iTunes – O que é? Como funciona? Funções, Download e Avaliação

O iTunes foi um um dos programas para gerenciamento de mídia mais usados, até mesmo por aqueles que não possuem um aparelho de celular da Apple. Por permitir a instalação em outros sistemas, muita gente utilizou e ainda utilizam.

Ele era muito  usado como um agregados de mídia e para fazer o gerenciamento de músicas, vídeos e podcasts e possui várias versões, em cada versão atualizada com mais recursos e novidades.

Recentemente, foi anunciado que o iTunes não será mais atualizado pois no lugar deles 3 novos aplicativos surgem, sendo eles o Music, TV e Podcasts. Ou seja, o usuário terá 3 novos apps com as mesmas funções, mas de forma segmentada.

iTunes

É uma boa notícia para quem usava para apenas uma determinada função, como só para ouvir música ou para ouvir apenas podcasts. Nos aparelhos com macOS 10.15 já vem com a novidade.

Os saudosistas podem continuar usando as versões antigas no computador, por enquanto. Saiba mais sobre o programa no texto a seguir.

 

Como funciona o iTunes?

O iTunes é um programa disponibilizado pela Apple para gerenciamento de mídia, usado para que os usuários possam transferir arquivos de um computador, tanto com o sistema Windows como Mac, para dispositivos móveis, como celulares e outros aparelhos de reprodução de áudio.

Para usá-lo, é necessário encontrar a versão do programa compatível com seu computador e instalá-lo. Ao abri-lo, é bem simples entender como o agregador de mídia funciona. Ele pode servir como um backup de arquivos no aparelho móvel, pois também permite que seja adicionado arquivos nele para o iTunes através de um cabo USB.

iTunes

iTunes

Uma vantagem é que é possível baixar todas as versões anteriores do iTunes no site de suporte da Apple. Para fazer o download, clique no botão abaixo:

baixar na apple store

Prós e contras

Assim como muitos programas, existem muitos pós e contras no uso e na usabilidade. Confira os principais do iTunes:

Pós

  • Usabilidade boa, intuitivo e fácil de usar;
  • Backup de arquivos de celulares;
  • Interface simples e bastante intuitiva;
  • Possui\ um rádio, o Rádio iTunes, com cerca de 250 emissoras;
  • Além de músicas, gerencia fotos, filmes, podcasts, programas e aplicativos;
  • Podia ser usado em computadores Mac e Windows;
  • Permitia a compra de músicas dentro do programa;
  • Permitia a organização dos arquivos e a busca por títulos;
  • Permitia também o carregamento de vídeos, podcasts para os aparelhos portáteis, como celulares Apple, iPod e iPhone;
  • Gratuito;
  • Versões antigas podem ser baixadas no computador.

Contras

  • Não é mais usado, pois em junho de 2019 foi anunciado que se tornaria 3 novos aplicativos separados: Music, TV e Podcast;
  • Pode ser substituído por outros programas de reprodução streaming de mídia (Spotify e Deezer, por exemplo), no qual não é preciso baixar os arquivos para reprodução.

Avaliação

Apesar de recentemente ter sido anunciado que o iTunes não seria mais atualizado, pois se dividiu em 3 novos apps, durante os anos em que foi usado foi bem aceito pelos usuários e bem avaliado.

Sua usabilidade era boa e agradava os usuários, facilitando o acesso e a organização de várias mídias.

Qual o preço do iTunes?

O iTunes era um programa gratuito e os novos aplicativos que surgem a partir dele também devem continuar sendo gratuitos. Portanto, os usuários podem ficar tranquilos em relação ao serviço, pois será apenas dividido em 3 novos aplicativos, mas a qualidade do serviço e facilidade deve continuar a mesma.

Além disso, as mudanças não irão afetar a versão do programa feita para computadores Windows e também não irã impactar as versões para Macs que podem ser baixadas ainda.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply