IMEI – O que é e como localizar no Iphone e no Android

Você sabia que cada celular tem um código único? Esse código funciona como o chassi do carro ou como o nosso RG ou CPF. É um número único, usado para os casos de perda ou roubo de aparelho. Com esse código, você pode bloquear o celular e impossibilitar que seja usado para práticas ilícitas. Também, pode usá-lo para verificar se está comprando um celular roubado.

Entenda o que é o IMEI e saiba como localizar no iPhone e no Android:

O que é IMEI

O IMEI (International Mobile EquipmentIdentity) é um código de identificação global.Todo celular possui esse código, sendo único para cada aparelho. Com ele, você pode bloquear o seu aparelho em casos de roubo ou de perda. Dessa forma, ninguém conseguirá usá-lo.

O código possui quinze dígitos, sendo os seis primeiros conhecidos como TAC (TypeAllocationCode), que indicam onde o aparelho foi criado. Os próximos 2 números são conhecidos como FAC (Final Assembly Code), que informam o fabricante. Os números seguintes são o número de série e o último é um dígito verificador.

IMEI IPHONE

Cada celular possui um código verificador. No entanto, em aparelhos dual chip (ou mais) podem ter mais de um IMEI.Antigamente, o IMEI era usado para bloquear o uso de outras operadoras no mesmo aparelho. Ou seja, se você comprasse o celular da operadora X, precisaria fazer o desbloqueio para usar com a operadora Y. Atualmente, todas as operadoras são obrigadas, pela Anatel, a vender aparelhos desbloqueados.

Para que ele serve?

O IMEI serve para proteger o seu celular. Se ele for roubado ou ainda se você perdê-lo, poderá usar esse código para bloquear o seu aparelho. Para isso, faça um Boletim de Ocorrência e depois ligue em sua operadora, informando o IMEI para bloquear. A operadora irá pedir que você encaminhe uma cópia do BO, para finalizar o processo.

O bloqueio de celular usando o IMEI é reversível, mas demorado. Se você encontrar o seu aparelho depois de bloqueá-lo com o código, entre em contato com a operadora, a fim de realizar o desbloqueio. No entanto, terá que provar que ele é seu e não foi obtido ilegalmente.

A compra de aparelhos usados é cada vez mais comum. Se você está comprando um celular usado e tem medo de ser roubado, poderá verificar se o IMEI dele está na lista negra de aparelhos roubados ou perdidos.Para isso, acesse o site http://www.imeipro.info e digite o código verificador de 15 dígitos.

O site irá mostrar se o seu celular é roubado ou perdido. No caso de um iPhone, você também verá a conta do iCloud que o celular está vinculado. O fabricante poderá solicitar o número do IMEI em casos como quando você for usar a garantia ou ainda para receber atualizações. Isso acontece para saber se o celular é autentico.

Como localizar IMEI no iPhone e no Android

Tanto no iPhone quanto no Android, as formas de localizar o IMEI são iguais. Afinal, o código é do aparelho celular e não do sistema operacional.

A primeira e pouco conhecida é digitar o número *#06#. Logo, aparecerá em sua tela um quadro indicando o número IMEI do aparelho. Se for dual chip, poderá ter mais de um código. Anote-os em um local seguro para casos de perda.

imei ANDROID

Outra maneira de verificar esse código é indo ao menu de “Ajustes” ou “Configurações” e procurar a opção “Sobre o celular”. Lá, você verá o código IMEI, a versão do seu aparelho e, até mesmo, a versão do sistema operacional.

O código também vem descrito na caixa do seu aparelho. Portanto, ao adquirir um celular novo, guarde a caixa muito bem! O IMEI também pode estar em um adesivo embaixo da bateria do seu aparelho.

No caso do iPhone, ele está localizado dentro da “bandeja” do cartão.

o que é IMEI

Seja iOS ou Android, verifique agora mesmo o número IMEI do seu aparelho e guarde-o em local seguro. Anote em um papel e deixe dentro da carteira ou em seu quarto. Guarde a caixa muito bem ou envie o código para o seu e-mail ou qualquer outra plataforma on-line. O importante é saber onde ele está para casos de perda ou roubo do aparelho.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply