Início » Dicas de Aplicativos » Tik Tok Aplicativo de vídeos curtos – O que é, Avaliação do app e Dicas de como usar

Tik Tok Aplicativo de vídeos curtos – O que é, Avaliação do app e Dicas de como usar

TIK TOKO aplicativo Tik Tok é o mais novo app a entrar para a lista dos  apps mais baixados do mundo. No Ranking de 2019 da Sensor Tower a rede social de vídeos curtos se tornou a mais usada no mundo ao lado de grandes nomes, como Facebook, Instagram e Whatsapp.

Quem criou o aplicativo é a empresa chinesa Bytedance, que combinou o app com o antigo Musical.ly. Na fusão, outras funções foram angariadas e foi aí que a ferramenta ganhou fama, com a gravação de vídeos curtos e a possibilidade de fazer dublagem de personagens  com músicas famosas, ao vivo ou salvas no perfil Tik Tok.

Advertisement

A popularidade do app foi ainda mais febril entre os jovens de 18 a 24 anos, conforme apresentam os dados da consultoria eMarketer. A “fábrica de stories” como têm sido chamado o app, ganhou espaço até em outras redes, como no YouTube, por divulgar memes de toda parte do mundo.

Como funciona o Tik Tok?

O Tik Tok é um aplicativo de compartilhamento de vídeos curtos, com duração de 15 a 60  segundos. Os vídeos mais populares são aqueles que combinam dublagens ou trilhas sonoras curtas com humor estranho, algo que já tinha tornado-se febre no tempo Vine (tipo Snaptube) e, mais recente, nos stories do Instagram.

Apesar do sucesso e ter alcançado a posição número 1 na App Store, o Musical.ly foi vendido para a empresa Bytedance Tchnology por US$ 800 milhões! Isso aconteceu em 2017, no entanto o novo aplicativo substituto do Musical.ly foi lançando apenas em 2018. Quem já tinha o app instalado no aparelho, ao atualizá-lo pela última vez, o mesmo foi trocado pela nova versão, o TikTok.

O TikTok é um app semelhante ao Vine e, incorpora alguns elementos de seu antecessor, como o feed.

Os usuários, ao criar um perfil na rede social podem seguir outras contas, curtir, comentar e compartilhar as publicações dos amigos.

@diarrasyllalofficielAnd your point is??? …….. Exactly 😜♬ You vs. Me – finessed.kiaa

Para acessar o app basta fazer o download disponível na Apple Store para sistemas iOS e na Play Store para celulares Android. Depois, basta criar uma conta usando o Google, Facebook ou Twitter. Clique aqui para acessá-lo pelo site. 

Logo que tiver a conta criada basta clicar no botão “Câmera” para criar os vídeos curtos com músicas de fundo e usar os filtros e ajuste de velocidade para criar a sua publicação da forma como quiser.

@osandrofelix♬ origineel geluid – www.slimswitch.nl

Na Timeline, o usuário encontrará vídeos sugeridos para ele. Conforme for usando o app a inteligência artificial do algorítimo terá cada vez mais dados para selecionar vídeos que sejam do interesse do perfil. Usar a aba “Descobrir mais conteúdo” também ajuda a mostrar para o sistema quais vídeos são os que mais gosta de visualizar na rede.

App Tik Tok - Como funciona

Recursos disponíveis

As ferramentas do Tik Tok são muito semelhantes ao do aplicativo Snapchat, misturando uma série de configurações dos aplicativos já existentes para a criação de vídeos curtos:

  • Filtros: com os filtros disponíveis é possível aplicar máscaras sobre o vídeo, criando uma edição mais divertida, alterando cores ou “embelezando” o seu rosto;
  • Efeitos: os efeitos são elementos de realidade aumentada que interaja com os vídeos e criam dinamismo na filagem;
  • Música: é possível selecionar músicas famosas do acervo do Tik Tok para que seus vídeos tenham uma trilha sonora de fundo;
  • Velocidade: com o recurso pode-se acelerar ou desacelerar o vídeo para criar efeitos de edição;
  • Muser’s: é como são chamados as pessoas que se destacam no app com grande número de visualização, assim como os youtubers. O nome “Musers” vem do Musical.ly e acabou garantindo o seu apelido quando o app ganhou novo nome;
  • Busca: na parte de pesquisa pode-se pesquisar vídeos por hashtags de tendência que indicam o conteúdo ou assunto desejado;
Filtros Tik Tok Aplicativo Tik Tok

Download Tik Tok

Para fazer o download seguro do Tik Tok basta acessá-lo na Play Store ou Apple Store por meio dos botões, abaixo:

baixar na play store baixar na apple store

História do aplicativo Tik Tok

O aplicativo Tik Tok foi lançado em setembro de 2016, na China. Em seu local de origem o nome era Douyin e não demorou para se tornar uma febre no país. Assim que se tornou um dos apps mais baixados na Ásia a febre também se espalhou para o ocidente, quando em 2017, já batia os rankings de softwares mais baixados da Play Store.

Fora da China o aplicativo ganhou mais recursos e filtros, uma vez que não precisaria mais passar pela censura governamental chinesa. Assim, ainda em 2017, a ByteDance comprou o aplicativo e o uniu com o Musically, que tinha sido adquirido pela marca um ano antes.

Após a fusão dos dois aplicativos o Tik Tok mirou o Brasil e outros países da América Latina, quando despontou de vez. Em 2018, seu próprio record, superando o Whatsapp e Facebook em números de instalações. No início de 2020 já eram mais de 1,5 bilhão de downloads na Apple Store e Google Play, conquistando o 4° lugar do ranking da App Annie de apps mais acessados, acima do Instagram, que ocupa a quinta posição.

Há quem já tenha conseguido fama por conta da rede social, assim como já aconteceu com o Youtube e Instagram. O vídeo viral de Old Town Road”, do rapper Lil Nas X, por exemplo, foi fundamental para a consolidação da fama do cantor. Segundo ele mesmo, em entrevista ao The New York Times, foi com um vídeo curto na rede social que conseguiu encabeçar a fama e entrar para o ranking de dez artistas “top” na plataforma, ao lado de Mariah Carey.

A alavanca de sucesso do Tik Tok também mudou a carreira de outros artistas, como a cantora Giulia Be e a atriz Thatty Ferreira, que após conquistarem amis de 2,5 milhões de fãs no app passaram a aparecer novamente em propagandas ou chamadas para entrevistas em revistas.

Apesar de casos populares de fama de cantores dos Estados Unidos o aplicativo é ainda mais viral no Brasil, no qual tem mais de 20 milhões de usuários ativos. Minando o mercado brasileiro, a Bytedance já está propondo novos apps para competir no mercado de streamings. O primeiro é deles é o Resso, uma versão parecida do Spotify que está na versão beta no Google Play.

@helanasantos_Primeiro vídeo tem que ser com ela ❤️#cat #cattiktok♬ Patatak – mihnea.craciun

Aplicativo Tik Tok é seguro?

Apesar da trajetória de sucesso, a rede ganhou grandes perdas no ano passado por conta do uso inadequado do serviço. O aplicativo chegou a ser banido temporariamente na Índia, por exemplo, após divulgação ostensiva de vídeos de bullying e violência.

No mesmo ano, um influenciador paranaense de 19 anos filmou o próprio suicídio ao vivo pelo app. Ao todo, 280 pessoas assitiram ao ocorrido ao vivo, rendeu 497 comentários e 15 denúncias de espectadores antes de ter sido retirado do ar, uma hora depois do ocorrido.

Advertisement
Segurança do app Tik Tok

Na ocasião, mesmo o app chinês sabendo da situação preferiu tomar providências para evitar que o caso vazasse para a mídia antes mesmo de informar a polícia, o que fez somente quatro horas depois do ocorrido, segundo revelado na reportagem do The Intercept.

As transmissões ao vivo são monitoradas por uma equipe que fica na China, entretanto, acredita-se que este pode ser falho- uma vez que o grupo de moderadores só ficou sabendo do vídeo com teor suicida por um grupo de Whatsapp, quase uma hora depois do ocorrido.

Por conta do caso, mais de 15 milhões de pessoas desinstalaram o aplicativo e outras redes sociais como Facebook, Instagram, Twitter e YouTube criaram políticas internas para detecção de possíveis suicídios, além de estratégias que ajudem a mostrar sinais de depressão profunda.

O Tik Tok também atualizou as políticas de transmissão ao vivo e melhorou as medidas de segurança, proteção e os protocolos de denúncia. Entretanto, mesmo depois das alterações especialistas ainda identificam falhas na segurança da rede social.

As últimas pesquisas feitas pelo assunto, realizadas pela empresa israelense Check Point, apontam que o app tem brechas de segurança que permitem hackers manipular dados e ter acesso a informações pessoais dos usuários. Geralmente, essa brecha se dá quando o usuário clica num link malicioso que faz o rastreio dos dados.

Segundo a Tik Tok, as falhas foram corrigidas ainda em dezembro de 2019. Via nota divulgada por Luke Deshotels, da equipe de segurança do app a empresa informou que:

“O TikTok está comprometido em proteger os dados do usuário. Antes da divulgação pública, a CheckPoint concordou que todos os problemas relatados foram corrigidos na versão mais recente do nosso aplicativo. Esperamos que esta resolução bem-sucedida incentive a colaboração futura com pesquisadores de segurança. Após uma análise dos registros de suporte ao cliente, podemos confirmar que não vimos nenhum padrão que indique um ataque ou violação”

Mesmo após o pronunciamento, a Check Point voltou a relatar problemas na segurança do aplicativo. Entre eles, a possibilidade de invadir o perfil e tornar vídeos privados públicos e acessar mensagens dos usuários. Até o momento não houve resposta da empresa sobre essa possível vulnerabilidade.

Os casos levaram a Comissão Federal de Comércio dos Estados Unidos apresentar uma queixa formal contra o app alegando que o software coletava ilegalmente informações de menores. Em resposta a situação, a Tik Tok concordou em pagar US$ 5,7 milhões para encerrar a queixa e a cumprir a legislação americana, qual exige que empresas online instruam crianças menores de 13 anos a obter o consentimento dos pais antes de coletar informações pessoais.

Outras instituições ao redor do mundo, como a British Information Comissioner’s Office ainda não encerraram as investigações que avaliam se a ferramenta violou os direitos dos cidadãos em relação ao uso de dados.

Dicas para ficar famoso no app Tik Tok

  • Regularidade: poste vídeos todos os dias, com o uso das hashtags que estão em alta no aplicativo. Assim, as pessoas irão ver que você está sempre presente e atualizando seu perfil;
  • Qualidade do filme: Invista na iluminação, afinal, um vídeo de maior qualidade chama mais atenção que um com a imagem ruim. Não precisa necessariamente usar aquelas luzes profissionais, basta ter uma luz natural que já deixa seu vídeo mais “profissional”;
  • Interação: se enturme com usuários do Tik Tok. Gravar duetos influenciam muito no aumento de seguidores, pois é muito provável que os fãs do seu parceiro de vídeo se tornem seus também;
  • Advertisement
  • Diferencial: mostre-se diferente de outros portais da ferramenta, ou seja, fuja do comum e evite fazer o que as pessoas que você segue também fazem. Você não quer se tornar mais um, certo?;
  • Acumule seguidores: a dica mais valiosa é seja carismático, é assim que você vai cativar as pessoas e fazer com que elas tenham interesse em ver seus vídeos;
  • Use hashtags e legendas: crie ou já utilize hashtags para seu vídeo bombar ainda mais, funciona como uma hashtag no Facebook, por exemplo, em que você adiciona “#” e seus vídeos passam ter um maior alcance. Mas a diferença é que nesse app ela funciona como desafio, em que você grava a sua versão da música e dança que estão sendo desafiadas;
  • Use os recursos do app: seja criativo na hora de escolher os efeitos. O app te oferece uma variedade de opções para você editar seu vídeo deixando-o mais otimizado, mas o diferencial vem da sua criatividade.

Como ganhar dinheiro usando o Tik Tok

Não é dificil ganhar dinheiro pelo Tik Tok, para isto, basta ter mais de 18 anos e fazer uma conta no PayPal. O próprio app te presenteia com 60 centavos pelo download e pelo seu cadastro completo.  Para começar a ganhar uma grana pelo Tik Tok basta que outras pessoas aceitem seu convite para ser usuario tambem, lógico que ista dependera do seu esforço.

Veja mais neste vídeo:

Aprenda aqui, como fazer uma conta no PayPal :

https://www.youtube.com/watch?v=IloVzkuXi3Y

Advertisement

Rafa Cortes
Jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e pós-graduanda em Negócios Digitais. Tem mais de 600 artigos publicados em sites dos mais variados nichos e quatro anos de experiência em marketing digital. Em seus trabalhos, busca usar da informação consciente como um instrumento de impacto positivo na sociedade.

3 comentários

  • estamos precisando de editores de videos.

  • Adorei o app só acho que deveria ter mais filtro 😁 e também poderia ter como pesquisar no só como nome de usuários como tipos de vídeos … Poderia ter como criar seu próprio vídeo dando pra mudar a voz e tals mas o resto achei excelente

  • #fassam duetos !!!!!!

Comente