Google Maps: Como usar Offline? Aprenda aqui!

O Google Maps hoje em dia é uma verdadeira mão na roda, pois ele ajuda a nos localizar e a encontrar mais facilmente os mais diversos endereços. E desde um tempo ele também conta com a versão off-line, que exclui a necessidade de você estar conectado ao wi-fi ou mesmo à internet de dados. Sendo assim, você pode navegar pelo Google Maps sem precisar gastar nada por isso. Quer saber como? Então acompanhe este artigo que traremos todos os detalhes para você baixar, salvar seus mapas, atualizar rotas e utilizar todas as funções da melhor maneira possível.

Antigamente navegar pelo Google Maps só era permitido com conexão à internet. No máximo, você conseguia visualizar uma área do mapa na forma off-line, algo bem distante de qualquer facilidade e prática. Porém, atualmente você consegue obter rotas, fazer pesquisa de destinos específicos e localizar dados que lhe serão úteis na região pesquisada.

Por exemplo, se você vai a uma cidade desconhecida, o Google Maps mostra locais como posto de gasolina, mercados etc. Até mesmo horários de funcionamento, telefone e avaliação dos outros usuários sobre os serviços do local você pode encontrar no Google Maps off-line.

Como utilizar o Google Maps off-line

Google Maps: Como usar Offline? Aprenda aqui!

Em primeiro lugar, para acessar o Google Maps off-line, você precisa ir até o menu do Google Maps (os três traços que ficam no canto superior) e clicar em “Mapas off-line”. Nesse local estarão os seus mapas que foram salvos, além de ser possível salvar um pedaço específico do mapa. É possível também baixar no celular uma área, quando você pesquisar, por exemplo, uma cidade, estado ou país e clicar em “Download” na página do local.

Depois de efetuar o download, o Google Maps ficará off-line automaticamente assim que ele perceber que você está em um local com serviço de internet instável ou mesmo sem qualquer acesso a dados. Quando você retomar a sua conexão, o aplicativo voltará a ficar online, permitindo a você acessar mais facilmente a versão completa do Google Maps, o que inclui as condições de tráfego da rota. Em geral, o download de áreas no seu aparelho deverá ser feito apenas em conexões wi-fi para impedir que se gaste muitos dados com o download de muitos conteúdos.

Inclusive, é possível atualizar seu dispositivo para atualizar no modo “Somente Wi-fi” que se encontra na configuração de seu aparelho. Com isso, sempre que não houver uma rede wi-fi, ainda que você tenha conexão de dados, o Google Maps vai ficar off-line. Para isso, basta ir ao menu lateral e escolher a opção “Somente Wi-fi”.

Salve em um cartão SD os mapas gerados pelo aplicativo

O Google Maps tem como padrão fazer o download dos mapas no armazenamento interno do celular. Porém, você pode modificar essa configuração e salvá-los no cartão de memória SD,se você tiver um. Para isso, siga as instruções abaixo:

  • Insira um cartão SD no dispositivo;
  • Vá ao Google Maps e clique no menu principal;
  • Toque na opção “Mapas off-line”;
  • Vá ao canto direito superior e aperte o ícone de configurações;
  • Se dirija a “Preferências de armazenamento”, clique em “Dispositivo” e depois em “Cartão SD”.

Atualize seus mapas off-line

Google Maps: Como usar Offline? Aprenda aqui!

Os mapas baixados no seu celular precisam ser atualizados pelo menos uma vez por mês para que possíveis mudanças na área estejam presentes no seu mapa. Por exemplo, se o mapa
off-line expirar em 15 dias, o próprio Google Maps tentará atualizá-lo assim que ele se conectar em uma rede wi-fi ou então em um carregador.

Para que você consiga atualizar de forma manual, faça como está indicado a seguir:

Com notificação

  • Abra a notificação e clique no item “Atualizar”;
  • Clique no mapa expirado da lista;
  • O mapa se atualizará automaticamente.

Sem notificação

  • Abra o aplicativo Google Maps;
  • Vá no menu à esquerda e depois clique em “Mapas Off-line”;
  • Selecione o mapa que você quer atualizar;
  • Clique em “Atualizar”.

Exclua mapas off-line do seu aparelho

Para eliminar os mapas off-line que você não quer mais no seu aparelho, siga os passos a seguir:

  • Abra o aplicativo Google Maps;
  • Vá no menu à esquerda e clique na opção “Mapas Off-line”;
  • Selecione o mapa que você quer apagar da lista;
  • Clique em excluir;
  • Confirme que você deseja eliminar o mapa.

Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply