Google Play Livros – Como ler livros de graça ou comprar e-books pelo celular

O Google Livros é o serviço do Google que armazena acervo de livros na versão digital, o que inclui e-books e livros digitalizados para a web. Com o aplicativo Google Play Livros o usuário pode ler livros de graça ou comprar exemplares para a leitura on-line e off-line no tablet ou celular.

O aplicativo está disponível tanto para Android como iOS e está avançando cada vez mais na concorrência com os já bem consolidados iBooks da Apple e o Kindle da Amazon, sobretudo porque oferece um catálogo extenso de publicações.

Clique nos botões, abaixo, para fazer o download do Google Play Livros no seu dispositivo.

baixar na play store

baixar na apple store

 

>> GOOGLE ACADÊMICO: aprenda a usar esse app em seus trabalhos e produções científicas! <<

Como Usar o Google Livros no seu celular

O uso da ferramenta é muito intuitiva, tal como os demais serviços da Google. Abaixo, você aprenderá como realizar as principais funções de uso desse app.

Comprar livros digitais

Se você quiser conferir a disponibilidade de um exemplar em específico basta pesquisar pelo nome ou autor na barra de pesquisa. Para facilitar a sua busca você pode usar o dispositivo de pesquisa avançada.

Os livros que são pagos tem a visualização limitada de páginas para que o usuário possa conferir se o exemplar supre busca, mas sem inutilizar a compra do exemplar.

Para fazer a compra basta clicar no botão verde “Comprar” e selecionar a forma de pagamento. Comparativamente, os livros disponíveis são bem em contas, principalmente em relação aos livros impressos.

Comprar Livros na Google Livros Comprar livro na Google Play Livros Comprar livro no Google Livros

Baixar livros gratuitos na Google Play Livros

Os livros gratuitos podem ser acessados nessa página. Lá você vai encontrar uma série de exemplares que podem ser feitos o download na íntegra gratuitamente. Para saber se estão mesmo disponíveis na íntegra não se esqueça de ativar a “visualização completa” no campo lateral esquerdo do app (a localização é a mesma na versão para desktop).

Ao deixar o filtro de “gratuito” ativado você poderá fazer busca de autores e palavras-chave para encontrar possíveis exemplares de seu desejo em versão grátis. Para saber se é gratuito basta conferir o selo ao lado das estrelas de avaliações dos usuários.

Visualizar livro no google play livros

No acervo disponível pela  Google há desde romances até guias financeiros, livros acadêmicos e documentos oficiais como o Código de Defesa do Consumidor.

Assim que o download for completo você poderá acessá-lo na sua biblioteca, o mesmo ficará disponível também offline, desde que seja feito o download do PDF. Nesse caso, para acessá-lo sem conexão será preciso ir na parte de “downloads” do seu dispositivo.

Também é possível fazer o download dos livros no formato ePub para leitura em aplicativos especializados para leitura como o Kindle e o iBooks da Apple.

Upload de arquivos para a sua biblioteca

A biblioteca pessoal do Google Livros não limita o usuário para arquivos baixados somente pelo serviço da empresa, mas também funciona como uma nuvem virtual para o internauta. Ou seja, você pode fazer o download de livros e documentos direto do seu dispositivo para a sua conta da Google Play.

Veja como fazer:

  1. Vá até a sua biblioteca e clicar no botão “Fazer upload de arquivo”;
    Upload de arquivos Google Livros
  2. Selecione os arquivos que deseja fazer o upload e aguarde o carregamento;
    Selecionar arquivo no Google Play Livros
  3. Há também a opção de selecionar arquivos do Seu Google Drive;
  4. Ao finalizar o upload dos arquivos os documentos poderão ser acessados na parte de “Uploads”
    Upload de arquivos Google Livros
  5. Para ler na Web os arquivos já baixados basta clicar sobre o exemplar que será aberta uma visualização no próprio site ou aplicativo.

>> VEJA TAMBÉM: Melhores aplicativos de leituras de livros – Veja aqui quais são! <<

Recursos do app Google Play Livros

  • Smart Resume: permite que o usuário continue a leitura da frase onde parou, na palavra exata, sem se sentir confuso no que está acontecendo na história. O recurso é ativado automaticamente na leitura on-line;
  • Audiolivro: o recurso precisa ser ativado no canto da tela e permite que o usuário escute o livro ao invés de lê-lo, assim você poderá fazer as leituras mesmo no ônibus ou enquanto dirige, por exemplo;
  • Biblioteca da família: com o recurso todos os membros da família podem ser integrados em uma única conta na qual podem ser compartilhados livros eletrônicos e audiolivros. São suportados no máximo 5 usuários por grupo familiar;
  • Controle de gastos: a funcionalidade permite controlar os gastos de compras, podendo definir o limite que pode gastar para evitar gastos desnecessários. Para ativá-lo basta acessar o recurso na opção de configurações e definir as marcações de orçamento;
  • Marcadores: assim como no leitor de PDF’s você também pode usar o app ou versão de navegador do Google Play Livros para fazer suas anotações, marcações e comentários na parte que desejar do livro ou documento – mas fique atento, pois busca por palavras e anotações não estão disponíveis no app em arquivos PDF;
  • Troca de cores: o recurso automático é feito para não cansar a vista do leitor e facilitar a leitura. Aliado a esse recurso também é possível aumentar o espaçamento entre as linhas.

Marcadores no Google Play Livros

Avaliação

O programa é bem programado e simula todos os efeitos de livro, inclusive as viradas de página. Entretanto, nem todos os títulos são fáceis de achar como em aplicativos concorrentes, tal como o iBooks.

Nitidamente, o aplicativo tem recursos que demonstram preocupação com a experiência do usuário e não economiza nas possibilidades online.

Em relação aos exemplares o Google também tem um bom acervo, entretanto, tende a ter preços mais caros do que outros aplicativos do mesmo setor para diferentes exemplares.

Google Books

Prós

  • Leitura fácil;
  • Fácil de usar;
  • Interface minimalista;
  • Possibilidade de trocar a fonte do livro;
  • títulos mais baratos do que livrarias físicas;
  • Disponível tanto no Android como no iOS.

Contras

  • Não é possível emprestar livros;
  • Não tem como dar presente para outra pessoa;
  • Google Livros funciona no desktop mas a versão de Google Livros é um pouco limitada.

 


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Leave a Reply