Ok, Google – Como funciona, Como Desabilitar, É seguro?

Os smartphones Android possuem várias funções que auxiliam o usuário no dia a dia. Uma deles é o comando de voz “Ok, Google”. Com esse comando ativo, basta dizer essas duas palavras e em seguida dizer o que deseja fazer, como por exemplo “Ligar para a Maria” ou “Assistir Friends Netflix”.

No entanto, para algumas pessoas esse comando de voz pode não ser de grande ajuda. Veja aqui como funciona e como desabilitar o comando de voz “Ok, Google”.

Como funciona o “Ok, Google”?

OK Google2

O Google Assistente ou o Google Now, como é chamado, permite que o usuário faça pesquisas e ative alguns comandos por voz. Para usar, basta dizer “Ok, Google” ou “Ei, Google” em alguns aparelhos.

Isso facilita durante a correria do dia a dia, já que o celular faz várias ações por você. Alguns comandos por voz que podem ser usados são:

  • Abra (nome do aplicativo);
  • Ligue para (nome do contato);
  • Mande um e-mail para (nome do contato);
  • Desperte em (tantos minutos);
  • Marque um alarme para (o horário que deseja);
  • Me mostre o caminho para (fale o endereço).

Há outras inúmeras formas que pode-se usar esse aplicativo. Algumas delas ficam vinculadas a sua localização. Por exemplo, você pode dizer “me lembre de comprar leite quando estiver no mercado”. Quando estiver no mercado, você receberá um lembrete. Você também pode vincular esse lembrete ao horário. Por exemplo “me lembre de tomar o remédio às 8h”.

É possível fazer buscas na internet. Basta ativar o recurso usando “Ok, Google” e em seguida falar a pesquisa. Por exemplo “quais os sintomas de gravidez”, “mostre fotos da Beyoncé”, “o que significa (tal palavra) ou ainda perguntar “como vai ser o tempo amanhã?”.

Como ativar o Google Assistente com o “Ok, Google”

Você pode ativar e desativar o Google Assistente a qualquer momento. Para isso basta abrir o Google Now e clicar nas configurações (os 3 pontinhos).

Em seguida, selecione a opção “voz”. Configure o idioma clicando na opção “Idioma”. Para terminar as configurações clique em “Detecção de Ok, Google”. Em alguns aparelhos irá aparecer “Voice Match”. Nessa tela você irá personalizar algumas opções, como por exemplo desbloquear o celular com sua voz usando esse recurso.

Para finalizar, abrirá uma tela para configurar sua voz. Será preciso dizer “Ok, Google” 3 vezes para que o aplicativo reconheça seu padrão de voz. Aparecerá algumas instruções, após a leitura clique em “ok”.

Como desativar o Google Assistente “Ok, Google”

OK Google

Se mesmo com tantas facilidades você optar não usar essa ferramenta, basta deixá-la desativada. O passo a passo é simples, assim como usar o Google Assistente.

Abra o Google Now e clique nas configurações (os 3 pontinhos). Em seguida clique em “voz”. Para desativar acesse a “Detecção de Ok, Google” ou o “Voice Match”. Em seguida, desative a opção que está assinalada como “Diga ‘Ok, Google’ a qualquer momento”. Feito isso, o Google Assistente já está desativado.

Há riscos de usar o Google Assistente?

Essa função permite auxiliar a vida de muita gente, pois funciona (literalmente) como um assistente pessoal. No entanto, algumas pessoas tem receio em relação a segurança. Se optar por desbloquear o aparelho por voz, saiba que alguém com uma voz muito parecida com a sua poderá desbloquear e fazer uso do seu celular. Uma gravação da sua voz também tem esse efeito.

No entanto, após algumas tentativas de desbloqueio por voz e o celular não reconhecer, deverá ser desbloqueado de outra forma, como a senha ou digital.

Curiosidades sobre o Google Assistente ou “Ok, Google”

Muito mais que um assistente, essa ferramenta do Google permite fazer muitas outras coisas, como por exemplo, passar o tempo jogando com o seu aparelho. Ao dizer “vamos jogar um jogo”, ele mostrará algumas opções de jogos para que você possa se dividir com o seu assistente.

Há outras coisas, como “conte uma piada”. Ao dizer esse comando, o Google Assistente contará uma piada. Ao dizer “quero mais”, dirá outra. O mesmo acontece para o comando “conte uma curiosidade”.

O Google Assistente também te ajuda a ficar informada. Basta pedir que ele “mostre as notícias de hoje”. E se você quer diversão, fale “Me ajude a passear” e o aplicativo mostrará as opções de entretenimento com base em sua localização. Aparecerá, por exemplo, os filmes em cartaz próximos a você, bem como os restaurantes e barzinhos.

E aí? Quer mesmo desativar o Google Assistente ou prefere testar mais um pouco?

Gostou? Confira, também, Google Maps: Como usar Offline? Aprenda, aqui!


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply