Ok, Google – Como funciona? Aprenda a usar com segurança

Quem tem um smartphone Android em mãos já tem como configuração de fábrica o assistente do Google para te ajudar em pesquisa por voz, serviço que ficou conhecido como “Ok, Google”.

A ideia do serviço é facilitar o uso do buscador, de modo que o usuário não precise nem teclar para encontrar o que precisa – é um verdadeiro assistente virtual, assim como a Siri, da Apple.

Entretanto, deixar o comando ativo gerou polêmicas contra a Google, já que com o serviço o sistema poderia estar ouvindo até mesmo suas conversas particulares e usando isso para te sugerir coisas, como propagandas. Meio invasivo, não? Por isso é recomendado configurar o seu smartphone para que a pesquisa por voz esteja de acordo somente com os seus interesses.

Como funciona o “Ok, Google”


OK Google2

O Google Assistente ou o Google Now, como é chamado, permite que o usuário faça pesquisas e ative alguns comandos por voz. Para usar, basta dizer “Ok, Google” ou “Ei, Google” em alguns aparelhos.

Isso facilita durante a correria do dia a dia, já que o celular faz várias ações por você. Alguns comandos por voz que podem ser usados são:

  • Abra (nome do aplicativo);
  • Ligue para (nome do contato);
  • Mande um e-mail para (nome do contato);
  • Desperte em (tantos minutos);
  • Marque um alarme para (o horário que deseja);
  • Me mostre o caminho para (fale o endereço).

 

Nas últimas versões da ferramenta o google assistent já pode ser ativado em qualquer tela do Android, sem precisar estar na tela inicial. Outra novidade é que o aplicativo aceita pesquisas em português e não somente em inglês – como era antes.

Veja, abaixo, um vídeo simples do recurso funcionando em um dispositivo:

Como ativar e usar o Google Assistent

Para experimentar o serviço disponibilizado pela Google basta realizar os passos que seguem e ativar a ferramenta.

  1. Abra o Google Now e acesse clique em nos três pontinhos no canto inferior esquerdo da tela;
  2. Acesse “Configurações”;
    ok google como ativar
  3. Clique em “Voz”;
  4. Para testar o recurso e verificar se está funcionando mude o idioma do inglês para o português (a não ser que queira conversar com o seu Google Assistent em outro idioma);
    configurar ok google
  5. Feito isso clique em “Detecção de Ok Google” e ative o recurso nos ícones que informam “a partir de qualquer tela” e ” a partir da tela de bloqueio” – caso deseje conseguir desbloquear o seu smartphone somente por comando de voz;
    ativação app ok google
  6. Uma janela de configuração será aberta. Diga “Ok Google” para testar se o aplicativo está reconhecendo a sua voz. Se aparecer “voice match” é porque funcionou.  Siga as demais instruções do sofware para configurar o seu assistente;
    como usar ok google assistent
  7. Para testar na prática basta dizer em voz alta perto do seu celular “Ok Google” e o comando que deseja que realize. Se funcionar, significa que a configuração deu certo e o seu recurso está ativo.

10 recursos do Google Assistente pouco conhecidos

Há outras inúmeras formas que pode-se usar esse aplicativo para tornar a suas pesquisas mais fáceis. Algumas delas ficam vinculadas a sua localização, se você disser “me lembre de comprar leite quando estiver no mercado”, por exemplo, o seu app irá te ajudar nisso – desde que você o mantenha ativado em seu smartphone (não se esqueça de configurar os sons de notificações do seu dispositivo).

Com esses recursos você também pode vincular esse lembrete ao horário. Por exemplo “me lembre de tomar o remédio às 8h” .

Além disso, também é possível fazer buscas no Google sem precisar estar com o celular em mãos. Basta ativar o recurso usando “Ok, Google” e em seguida fazer a sua pergunta. Por exemplo “quais os sintomas de gravidez”, “mostre fotos da Beyoncé”, “o que significa (tal palavra) ou ainda perguntar “como vai ser o tempo amanhã?”.

Essa função permite auxiliar a vida de muita gente, pois funciona (literalmente) como um assistente pessoal. No entanto, algumas pessoas tem receio em relação a segurança. Se optar por desbloquear o aparelho por voz, saiba que alguém com uma voz muito parecida com a sua poderá desbloquear e fazer uso do seu celular. Uma gravação da sua voz também tem esse efeito.

Outra possibilidade que a ferramenta te dá é de desbloquear o celular sem precisar digitar a sua senha. Entretanto, isso poderá deixar o seu dispositivo mais acessível. Portanto, pense duas vezes antes de habilitar o serviço.

ativar ok google

Além dessas atividades triviais o assistente te ajuda em alguns casos mais complexos. Olha só que funções diferentes você pode usar o seu aplicativo gratuitamente

1 – Resumo do dia

Se você quer um resumo das notícias do dia ou então do que tem para fazer registrado no seu Google Agenda pode ser uma boa ideia perguntar ao seu assistente. O Google irá te dar várias informações que são úteis e não te deixarão perdido.

2 – Ajustar alarmes

Você não precisa mais acessar o relógio do seu dispositivo. Com o Ok Google basta pedir para “programar timer em oito minutos” e, assim, em questão de segundos o seu celular se transforma num cronômetro em que não é preciso nem de botões para usar.

3 – Atualizar compromissos

Pessoas atarefadas podem contar com o assistente da Google como uma agenda virtual muito eficiente. Ao perguntar “qual é o meu próximo compromisso”, por exemplo, ele te falará prontamente a próxima entrada na sua agenda sem que você precise procurá-la.

4 – Acessar outros serviços da Google

Se você quiser traduzir uma palavra sem precisar abrir o aplicativo do Google Tradutor ou ver um vídeo sem precisar acessar ao Youtube basta pedir para o seu assistente. A pesquisa por voz irá fazer essas tarefas automaticamente e entregar somente o resultado.

5 – O que há ao seu redor

Ao invés de ficar procurando o banco ou restaurante mais próximo de você num mapa pode simplesmente dizer ao seu celular “estou com fome’ e rapidamente ele lhe dará uma lista de restaurantes nos arredores de onde você se encontra. O mesmo vale para qualquer outro estabelecimento, como postos de gasolina, mercados, parques, etc.

6 – Auxílio nas dietas

Se quiser saber quantas calorias tem um alimento sem conferir a embalagem basta perguntar ao seu Ok Google “quantas calorias tem uma maçã?” a resposta será dada com prontidão e poderá até te ajudar a fazer escolhas mais responsáveis, te ajudando na dieta.

A dieta dos pontos, por exemplo, dispensaria aplicativos específicos para calcular os pontos de alimentos com a ajuda do assistente do Google.

7 – Lista de mercado

Você pode criar uma lista de compras para te ajudar na hora de ir ao mercado. Para adicionar um item basta falar “adicionar um item” ou “excluir um item” e se quiser ter uma visão geral do que já foi colocado no carrinho basta falar “mostre minha lista de compras” para visualizar a relação de produtos listados.

8 – Enviar mensagens de forma facilitada

Trânsito caótico, você olha as horas e não lhe resta dúvidas de que chegará pelo menos 30 minutos atrasado. Essa cena comum nos centros urbanos poderia acabar em até acidente quando o motorista, já estressado, saca o celular para avisar à alguém via Whatsapp que irá demorar.

Com o Google isso fica mais prático. Basta falar em voz alta: “enviar mensagem para” e o nome do contato. Em seguida, basta ditar a mensagem. Pronto, sem infrações de trânsito e nem falta de atenção no volante.

9 – Conversas engraçadas

Assim como no assistente virtual da Siri,  da Apple, a versão da Google também rendem algumas conversas engraçadas. Você pode pedir, por exemplo, para que te conte uma história, te indique uma série ou música e ainda simular algumas conversas – o que pode te render algumas respostas bizarras.

Ao dizer para o Google te contar uma piada, por exemplo, ele terá um arsenal de péssimas sacadinhas (obviamente retiradas da internet) e que podem mesmo te fazer rir. Outra experiência que vale a pena é pedir para que o assistente te conte uma curiosidade – você nunca saberá o que está por vir e, muitas vezes, são dados de fato interessantes e que provavelmente você só chegaria a conhecer assistindo um dos documentários de programas estilo “Discovery”.

10 – Copiloto eficiente

No trânsito o Google pode te livrar de várias ciladas sem precisar abrir o Google Maps ou qualquer outro GPS. Antes de sair de casa, por exemplo, você pode perguntar “como está o trânsito na rua tal” e ele te antecipará o que há de encontrar no meio do caminho.

Se estiver perdido também pode pedir para que te leve até o endereço. Assim, automaticamente o sistema irá programar para você o caminho que deverá fazer por meio do Google Maps. 

Como desativar o Google Assistente “Ok, Google”


Se mesmo com tantas facilidades você optar não usar essa ferramenta, basta deixá-la desativada. O passo a passo é simples, assim como usar o Google Assistente.

  1. Abra o Google Now e clique nas configurações (os 3 pontinhos);
  2. Em seguida clique em “voz”;
  3. Para desativar acesse a “Detecção de Ok, Google” ou o “Voice Match”;
    como desligar ok google
  4. Em seguida, desative a opção que está assinalada como “Diga ‘Ok, Google’ a qualquer momento”;
  5. Feito isso, o Google Assistente já está desativado;
  6. Para testar se funcionar a configuração saia do app e diga em voz alta “Ok Google” se o smarpthone não apitar é porque o recurso foi devidamente desativado com sucesso.

O Ok Google é confiável? Está ouvindo minhas conversas?


Apesar do recurso Ok Google ser detestável para muitos usuários as pesquisas mostram que o comando por voz tem uma popularidade razoável de nível mundial. Conforme indicam estudos, 20% de todas as pesquisas mobile são realizadas por meio do “Ok Google”, número que só cresce desde 2013.
ok google pesquisa por voz

ok google pesquisas

Para alguns especialistas isso pode assustar – e muito – porque além já foi comprovado por estudos que o Google pode estar interessado em algo além da conveniência para o usuário.

Para ficar mais claro sobre o que acontece vamos usar um exemplo compartilhado no Reddit:

Estive conversando com um amigo para ajudá-lo a levar algumas coisas dele para Chicago (na Califórnia). Logo depois, apareceu para mim uma notificação do TripAdvisor sobre minha próxima viagem a Chico”, comentou o usuário.

Situações estranhas como essa já podem ter acontecido contigo, sem você entender se aquilo era de fato uma estratégia comercial ou uma coincidência, quem sabe, o destino. Mas a verdade é que o seu celular realmente está te escutando e usa o que é falado para entender quais são suas necessidades, vontades de compra, valores e toda essa informação será utilizada para lhe enviar uma publicidade personalizada.

O pesquisador do laboratório de Inteligência Artificial da Universidade de Bruxelas, Bart Boer, explica como funciona o processo. Segundo ele, o aplicativo pede a autorização para escutar a sua conversa, o usuário autoriza. Então, a voz dita se transforma em texto, e fica armazenada em bancos de dados – onde poderão ser utilizadas posteriormente pela própria empresa.

A Google, depois da polêmica, se manifestou dizendo que só é escutado aquilo que é dito depois do “Ok Google” e que os usuários que tenham desconfianças podem acessar o seu histórico de informações retidas pela empresa na página myaccount.

Os especialistas recomendam àqueles que prezam pela privacidade que façam o bom uso da tecnologia, desemepnhando mais tempo para configurar os aplicativos (não somente o Google Assistent) e, garantir assim, o máximo de controle sobre as operações que realiza por meio do smartphone.

O que não dá para negar, entretanto, é que o serviço da Google ajuda demais na hora de resolver dúvidas definidas pela própria empresa como micro-momentos. Essas situações são tantas na vida comum que as companhias especializadas em produção de conteúdo já se remodelaram para atender melhor à essas dúvidas pontuais.

As empresas publicitárias, é claro, vem em seguida para patrocinar esse conteúdo consumido pelo usuário. E é aí que o usuário pode se sentir incomodado, pois ainda não se tornou consciente a ideia de que a exposição à peças comerciais (cada vez mais escondidas, diga-se de passagem) é o preço que paga pelo serviço que consome, aparentemente, de forma gratuita.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply