Google Play Service – O que é? Para que Serve?

Os usuários do Android tem a vantagem de contar com Google Play Service, um dos mais importantes aplicativos desse sistema operacional. Com ele, é possível realizar a integração de todos os serviços do Google no celular.

O aplicativo possui 2 partes, um destinado à biblioteca com pacotes de aplicações direcionados aos desenvolvedores e o outro é um componente de serviço que serve para trazer novas funções para os usuários.

O Google Play Service já vem instalado em alguns aparelhos android, ele é atualizado constantemente e solicita um grande número de permissões como acesso e controle do SMS, acesso as informações de aplicativos, acesso a dados de registros confidenciais, entre outros.

google service

Para que serve o Google Play Service?

A principal função do Google Play é promover o melhor funcionamento de outros aplicativos do android, por isso é conhecido como um pacote de APIs (Application Programming Interface).

Ele é capaz de direcionar os desenvolvedores no momento que estão programando outros aplicativos que possuem comunicação entre si. Desse modo, os aplicativos que os usuários instalam no celular dependem cada vez menos das atualizações do sistema para rodar com eficiência.

Com todos esses recursos é possível ter todos os up-dates instalados de forma automática independente da versão do android.

Em suma, o Google Play Service serve para melhorar experiência do usuário e reduzir o tempo de espera para atualização do sistema operacional, além disso, os aplicativos mais populares também são beneficiados.

Como Usar o Google Play Service?

Na verdade, o aplicativo se integra ao sistema android de forma automatizada para trazer os melhores recursos para o celular.

O Google Play Service não é um aplicativo que você abre para utilizar, ele simplesmente existe no sistema operacional e o usuário não precisa fazer nada, apenas mante-lo atualizado para aproveitar de todas as novidades que estão sendo incrementadas.

A única ressalva é que o aplicativo ocupa bastante espaço na memória do celular, entretanto, ele precisa ser mantido para garantir que todos os aplicativos funcionem perfeitamente.

Caso o aplicativo seja desinstalado ou não for atualizado, o usuário corre o risco de muitos apps pararem de funcionar.

Embora muitos aparelhos já possuem o Google Play Service instalado, ele também pode ser encontrado no ” Play Store” para fazer o download.

A importância de manter o Google Play Service atualizado

Como o aplicativo é praticamente indispensável para o sistema android operar corretamente, é fundamental mante-lo sempre atualizado para evitar problemas de acesso nos apps.

No momento da atualização, o Google Play Service libera novos recursos para os aplicativos, além disso, ele fornece funções importantes como a autenticação dos serviços do Google, acesso as informações de privacidade, sincronização de contatos, localização, entre outros.

Ou seja, ele aprimora os recursos do celular em diversos aspectos, seja em uso de apps, pesquisas off lines, consulta de mapas e experiências em jogos.

Todos os usuários precisam consultar se estão com a versão mais nova do Google Play Service, desse modo, conseguem aproveitar todos os benefícios que o aplicativo oferece.

Para saber disso, siga o procedimento:

1- Acesse as configurações

2- Sobre o telefone ou sistema

3- Versão android

É necessário que você tenha ” fontes desconhecidas ativadas”, desse modo, é possível instalar outros aplicativos no aparelho fora do Google Play.

Para marcar as fontes desconhecidas, clique em: ” configurações” – ” segurança”  e marque a caixa de ” fontes desconhecidas”.

4- Para saber a versão do Play Google Services do seu celular é necessário verificar o número (sufixo de 3 ou 6 números seguidos de hífen).

O primeiro número é a sua versão do android, o próximo é a arquitetura da CPU e o terceiro é o DPI (polegadas do aparelho).

Sabendo qual é a versão que o seu celular possui, fica mais fácil avaliar a necessidade de atualizar o aplicativo para que o aparelho tenha melhor performance.

A atualização do app pode ser feita pelo Play Store. Em alguns casos pode dar erro, então é preciso desativar, limpar o cachê e reiniciar o celular conforme as seguintes instruções: Configurar/Aplicativos/Todos/Google Play Service.

 


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply