Facebook Marketplace: Como funciona? Aprenda aqui!

Já ouviu falar do Facebook Marketplace? É uma nova oportunidade de expandir negócios, indicada para quem tem pequenos empreendimentos, e um orçamento reduzido. Veja como funciona.

Para quem tem um pequeno negócio e deseja explorar as estratégias do marketing digital, as redes sociais são um caminho barato e eficaz. E desde 2012 o Facebook passou a oferecer uma vitrine exclusiva para que os empreendedores mostrem seus produtos.

O Facebook Marketplace une a força da rede social mais usada no mundo, com as funcionalidades do serviço chamado de shopping center virtual. Separamos aqui tópicos para explicar como usar essa ferramenta. Mas, antes vale entender um pouco do marketplace.

Como podemos entender o Marketplace?

Facebook Marketplace: Como funciona? Aprenda aqui!

Já parou para pensar o que é um shopping center? Então, trata-se de um condomínio que oferece espaços para que marcas possam vender suas mercadorias, ou prestar serviços.

Agora imagine isso num ambiente virtual. É essa a perspectiva do marketplace. Só que nesse modelo, uma grande marca oferece espaço em seu site para que parceiros possam vender produtos.

Claro que essa parceria é orientada por algumas responsabilidades, como garantia e frete, por exemplo. E o site que disponibiliza o espaço, cobra um percentual sobre as vendas.

O Facebook Marketplace segue basicamente esse modelo, porém, tem suas próprias políticas de comercialização. Outra diferença dos demais ambientes virtuais dessa natureza, é que no Face a interação com o público é bem maior.

Como oferecer um produto no Facebook Marketplace?

Para vender suas mercadorias nessa plataforma é bem fácil. A aba para usar essa ferramenta é simples, e não precisará fazer um novo cadastro. Acessar pela web é interessante, pois poderá trabalhar melhor a questão das imagens do produto. Porém, poderá incluir suas mercadorias pelo smartphone de preferir.

No menu lateral do seu feed no Facebook verá a opção Marketplace. Quando clicar nesse ícone uma nova lista surgirá constando:

  • Procurar: fará uma pesquisa ampla sobre produtos que lhe interessem;
  • Grupos: pode fazer grupos de compras, e poderá oferecer mercadorias entre usuários inseridos;
  • Compra: são listados todos os produtos que comprar;
  • Venda: lista de seus produtos oferecidos para venda;
  • Itens salvos: opção para guardar itens que terá interesse em comprar ou vender posteriormente;
  • Filtrar: possibilidade de fazer pesquisas específicas por localização e preço;
  • Comprar por categoria: para oferecer ou comprar mercadorias com nicho específico (veículos, produtos para o lar, eletrônicos, etc.

Para inserir sua mercadoria para venda é só clicar na opção “Vender um item”, e depois preencher:

  1. Nome da mercadoria (até 100 caracteres);
  2. Valor;
  3. Cidade em que se localiza;
  4. Defina uma categoria que se encaixa seu produto;
  5. Descreva mais informações para sua mercadoria;
  6. Insira uma fotografia, e clique em avançar.

A sua oferta ficará no grid de produtos do Facebook Marketplace. Uma boa dica para se dar bem é detalhar bem o que é sua mercadoria, e inserir uma fotografia nítida. Assim despertará o interesse do futuro comprador.

Se não quiser informar um número de contato, os seus clientes mandarão mensagem via inbox. Então é interessante ter o Messenger para dar maior dinamismo.

Vantagens do Facebook Marketplace

Facebook Marketplace: Como funciona? Aprenda aqui!

O enorme público dessa rede social é sem dúvida o maior atrativo. Poderá mostrar seus produtos para milhões de pessoas. E para potencializar ainda mais sua marca, pode fazer uma fanpage e atraí ainda mais clientes para seu espaço.

Mas, usar a ferramenta ainda garante mais vantagens, tais como:

  • Agilidade nas respostas com os clientes. Usando o chat da plataforma pode enviar arquivos sobre o produto, e até mesmo enviar áudios e vídeos;
  • Pode direcionar suas promoções a pessoas de seu estado, cidade ou bairro. Escolherá a escala de atuação;
  • O Facebook Marketplace não cobra percentuais sobre suas vendas. Uma excelente vantagem.

Para aproveitar bem a sua experiência nessa plataforma, é preciso seguir algumas recomendações:

  • Não repasse seus dados financeiros para os possíveis compradores. Existem formas seguras para receber os valores de suas vendas;
  • Se for entregar o produto pessoalmente, escolha lugares movimentados, preferencialmente praças de alimentações. E se possível esteja em companhia de outra pessoa;
  • Para vendas que enviar o produto via Correios ou transportadora, informe ao cliente o tempo máximo de espera. E quando puder, repasse o código de rastreio.

Dessa forma conseguirá se dar bem nessa interessante ferramenta que é o Facebook Marketplace. Faça um teste para entender na prática como funciona.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply