Início » Dicas para Celular » Sistema iOS – As principais configurações do sistema operacional do Iphone

Sistema iOS – As principais configurações do sistema operacional do Iphone

O iOS é o sistema operacional dos celulares Iphone, da Apple. A partir dele será possível fazer as configurações principais do celular que também sincronizam os os demais aparelhos da marca, como o Mac OS, iPad e outros.

Mas como fazer as principais configurações do seu Iphone?

Advertisement

Aqui a gente te mostra algumas curiosidades interessantes!

É usuário do Android veja aqui como fazer as configurações do sistema. 

Como fazer backup do Iphone iOS

O backup é uma função nos smartphones que visa a proteção dos dados armazenados. Quantas vezes não se aperte um “botão” errado, e apaga-se aplicativos importantes para usar o celular? Para usuários do sistema operacional IOS, do IPhone, existem boas opções para realizar o backup. Vamos conhece-las?

Não é muito comum realizamos backup em nossos celulares, porém, trata-se de uma ação bem importante, principalmente para pessoas que guardam informações relevantes em seus smartphones.

No caso do IPhone, e seu sistema IOS, utilizar o aplicativo de backup já instalado é uma das melhores formas de realizar a operação (o iCloud Backup). Mas, encontrará bons aplicativos na App Store, e compra-los ou baixa-los gratuitamente.

⚡VEJA TAMBÉM: Como deixar o seu Iphone mais rápido

Utilizando o iCloud Backup

O sistema IOS é conhecido pela sua robustez, e eficiência. Mas, vez por outra precisará criar cópias de segurança para os dados armazenados. É por isso, que os modelos de celular IPhone trazem em sua configuração o iCloud Backup, que servirá para guardar as informações de seu aparelho, ou migra-las para outro dispositivo. O iCloud disponibiliza 5 GB para quem ativa-lo, um bom espaço para guardar seus arquivos. Vejamos o passo a passo:

  1. Para realizar o backup no IPhone é preciso estar ligado a uma conexão Wi-Fi, verifique se o sinal está ativo. Conferido, siga em frente;
  2. No menu de widgets procure o ícone “Ajustes”;
    como fazer backup do iphone
  3. Clique agora em “Apple ID”, depois toque em “iCloud”. Esse aplicativo te dará opções de quais recursos deverão ser transportados no backup. Normalmente os mais escolhidos são o WhatsApp, contatos, dados ligados ao calendário, lembretes, mensagens, fotos e vídeos. Selecione-os e o sistema fará o restante. Automaticamente esses dados serão encaminhados a cópia de segurança na conta do iCloud Backup.

Quando precisará poderá recorrer aos dados guardados na conta criada.

Para conseguir mais espaço no iCloud, existe a possibilidade de contratar versões pagas do aplicativo. Elas são indicadas para usuário que necessitam de muito espaço para armazenar seus dados, pois os planos oferecem de 50 GB a 2TB.

Outros aplicativos de backup para IOS

Na App Store estão disponíveis outros aplicativos, também, muito eficientes. Montamos uma lista com os principais.

  1. Easy Backup – eficiente aplicativo para guardar contatos. Envia cópia de segurança para seu e-mail, e ainda pode ser vinculada a contas Dropbox e Google Drive.
    esay backup ios
  2. MyContacts Backup – de interface bem simples e dinâmica, é um outro bom aplicativo para salvar contatos do seu IPhone. Pode ser exportado para Nuvem, e enviar cópia do backup para sua conta de e-mail;
    my contacts backup iphone
  3. Cucusoft – faz o backup de todos os tipos de arquivos do IOS. Existem versões distintas, que atendem os diferentes modelos de IPhone. De simples manuseio, poderá optar por sua versão gratuita, ou por uma mais arrojada e completa, paga;
  4. IPhone Backup Utility – é um aplicativo que não pesa tanto em seu smartphone. Pode armazenar dados como histórico de chamadas, mensagens SMS, fotos, notas, histórico de downloads e outros (na versão paga);
    iphone backup como fazer
  5. SynciOS – aplicativo de backup que pode ser usado em distintas versões do IPhone. Poderá guarda nas cópias de segurança desde arquivos de música até os contatos;
  6. ContactsSync – para pessoas que tem muitos contatos, a versão gratuita oferece espaço para guardar até 1000 destes.Os dados salvos podem ser migrados para contas na Nuvem.

Seja qual for o aplicativo de backup que optar, é importante ter o hábito de executa-lo.

No Brasil isso ainda não é muito difundido, mas quem sabe agora não muda? É uma excelente forma de usufruir por mais tempo seu IPhone. Sempre que tiver vontade poderá excluir arquivos obsoletos, e ter mais espaço em seu sistema operacional IOS. Além de preservar dados bem importantes para o funcionamento do aparelho.

Como habilitar e desabilitar notificações no iOS?

Notificações dos seus aplicativos: como habilitar e desabilitar (IOS)

Sabe aquelas listas que aparecem na tela do celular quando está bloqueada? São as notificações. Mas, nem sempre está aquela que você precisa, ou tem muita coisa que você nem sabe para que aparece na tela do seu IPhone. Pois sabia que é possível habilitar notificações dos aplicativos que você mais usa

Advertisement
?

A seguir, vamos te ensinar como configurar suas notificações, assim tornará seu celular mais ágil e conseguirá usá-lo da melhor forma.

Habilitando e desabilitando notificações no sistema IOS

Para muitas pessoas, passar alguns minutos longe do celular é complicado. Basta tocar na tela para ver várias notificações listadas, ficando até difícil escolher qual ler primeiro. No IPhone, existe a opção de deslizar o dedo sobre a notificação e ver uma parcial do que se trata. Mas, muitas vezes, o usuário perde a paciência e já apaga sem ver a mensagem inteira.

Para evitar isso e receber apenas as notificações que te interessam, basta habilitar os aplicativos mais importantes no seu dia a dia. Veja como fazer no passo a passo a seguir:

  1. No menu do seu IPhone, procure o widget “Ajustes”;
  2. Depois, escolha “Notificações”;
  3. Serão listados todos os aplicativos baixados em seu aparelho, escolha aquele que deseja habilitar ou desabilitar as notificações;
  4. Selecionado o aplicativo, é só “ligar ou desligar” a chave digital, ao lado do campo “Permitir notificações”. Pronto! O aplicativo enviará (ou não) as notificações para a sua tela inicial.

Ainda em relação às notificações, o IPhone tem funções bem interessantes, para auxiliar em situações diárias. Vejamos:

Habilitar sons para notificações

Com o sistema IOS, o usuário consegue ativar um som específico para o aplicativo. Assim, saberá, por exemplo, que o App do cartão de crédito acabou de enviar notificação e você precisa conferir.

Para isso, é só fazer o seguinte caminho:

  1. Toque em “Ajustes”;
  2. Depois, em “Notificações”, escolha o aplicativo que terá o som personalizado;
  3. Na nova tela, escolha “Sons” e confirme a configuração.

Habilitar o histórico das notificações

Outra função interessante do IPhone é que o usuário pode ver todo histórico anterior de determinado aplicativo. Basta programá-lo e verá tudo que foi notificado durante o dia. Siga:

  1. “Ajustes”;
  2. “Notificações”, selecione o aplicativo que quer programar para ver histórico completo;
  3. Toque em “Mostrar no histórico” e habilite o App.

Habilitar a visualização de notificações por banners

Notificações dos seus aplicativos: como habilitar e desabilitar (IOS)

Essa função é para notificações importantíssimas, que precisam serem vistas assim que tocadasna tela de seu celular. O sistema IOS disponibiliza um alerta em forma de banner

Advertisement
, dando destaque para a notificação do aplicativo. Para habilitar:
  1. Toque em “Ajustes”;
  2. “Notificações”, escolha o aplicativo que terá notificações destacadas;
  3. Toque em “Mostrar como Banners”.

Outras funções de notificações para o IPhone

O sistema IOS é considerado por muitos o melhor para smartphone, pois conta com funções excelentes. Nesse campo de notificações existe uma função que libera alertas de acordo com a localização que estiver.

Imagine programar seu celular para que em determinado ponto da cidade, te envie um lembrete. Uma espécie de alerta que te lembre de “ligar para alguém”, ou “ir em tal lugar”, isto é possível no IPhone. Veja como habilitar a função:

  1. Vá em “Ajustes”;
  2. Depois, “Privacidade”;
  3. Agora em “Serviços de Localização”, ative deslizando a chave “liga/desliga”;
  4. Ativado o serviço, poderá ver na lista qual referência irá usar, para receber notificações de acordo com a sua localização.

Usuário do IPhone, agora é a sua vez!

Deixe a sua dica de uso do sistema iOS e ajude outros a operar ianda melhores as opções do celular.

Advertisement

Comente