Sarahah – O que é? Como funciona? Avaliação, Vantagens e Desvantagens

Sarahah é um aplicativo de mensagens anônimas criado pelo desenvolvedor Zaid-Alabdin Tawfiq em 2016, tornando-se um dos aplicativos de maior sucesso em 2017. O app permite que as pessoas enviem mensagens de texto para outras pessoas e para a pessoa que as lê, que podem então responder anonimamente. Sarahah é uma palavra árabe que significa “franqueza” ou “honestidade”.

O aplicativo esteve envolvido em algumas polêmicas nos Estados Unidos, que resultaram em sua retirada da plataforma da Apple, e provocaram mudanças em sua configuração.

Sarahah

Como funciona Sarahah?

Segundo o criador, o Sarahah é um aplicativo que ajuda o usuário a descobrir seus pontos fortes e buscar melhorar os pontos fracos através de comentários honestos e verdadeiros recebidos por amigos, conhecidos, funcionários de uma empresa, etc, tudo de forma privada. Ao enviar mensagens anonimamente, a ideia é que a pessoa será mais honesta ao fazer uma crítica sem que o receptor da mensagem saiba quem ele é.

Na prática, o app funciona da seguinte forma: você cria uma conta com e-mail e nome de usuário e recebe uma URL personalizada que pode ser compartilhada com qualquer pessoa; quem acessá-la pode enviar uma mensagem sem ser identificado. A mensagem só poderá ser lida por você. Ao entrar na rede social, basta buscar o nome da pessoa para então fazer o comentário. Não é possível fazer buscas por e-mail ou por rede social, tampouco responder aos recados respondidos. O usuário, se quiser, poderá bloquear a pessoa que fez um comentário indesejado, de modo que ela só poderá dar um novo feedback para tal usuário se criar outra conta.

Funcionalidades do Sarahah

Sarahah

Apesar de muito badalado desde seu lançamento, o Sarahah é bem simples, e não há muitas funcionalidades no aplicativo. A tela inicial é dividida em quatro tópicos. No primeiro é possível visualizar os recados recebidos, os favoritos e os enviados. Na aba seguinte há o campo de procura de pessoas. No terceiro tópico há o espaço “explorar”, que mostra algumas ferramentas disponíveis na próxima atualização. Por fim, é possível ver o seu perfil, com o nome de usuário e sua foto.

A polêmica envolvendo o Sarahah

O aplicativo teve uma série de problemas nos Estados Unidos depois que pais de crianças menores de 13 anos começaram a reclamar que seus filhos estavam recebendo mensagens violentas, cheias de ódio e com incitações ao suicídio. Aparentemente, o filtro da plataforma não era adequado suficiente para evitar o cyberbullying.

Petições foram criadas no site change.org (e em outros) e um deles rapidamente conseguiram 470 mil apoiadores no seu abaixo assinado. Em março de 2018, o aplicativo foi retirado da App Store (iOS) e da Google Play Store (Android). Na ocasião, o criador do app garantiu que estava trabalhando para melhorar a segurança do Sarahah.

Em março deste ano o aplicativo voltou a ficar disponível no Google Play Store, trazendo uma série de melhorias, além de apresentar um novo design e a possibilidade de efetuar login pelo Facebook:

  • Maior privacidade: o Sarahah, antes acusado de roubar dados dos usuários, agora não tem mais acesso aos seus contatos pessoais. Internautas só podem acessar uma página Sarahah se um usuário optar por compartilhar seu link diretamente e torná-lo publicamente pesquisável;
  • Limitador de mensagens: existe a opção de limitar-se a receber feedback dos usuários logados ou usar a conta apenas para dar feedback (enviar mensagens), sem precisar estar disponível para recebê-las também no Sarahah;
  • Possibilidade de relatar abusos: os usuários podem denunciar contas que fazem mau uso da plataforma com um único clique para combater casos de bullying;
  • Opção para desativar os anúncios direcionados: os anúncios do app podem ser adaptados para o seu interesse, ou você pode desativar esta opção nas configurações do aplicativo.

Sarahah

Avaliação

Apesar das melhorias, a questão do anonimato ainda causa muita controvérsia em torno do Sarahah: A proposta original do app pode até ser útil para receber feedbacks; por outro lado, o fato de ser anônimo é apontado como um problema, e muitos críticos dizem que o aplicativo só serve para encorajar o cyberbullying, mesmo com as melhorias apresentadas. Outro fator negativo é a extrema simplicidade do aplicativo como um todo.

De qualquer forma, o aplicativo pode ser baixado de forma gratuita para os usuários de android através da Google Play Store. Na Apple Store o aplicativo ainda está bloqueado.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply