Uber Passageiro: 5 vantagens e 3 desvantagens do aplicativo de corrida

O Uber passageiro já revolucionou o transporte urbano no Brasil. Nas principais cidades do país, milhões de pessoas se deslocam de forma ágil utilizando o aplicativo. Mas, será que tudo são flores? Veremos os prós e contras aqui.

Não será difícil encontrar alguém mencionando que tem vontade de vender o carro, e ficar só se locomovendo pelo Uber passageiro. Claro que soa como exagero, mas é verdade que muitas pessoas estão evitando dirigir, principalmente quando vão a festas.

Para mostrar o quanto o aplicativo é importante hoje para mobilidade urbana de muitas cidades brasileiras, separamos aqui 5 vantagens e 3 desvantagens que te ajudarão a entender melhor o funcionamento do app.

5 vantagens do Uber passageiro

Uber Passageiro: 5 vantagens e 3 desvantagens do aplicativo de corrida

Usar o celular para solicitar um automóvel, que lhe buscará no endereço informado, e te deixará no destino final, é o funcionamento básico do Uber. E quando falamos em benefícios os destaques ficam para:

  1. Conhece previamente o motorista: as pessoas procuram além de uma viagem confortável, segurança. E por isso fazem questão de conhecer o perfil do motorista, e a opinião de outros usuários do app. O software mostrará a quantidade de viagens realizadas, o tempo que atua na plataforma, a nota média das avaliações e os adesivos de conquistas;
  2. Saber o preço da viagem antes: a plataforma usa a mesma lógica das passagens aéreas: sabemos o preço total antes de realizar a viagem. No Uber passageiro é a mesma coisa;
  3. Salvar roteiros: o aplicativo salva as suas principais rotas. E na medida que vai fazendo viagens, ele passa a sugerir os melhores caminhos para sua casa, escritório ou lugar que mais frequentar para relaxar;
  4. A possibilidade de adicionar paradas: essa é uma vantagem para quem costuma dividir viagens com amigos. Ao solicitar o automóvel pelo app já pode informar todos os pontos de parada onde vai buscar ou deixar cada amigo. É um ótimo recurso para ratear a viagem em partes justas para cada um. E caso precise mudar de roteiro, pode fazer isso mesmo em movimento. O próprio sistema fará o reajuste dos valores se necessário;
  5. Agilidade e preço: o Uber passageiro tem dos sistemas de navegação mais ágeis do segmento. Isso facilita a chegada do motorista no endereço de onde iniciará a viagem. E as taxas cobradas pela plataforma são as melhores.

3 Desvantagens do Uber passageiro

Mesmo sendo uma ferramenta tão interessante para o consumidor, existem algumas limitações. Elas variam em aspectos operacionais e até de segurança, confira:

  1. Tarifa dinâmica: os valores das corridas do Uber passageiro sofrem reajustes de acordo com horários. Nas horas de pico a procura é maior, o trânsito é mais pesado. Dessa forma a viagem fica mais cara. Também, o motorista poderá escolher qual passageiro vai atender. O tempo de espera fica maior;
  2. A idoneidade do motorista: mesmo passando por uma triagem, não sabemos realmente quem é o motorista (se tem algum problema psicológico, passagem pela polícia, etc.). Profissionais iniciantes têm muita dificuldade de se engajar no serviço, pois as pessoas procuram chamar aqueles que já tem avaliações, e um bom número de viagem. Por vivermos numa atmosfera de muita insegurança nas grandes cidades, isso termina influenciando nesse tipo de serviço;
  3. Cobrança por cancelamento da viagem e falta de suporte: se por algum motivo o usuário cancelar a viagem solicitada, pagará uma quantia. E por se tratar de um software, não tem como justificar o motivo de cancelamento. Não existe um atendimento rápido para passarmos a nossa insatisfação, e receber um feedback automático, por exemplo.

Porém, é possível enviar uma mensagem para a Uber, que irá analisar os motivos e caso seja justificável, irá reembolsar o valor cobrado.

Vale a pena usar o Uber passageiro?

Uber Passageiro: 5 vantagens e 3 desvantagens do aplicativo de corrida

Sim. Mesmo com algumas desvantagens consideráveis, a ferramenta tem excelente custo-benefício, e o grau de insatisfação dos usuários é bem pequeno. O app sempre tem novidades, e existem serviços para diferentes tipos de necessidade.

Existem carros de luxo, e até veículos maiores à disposição para transportar um número maior de pessoas. E além de pessoas físicas, esse serviço tem sido aproveitado por empresas, que desejam economizar no tamanho da frota.

Esses fatores confirmam que vale a pena usar o Uber passageiro. Quem ainda não fez o download é muito simples: basta ir na loja de apps do seu smartphone, colocar o nome do software e baixar. Depois é só seguir com o preenchimento dos dados solicitado, e pronto! Já pode solicitar viagens.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply