo HDMI no celular e depois na TV. No entanto, o seu cabo precisa ter uma ponta USB – os compatíveis são MHL eSlim Port. No mercado, existem cabos específicos para aparelhos Android e iPhone, sendo que o valor varia entre R$30,00 e R$60,00.

O cabo USB, o mesmo que você utiliza para carregar o aparelho, pode ser útil, no entanto permite apenas visualizar arquivos salvos no celular.

Aplicativos para transmitir a tela do celular para a TV

Há uma boa lista e aplicativos que permitem transmitir a tela do celular para a TV, alguns gratuitos, com restrições, outras, em sua maioria, pagos. Lembrando que para funcionarem, a TV e o smartphone precisam de alguma tecnologia, comoMiracast ou semelhante. Verifique, também, se o app alcança seus objetivos.

Esses aplicativos são:

  • Screenstreammirroring;
  • HowLoud PRO;
  • Roku.

Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply