Gravador de Tela para Android e iOS – Os 10 melhores aplicativos para gravar

Gravar a tela do celular é um recurso bem útil para quando se quer ensinar um amigo a usar um aplicativo, gravar tutoriais ou fazer uma edição simples de vídeo para publicar no YouTube.

Há aplicativos gratuitos no Android e no iOS que vão te ajudar a quebrar esse galho fazendo uma boa captação de áudio e vídeo. Aqui você vai conhecer quais são os 10 melhores apps de gravação de tela que valem a pena fazer download e quais são as características de cada um dos Screen Recorder.

Na lista constam somente gravador de tela sem root, ou seja, as opções em que basta baixar o app e usar- sem precisar se tornar um administrador do sistema para conseguir fazer a captação da tela de seu celular.

1. Google Play Games

O primeiro da lista não podia ser diferente! A Google possui aplicativos para as mais diversas funções, inclusive, para gravar a tela do celular. No caso, o app usado para isso é o Google Play Games, o qual já vem instalado na versão de fábrica da grande maioria dos Androids – ou seja, se você só precisa de um quebra galho para o Android essa pode ser uma excelente escolha!

O Google Play Games foi criado, especificadamente, para a gravação de gameplay, ou seja, você pode gravar a tela enquanto está jogando em seu smartphone. Para a felicidade dos gamers, o app ainda vem com uma série de recursos de edição que podem até excluir a necessidade de um editor de vídeo para smarpthone.

Os youtubers e gamers também vão adorar a função que esse gravador de tela gratuito possui de fazer transmissões ao vivo gravando a tela inteira do celular. Assim, você pode fazer um campeonato de jogos ao vivo e transmitir para o seu público do Youtube com esse app (sem precisar pagar nada por isso).

Para usá-lo, basta acessar o app e começar a gravar, utilizando o seu smartphone. O seu funcionamento é uma versão simplificada, não havendo segredos para fazer as gravações. Esse é um aplicativo gratuito e está disponível para Android, mas atenção, ele grava apenas em 720p ou 480p, o que pode ser um problema para quem quer gravar vídeos que possam ser vistos na televisão ou em telas maiores.

Veja só como funciona o uso desse gravador de tela sem root, ou seja, que você só precisa baixar e começar a usar.

 

baixar na apple store

2. Lollipop Screen Recorder

Esse gravador de tela foi pensado justamente para atender aos usuários do Android Lollipop (versão 5,0). No entanto, o app também está disponível e funciona perfeitamente em celulares desatualizados ou com versões mais antigas do sistema operacional.

O aplicativo para gravar tela do Android é um dos mais populares na Google Play. Em grande parte, a preferência que têm entre os usuários se dá pela quantidade de opções possibilitadas pelo app, que incluem gravador de tela gratuito sem root e ainda te deixa gravar transmissões ao vivo mesclando a gravação de tela com o uso da câmera frontal do celular. Se não for ao vivo, o usuário ainda poderá pausar e cortar o vídeo a qualquer momento com comandos simples.

Ainda entre suas funcionalidades, é possível escolher a resolução de vídeo, que vai de de 480 a alta resolução de 1080p. Tal característica é o que justifica a popularidade desse aplicativo para gravar a tela do celular.

No vídeo você pode ter mais noção de como funciona o processo de gravação de tela do Lollipop:

baixar na apple store

3. Du Gravador de Tela

O Du Gravador de tela é conhecido pelo público gamer, já que o app permite um excelente qualidade de vídeo e áudio e ainda tem opções de compartilhamento com finalização e edição básica do vídeo. Ou seja, a ferramenta tem todos os recursos necessários para fazer uma captação de tela do seu celular e por meio do próprio app já redirecionar o vídeo para compartilhamento em redes sociais e no próprio YouTube.

Ainda entre as funcionalidades desse aplicativo gravar agravar a delta do celular constam ferramentas de edição como corte, adição de música, efeitos sonoros e legendas. Assim, ele deixa de ser um app de gravação e se torna também um aplicativo de edição de vídeos.  

Por muitos, o Du gravador é o melhor gravador de tela para gameplay para se ter baixo no celular e, inclusive, é um dos que tem a melhor nota nas lojas de aplicativos pelo usuários dos já informados aqui na lista.

Com o vídeo abaixo você confere como fica a gravação de tela usando esse app:

Confira aqui a nossa avaliação completa sobre o Du Gravador de Tela. 

baixar na play store

baixar na apple store

4. SCR Screen Recorder

Esse é um dos mais funcionais aplicativos gravadores de tela de celular. O SCR Screen Recorder deve ser baixado diretamente no site do desenvolvedor, uma vez que não está disponível nas lojas oficiais de apps como a Play Store ou Apple Store.

Além de gravar a tela do seu aparelho, você também poderá usar a câmera frontal, para gravar a tela e o seu rosto ao mesmo tempo (como acontece nas conversas do Skype), deixando o seu vídeo mais dinâmico e com mais recursos. Ele ainda permite escolher a resolução, a taxa de bits e a taxa de quadros.

Algumas funções são gratuitas, outras pagas, mas vale a pena, quando se quer fazer uma gravação de tela perfeita.No entanto, ele está disponível para Android, mas nas versões KitKat e Jellybean, sendo preciso fazer o root do aparelho, para que funcione adequadamente.

Outra vantagem que faz com que esse gravador de tela do celular esteja na lista dos melhores é a preocupação dos desenvolvedores em atualizar a ferramenta com recorrência, sempre atendendo com um ou outro aconselhamento dos usuários.

No vídeo abaixo você aprende a usar o aplicativo para gravar a tela do seu celular:

>> Veja aqui a nossa avaliação completa do SCR Screen Recorder <<

baixar na apple store

5. Airshou

Esse aplicativo está disponível para iOS, rodando perfeitamente bem no iOS 9. Está na lista dos melhores aplicativos gravadores de tela porque é bem leve e não utiliza tanto o processamento do aparelho para funcionar, o que garante que a sua gravação não seja interrompida por bugs e travamentos.

A melhor parte do app é que ele grava vídeos em boa qualidade, sendo que o internauta pode escolher em qual resolução na captura de tela, que incluem captação em alta qualidade de gravação. Entretanto, ao contrário dos demais aplicativos a resolução é definida somente no momento de salvar seus vídeos.

Outra funcionalidade interessante é que você poderá usar a sua voz para gravar a tela do seu aparelho, no entanto, poderá sair com alguns ruídos, de modo que o recurso acaba sendo útil somente para quem já dispõem de microfones para captação de áudio direcionadas.

No vídeo abaixo você confere como usar o aplicativo:

baixar na apple store

6. Dr.Fone

Esse aplicativo pode ser usado para gravar a tela do iOS 10 ou do iPad. Ele é profissional, o que possibilita um resultado de vídeo de alta qualidade e áudio igualmente bom – ainda no app é sempre perguntado se pode gravar o áudio, o que mostra que a ferramenta tem uma boa possibilidade de configuração.

Para funcionar, o app precisa espelhar a sua tela em um computador ou Mac. A interface é bem intuitiva e simples de usar, facilitando o seu manuseio e as configurações do vídeo final.

Como foi feito para os usuários do sistema iOS ele garante um visual minimalista que copia os programas da Apple, com várias funcionalidades escondidas aqui e ali que precisam ser descobertas pelo usuário.

Para facilitar o manuseio e os primeiros passos com a ferramenta confira no vídeo, abaixo, como usar o app gravador de tela:

baixar na apple store

7. AZ Screen Recorder

Quem se importa com a qualidade de imagem não terá dúvidas em baixar o Az Screer Recorder, afinal, ele é um dos poucos aplicativos para gravar a tela do celular capaz de gravar a tela em Full HD e filmes em QHD tanto no Andriod como no iOS. Além de vídeo de alta qualidade, se o seu celular tiver um bom microfone, a ferramenta de gravação de tela prometerá uma captação direcional sem ecos muito eficiente.

Entre os recursos disponíveis está a opção de pausar e reiniciar a gravação sem precisar começar o vídeo do zero. Outra vantagem que faz com que seja imprescindível listar o AZ screen Recorder na lista de melhores apps de gravação de tela é o fato de não ter nenhum tipo de marca da água, mesmo sendo completamente gratuito. Pelo contrário: ele até possibilita ao usuário incluir uma logo no vídeo.

Isso tudo sem contar que, quem baixa o Az Screen Recorder não precisa nem ter um editor de vídeos, uma vez que o aplicativo já dispõem das principais técnicas de edição: corte, ajuste de saturação, inclusão de imagens, GIFS e extração de quadros.

Veja no vídeo abaixo como usar esse aplicativo:

>> Veja aqui a nossa avaliação completa do AZ Screen Recorder <<

8. Mobizen

O Mobizen é um gravador de tela ideal para quem quem quer agilidade na hora de gravar e editar seus vídeos. Além de poder gravar a tela do celular também é possível usar o software para a edição: incluir créditos, músicas, adicionar uma introdução ou fazer a captação de som interno.

Outra vantagem do Mobizen é que ele também grava os sons e efeitos dos programas que estão sendo usados no celular no momento da gravação. Portanto, se você quer fazer o tutorial de um jogo, isso será uma vantagem e tanto.

Por último, no momenot de salvar seus vídeos mais uma boa surpresa: o app permite uma qualidade de gravação que chega a 2K e ainda há a possibilidade de remover a marca d’ água com o pagamento de pequenas taxas. No caso de videomarkers profissionais, vale muito a pena.

Veja no vídeo como o Mobizen funciona na prática:

baixar na apple store

9. Unlimited Screen Recorder


O Unlimited Screen Recorder funciona somente em celulares Android. Entretanto, a esse público ele não deixa mesmo a desejar. Além de não ter nenhum tipo de marca d’ água mesmo na versão gratuita, ele também permite que os usuários gravem o vídeo e o áudio usando o celular. No software também tem recursos para editores mais experientes, como uso de legendas e montagem de vídeo.

Mesmo sendo completamente gratuito, a forma de financiamento desse aplicativo de alta qualidade é a partir de financiamento coletivo. Quem quiser, pode doar uma quantia em dinheiro aos desenvolvedores para a garantir de melhorias no sistema.

Veja no vídeo abaixo uma forma prática de usar o app:

10. Ilos Screen Recorder


Por último, temos o iLos Screen Recorder que pode ser usado por qualquer usuário do Android 5.0 ou superior. O App também não precisa de root para funcionar e não tem limitação de tempo de gravação – o que é ideal para quem pretende fazer vídeos para o YouTube.

Outra vantagem desse aplicativo para gravar a tela do celular é que ele não tem nenhum tipo de marca d’ água  ou propagandas mesmo na versão gratuita, e mesmo assim, não economiza nos recursos: [é possível fazer gravações, captações de áudio e pequenas edições.

Veja no vídeo, abaixo, um tutorial simples de como esse app funciona:

Gravador de tela do iPhone – Como usar?

Quem já possui o iPhone 11 nem precisa de aplicativo para gravar a tela do celular , basta usar a própria função do seu aparelho, que permite gravar a tela tranquilamente. Para isso, acesse “Ajustes”, “Central de Controle”, “Personalizar Controles” e adicione a opção “Gravação de Tela”.

Para usar o recurso, abra a “Central de Controle” e toque em começar a gravar. Você também poderá usar o áudio do microfone em suas gravações, sendo que o resultado final ficará salvo no app Fotos. De lá há a opções para compartilhar com seus amigos e contatos por meio de um link compartilhável, tal como os existentes em nuvens como o Drive.

São vários aplicativos disponíveis como gravador de tela para celular. Se você vai utilizá-lo poucas vezes, veja algum que ocupe pouco espaço ou que seja prático. Mas, se você pretende fazer vários vídeos, escolha um com mais recursos.

Aplicativos para gravar a tela do PC

Se o seu objetivo é gravar a tela do pc ao invés do seu smartphone então a recomendação de aplicativos é diferente, afinal, poucos dos apps para mobile funcionam também no desktop.

Abaixo, está uma lista sem descrição dos melhores gravadores de tela de pc que você pode baixar no Baixaki ou na loja de aplicativos do seu computador.

Agora que você já sabe quais são os melhores gravador de tela para o seu celular e computador escolha a ferramenta que mais se enquadra às suas necessidades e mande a ver na sua captação.

Deixe, abaixo, nos comentários suas indicações e avaliações sobre as ferramentas de gravação de tela disponíveis no Android e iOS. Queremos saber a sua opinião!


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

2 Comments

  1. Cauã Eduardo Cavalcante Pereira
    • webgocontent

Leave a Reply