Notificações dos seus aplicativos: como habilitar e desabilitar (Android)

Um minuto longe do celular é o suficiente para notificações dos aplicativos de mensagem, banco, streaming, etc., encherem a tela do seu aparelho. Não dá nem para saber por onde começar. Por outro lado, existem notificações de aplicativos que você precisa receber, mas não estão configuradas. Então, para quem quer aprender a habilitar e desabilitar notificações de aplicativos do Android, é só nos acompanhar até o final esse texto.

As notificações que recebemos dos aplicativos instalados em nossos smartphones são de todos os tipos, desde propagandas até informativos necessários para as nossas rotinas. O sistema operacional Android, instalado em boa parte dos celulares do mundo, tem funções nativas que ajudam a habilitar as notificações, as quais consideramos prioritárias. Basta configurar de quais aplicativos queremos receber as notificações que logo aquele mundo de ícones na parte superior do visor sumirá.

Vamos conhecer essas funções detalhadas, a seguir:

Habilitando e desabilitando as notificações no Android

Notificações dos seus aplicativos: como habilitar e desabilitar (Android)

As notificações dos aplicativos no sistema Android vão se acumulando e formam uma lista com várias abas. Essas abas, na maioria das vezes, são propagandas dos Apps, mas também são mensagens do WhatsApp e outros mensageiros.

Existem caminhos diferentes para desabilitar ou habilitar as notificações. Vamos, inicialmente, aprender a habilitar notificações, seguindo os passos:

  1. No menu de widgets, clique em “Ajustes ou Configurações” (dependerá da versão Android que você utilizar);
  2. Na lista que surgir, escolha “Som e notificação”;
  3. Na lista “Notificações”, toque em “Aplicativos”. Aparecerão todos os aplicativos instalados no aparelho, escolha o que deseja habilitar para receber notificações ou torná-lo “Prioritário”.

Agora, para o caso de quere desabilitar as notificações de alguns aplicativos, existem 2 opções bem fáceis:

Opção 1 para desabilitar notificações

  1. Na própria notificação, toque e segure por alguns segundos. Surgirão 2 símbolos, o de “Configurações” e o de “Informação” do aplicativo;
  2. Toque em “Configurações”. Uma nova lista surgirá, onde você deve escolher “Notificações”;
  3. Na nova aba, selecione “Inscrições” e desligue a chave. Você não receberá mais nenhuma notificação de aplicativos como YouTube, ou outros que tenha algum tipo de inscrição.

Opção 2 para desabilitar notificações

Notificações dos seus aplicativos: como habilitar e desabilitar (Android)

  1. No menu principal, toque em “Ajustes”;
  2. Depois, escolha a opção “Som e notificação”;
  3. Vá em “Notificações” e, em seguida, em “Aplicativos”;
  4. Selecione o aplicativo que desativará as notificações;
  5. Ligue a chave “Bloqueados”, assim não receberá mais notificações desse aplicativo.

Nos celulares Androidexiste uma função bem interessante para habilitar e tornar prioridade alguns aplicativos ou chamadas e mensagens. Confira no passo a passo:

Como configurar o “Não Perturbar” do Android

A função “Não Perturbar” é excelente para quem quer organizar algumas notificações importantes, sendo preciso que você:

  1. Toque em “Ajustes”;
  2. Depois em “Som e notificações”;
  3. Agora em “Notificações”, escolha “Não perturbar”;
  4. Na lista, surgirão as opções “Selecione prioridades” e “Programar”, vamos conhecer um pouco sobre as duas.
  • Selecione prioridades – aqui, poderá escolhe silenciar ou priorizar as notificações de aplicativos e de “Chamadas” (poderá listar os contatos prioritários em sua agenda) e “Chamadas Repetidas”. As “chamadas repetidas” são uma boa opção para se livrar das ligações insistentes de operadoras ou telemarketing;
  • Programar – aqui, conseguirá desativar as notificações durante um dia específico da semana e em determinado horário. Poderá definir se deseja (ou não) receber notificações de todos, ou permanecer recebendo informações de sua lista de prioridades.

Essas são as formas mais usadas para habilitar e desabilitar notificações de seu smartphone com sistema Android. É claro que sempre terá a opção de colocar o seu celular no modo silencioso, ou apenas vibrando, se seu problema for apenas as constantes interrupções.

Outro ponto que vale lembrar é que todas as ações indicadas ou programadas podem ser desfeitas quando quiser. É só seguir o mesmo caminho e inverter a chave “liga e desliga”.

Antes de bloquear os aplicativos, é interessante que faça uma lista daqueles que precisa da informação para levar a sua rotina diária. Poderá desativar notificações dos aplicativos que enviam muitas propagandas, ou que são muito repetitivos. A ideia é sempre tornar mais ágil seu smartphone e aproveitar todos os recursos plenamente.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply